Tratando de um assunto muito importante na saúde da mulher, é claro que se prevenir ajuda muito. Mas há casos onde algumas doenças podem chegar de surpresa, como Câncer de Mama ou até mesmo um Mioma, seja ele uterino ou não. Dito isso, a ideia desde conteúdo é trazer um pouco de informação sobre a cirurgia de mioma, todo seu processo até o pós operatório.
Sendo assim, conheça um pouco sobre os tipos de mioma e como se pode buscar uma cirurgia de mioma em um lugar que seja de confiança e qualidade, ao final do conteúdo, você verá um local confiável para fazer essa cirurgia e qualquer outro procedimento.
Índice do conteúdo sobre Cirurgia de Mioma
O que é um mioma?
Tendo um foco em relação às mulheres, esse post aborda mais sobre o Mioma Uterino. Sendo assim, tudo falado aqui terá apenas o intuito de ajudar quem sofre com esse problema. Vale destacar que além de explicar mais a fundo sobre a Cirurgia de mioma, tanto o pré, quanto o pós-operatório.
Dito isso, um mioma uterino pode ser classificado de 3 formas diferentes: Subseroso, Intramural e Submucoso. Quando se trata de mioma no útero, esses são os que podem acometer a mulher. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre eles abaixo, além de entender o que é um mioma no geral.
Portanto, é conhecido como mioma, um tumor benigno. Em suma é constituído por um tecido muscular e fibroso que cresce na parede do útero. Vale destacar que é comum que seu crescimento acelere em dois momentos da vida feminina: Gravidez e menopausa.
- Subseroso – Localizado na parte externa das paredes uterinas;
- Intramural – Fica entre as paredes do útero;
- Submucoso – Está posicionado na parte interna do útero.
Como funciona a Cirurgia de Mioma
Também chamada de Miomectomia, a cirurgia de mioma é apenas indicada quando a mulher está com sintomas de forte dor no abdômen além de uma menstruação que não cessa nem com uso de remédios. Dito isso é importante frisar que não se deve entrar em pauta a cirurgia se as dores diminuem usando medicamento. Já que em caso de Cirurgia de Mioma é possível que prejudique em gravidez futuras.
A saber, existem alguns tipos de cirurgia de mioma, ao todo, são 3 que se utilizam nesta questão, são chamadas de: Videolaparoscopia, Abdominal e Histeroscópica. Fique tranquila que todas terão suas devidas explicações para não surgir dúvidas futuras.
Vale destacar que, nem sempre das vezes que se retira um mioma é 100% de certeza que não haja outras ocorrências. A saber, é possível que em 10 anos há outro mioma em algum lugar diferente. Portanto, alguns médicos podem recomendar que se retire o útero.
Por Videolaparoscopia
Um termo recorrente nos últimos post de cirurgias e procedimentos, isso pelo fato de que é o método menos invasivo no corpo do paciente. A saber, são pequenos furos na região do abdômen, por lá passa uma câmera e os instrumentos que se fazem necessários. No entanto, só se usa tal processo, quando o mioma está posicionado na parede externa do útero, ou seja é um Mioma Subseroso.
Abdominal
Neste caso, serve para qualquer tipo de mioma. Neste caso a cirurgia de mioma funciona com um corte na pelve, assim é possível que retire o mioma de qualquer região do útero.
Histeroscópica
Por fim, mas não menos importante, temos a cirurgia de mioma por Histeroscópica. Neste caso não há nenhum tipo de corte no paciente, já que todo processo é feito pela vagina. A saber, ele só é recomendado em casos onde o mioma está posicionado na parte interna do útero. Ou seja é considerado um Mioma Submucoso.
O pós-operatório de uma cirurgia de mioma
É importante da mulher saber que, a recuperação de uma cirurgia de mioma é rápida, porém ela precisa ficar em repouso para cicatrizar os cortes (quando há). Vale mencionar que, em relação ao contato sexual, o ideal é esperar no mínimo 1 mês e meio. Assim não há nenhum risco de sofrer com dores ou infecções.
Porém, não hesite em voltar ao médico se algum desses sintomas surgir:
- Mau-cheiro na vagina;
- Vermelhidão viva;
- Corrimento vaginal;
- Sangramento intenso.
Essa é a melhor opção para um mioma
Se lembra que logo no começo do conteúdo falei que indicar o local para tal procedimento? Então, esse é o momento. Agora na Kompa Saúde, além de tudo que já conhece dela, trabalham com cirurgias e procedimento. Ou seja além de ser um plano de saúde diferente do comum, ainda trabalha para ajudar a população brasileira com o melhor.
Sendo assim, se está curiosa para saber mais, basta acessar aqui e você irá direto para o site que terá todas as informações mais necessárias sobre seu plano ou alguma cirurgia de seu interesse.
Fontes:
- Tua Saúde (03/12/2021 às 13H);
- Ministério da Saúde (03/12/2021 às 15H);
- Saúde e Bem-estar (03/12/2021 às 16H).
Comentários