Pesquisar

Amamentação: perguntas e respostas

  • Compartilhar:
post-title

Amamentação é um dos motivos de ansiedade entre as gestantes. São muitos mitos e crenças populares que podem confundir e gerar cada vez mais dúvidas.

Pensando que essas mamães trazem consigo muitas dúvidas, afinal são muitas novidades que chegam junto da maternidade. Quando o assunto é aleitamento materno nem se fala! Por isso, coletamos as principais dúvidas e ainda solucionamos vários mitos para te responder agora.

Vamos lá? 

Meu leite é fraco?

A grande maioria das mulheres possuem as condições biológicas de produzir leite suficiente para atender a demanda de seu bebê. A sensação de ter o leite franco é comum entre as mães por uma condição de insegurança. O bebê recém-nascido demanda mamadas frequentes e pode chorar bastante, sendo um fator que pode preocupar a recente mamãe e seus familiares.

Ao suplementar a alimentação, a criança passa a sugar menos e a produção do leite naturalmente diminui?

O bebê dá sinais para os casos que o leite está fraco, como chorar muito, não ficar saciado após as mamadas, ficar tempo demais no seio durante a amamentação, sentir a necessidade de mamar com frequência. O número de vezes que a criança urina, que costuma ser por volta de oito, pode também ser um indicativo para se observar.

Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite?

Sim, o estresse ou nervosismo da mãe pode afetar diminuindo a produção de leite. Isso acontece já que o estresse afeta o sistema endócrino-imunológico. Sempre que estiver cansada é importante que a mamãe descanse e tenha atividades de relaxamento.

Buscar um auxílio de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, pode ser uma boa alternativa de lidar melhor com as emoções do cotidiano, principalmente o estresse.

Amamentação dói?

Ao amamentar a mulher pode sentir uma dor leve ou mesmo média nos mamilos, principalmente no começo das mamadas. Isso acontece devido ao movimento de sucção forte que o bebê faz ao mamar. Essa dor pode persistir, principalmente no começo, nas primeiras semanas de vida do bebê.

Se a dor for intensa, pode ser por causa de lesões ou por pega inadequada do bebê. Ainda por condições de mamilo curto, invertido, uso inadequado de bombas para extração do leite, uso de cremes e até óleos que promovam alergias.

É um método contraceptivo?

Não. Um método contraceptivo é qualquer forma de se impedir uma gravidez. Eles podem ser através de medicamentos, procedimentos, comportamentos ou dispositivos. Os preservativos são encontrados facilmente em farmácias e os demais métodos como as pílulas anticoncepcionais, devem ter a prescrição médica.

Expor mamas ao sol evita rachaduras?

Expor as mamas ao sol, torna a pele mais grossa e isso ajuda a evitar as rachaduras, já que torna a pele mais resistente. Portanto, o banho de sol pode ser benéfico para o período de amamentação.

A amamentação acelera a perda de peso?

A perda de peso não deve ser prioridade na fase de amamentação. É necessário evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso (mais de 500g por semana).

A amamentação promove um aumento no gasto calórico total e pode promover perda de peso caso a dieta não esteja balanceada de acordo com este novo acréscimo.

A criança deverá mamar a cada 3 horas?

O bebê deve ser alimentado por livre demanda e sempre que necessitar até que se sinta saciado. Não existe uma regra fixa para os intervalos de amamentação.

É preciso revezar os dois seios para amamentar?

É preciso alternar as mamas porque o leite altera sua composição durante cada mamada do bebê. No início contém mais água. 

Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite?

Se acabou criando uma crença popular de que alimentos como canjica e cerveja, promoveriam um aumento na produção do leite. Isso não é verdade, já que apenas a ingestão correta de água é capaz de promover este aumento.

Posso oferecer água ou chás aos bebês?

Até os seis meses de vida não é indicada a complementação alimentar e o bebê não precisa de chá, água ou qualquer outro tipo de alimento. O leite materno já contém todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal. 

É preciso passar pomadas medicinais ou hidratantes para proteger os mamilos?

O uso de pomadas e óleos pode retirar a proteção natural dos mamilos. O uso de sabões, álcool ou qualquer produto secante não é indicado. 

Quais as orientações para as mães que desejam realizar a doação do leite materno?

Antes de retirar o leite materno para doação é importante seguir alguns passos, assim como cuidar da higiene deste leite. Use um lenço ou prendedor nos cabelos, coloque um pano ou máscara para cobrir o nariz e a boca, lave as mãos com água e sabão até a altura dos cotovelos, lave as mamas somente com água, seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa.

Armazene o leite retirado em um pote de vidro e com tampa de plástico, sem rótulos. Coloque o frasco em uma panela, cubra com água e ferva por cerca de 15 minutos. Seque o frasco e anote a data e hora da coleta. Guarde no congelador.

Se precisar de auxílio de um ginecologista para orientar sobre amamentação e acompanhamento constante, conheça a Kompa.

Referências:

Fonte: INCA

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?