Antes de mais nada, é ideal conhcer mais sobre a Hérnia de forma geral. Assim ao entrar no assunto “Hérnia Inguinal“, se torna mais fácil e precisa a explicação. Além disso, o foco do tema não é apenas esse problema, mas sim uma forma de tratamento. Em suma, seu nome tem sua peculiaridade, no entanto é um dos métodos mais usados. O chamado de “Videolaparoscopia“.
Dito isso, o caminho do post é: entender mais sobre a Hérnia Inguinal e na sequência, explicar sobre a videolaparoscopia. A saber, será tratado todo o processo. Desde o pré-operatório até os cuidados pós-cirurgia. Sendo assim, leia com atenção o conteúdo.
Tabela do conteúdo
O que é uma Hérnia?
A saber, deve-se ficar claro que existe outros tipos de Hérnia sem ser a Hérnia Inguinal. Por isso, vamos explicar primeiro mais sobre ela como um todo, depois focar no ponto do nosso conteúdo. Em suma, uma Hérnia é quando há um ponto de fraqueza na parede do abdômen, que se forma entre uma camada dos músculos e uma aponeurose (membrana esbranquiçada e resistente que envolve os músculos). Sendo assim, é possível que o conteúdo da cavidade abdominal apareça na pele, semelhante a uma bexiga. Que enche ao fazer esforço e desincha com a falta do mesmo.
E uma Hérnia Inguinal?
Neste caso, a Inguinal surge na região da virilha, além de ser mais comum nos homens. Em suma, costuma sair uma parte do intestino por conta do ponto fraco nos músculos abdominais. No entanto, quando se trata da Hérnia Inguinal, existem 2 tipos: Direta e Indireta.
Direta
A saber, é a mais comum em adultos e idosos. E geralmente quando se faz esforços que aumentam de forma significativa a pressão na barriga, como por exemplo levantar peso.
Indireta
Essa situação é mais comum em bebês pelo fato de uma parte do intestino entrar na região da virilha até o saco escrotal. Vale destacar que é um problema congênito, ou seja é uma anomalia física antes do bebê nascer e já costuma ficar evidente logo no 1º ano de vida.
Cirurgia da Hérnia Inguinal por Videolaparoscopia
Considerada minimamente invasiva, tal processo é uma opção viável já que o tempo de recuperação é menor e o paciente já pode voltar às suas atividades. Tratando um pouco da cirurgia em si: são 3 incisões de 0,5/1cm cada uma para uma Cânula (tubo de plástico, metal ou ferro com diferentes diâmetros). Em uma delas irá uma câmera para auxiliar o médico e as outras ajudam a levar o conteúdo que vazou, de volta ao lugar.
Após a volta, usa-se uma tela afim de reforçar a musculatura que teve o afrouxamento. A saber, todo esse processo leva em média 2 horas, e como já mencionado acima, por se tratar de um procedimento pouco invasivo, na maioria das vezes é possível que o paciente volte para casa até no mesmo dia.
Agora que já sabe como funciona a cirurgia de Hérnia Inguinal por videolaparoscopia, sabia que na Kompa é possível fazer esse procedimento? Além desse há muitos outros, tudo para que você tenha o melhor em saúde e bem-estar. Sendo assim está esperando o que?! Marque sua consulta para volta às suas atividades cotidianas. CLIQUE AQUI!
Como é o pós-operatório?
Por se tratar de uma cirurgia de poucos cortes, ou seja pouco invasiva, é normal que seu tempo de recuperação seja menor. Dito isso, acompanhe aqui alguns dos benefícios dessa tal cirurgia de Hérnia Inguinal por videolaparoscopia e os cuidados para não ter reincidência.
- Pouco risco de infecção;
- Bons resultados estéticos;
- Pós-operatório menos dolorido;
- Período mínimo de internação (máximo de 48h);
- Rápido retorno às atividades cotidianas.
Depois de ver todos esses benefícios, é ideal saber que, ao chegar em casa, existem alguns procedimentos a se tomar. Dentre eles estão:
- Evitar pegar peso;
- Alimentação rica em fibras.
Ao tomar esses dois cuidados, é quase impossível uma reincidência da Hérnia ou até mesmo outros problemas, como por exemplo a prisão de ventre.
Conclusão da cirurgia de Hérnia Inguinal por videolaparoscopia
De certo que o conteúdo trouxe diversas informações úteis, tanto sobre a Hérnia em geral, como sobre esse tratamento em questão. Sendo assim, se necessário leia mais vezes para entender tudo o que puder. Em caso de dúvida consulte seu médico.
Por fim, além dos procedimentos, a Kompa Saúde também trabalha com plano de assinatura, que permite diversos benefícios. Um ponto forte é a Telemedicina que em pós-operatórios são úteis, já que o paciente deve evitar ao máximo fazer qualquer tipo de esforço.
Sendo assim, acesse a Kompa Saúde para ver todos os procedimentos e cirurgias, caso seja de seu interesse dê uma olhada nas ofertas dos planos oferecidos. Isso pode melhorar o bem-estar de todos da sua família, basta acessar aqui e conferir.
Fontes:
- Ministério da Saúde (28/11/2021 às 9H);
- PubMed (28/11/2021 às 13H);
- SBH (28/11/2021 às 15H).
Comentários