Pesquisar

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

  • Compartilhar:
post-title

Ao indicar uma ajuda para a saúde mental o mais comum é se procurar um psicólogo ou um psiquiatra. Mas você sabe qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Aqui iremos te ajudar a entender todas as similaridades e os que diferem de um profissional do outro.

É importante notar que muitas vezes os trabalhos entre eles são complementares, tendo que fazer consultas com os dois profissionais.

O psicólogo é um profissional que ajuda a melhorar a saúde mental da pessoa através da compreensão da psique humana. Através dos modelos comportamentais, ações, sentimentos que o paciente apresenta para ele durante as sessões.

Normalmente, o uso de “cura pela fala” é um método muito utilizado, nele o paciente através da fala, pode expor e “dar vazão” aos seus problemas e o psicólogo ajuda o paciente a compreender de onde eles veem, porque afetam a pessoa de tal maneira, e ajudam a pessoa a enfrentar melhor o problema.

A formação acadêmica do psicólogo é o curso de Psicologia, com duração de cinco anos. Durante esses anos de estudo e formação, ele escolhe as linhas de pensamentos que vão influenciar diretamente nas suas abordagens e métodos com o paciente.

O que faz um psiquiatra?

O psiquiatra é também um profissional que pode ajudar a pessoa a melhorar a saúde mental. Entretanto, o psiquiatra, normalmente, ajuda pessoa que está com transtornos físicos, como a dependência química. Essa ajuda é muito vista e feita pela ótica da medicina, com base em sinais que o corpo do paciente da.

A formação acadêmica do psiquiatra é o curso de Medicina, que após os anos de faculdade, ele tem que realizar a residência de psiquiatria para virar um psiquiatra.

Leia mais

Diferença entre psicólogo e psiquiatra

As diferenças entre psicólogo e psiquiatra são então o seu método de abordar, interpretar e ajudar na melhora do paciente. Também é notável a diferença na formação acadêmica entre eles, um se formando na faculdade de psicologia e outro na de medicina.

É muito comum pacientes começarem um tratamento em um psicólogo e depois mudarem para um psiquiatra, ou até fazer os dois ao mesmo tempo, por que eles são complementares. Entretanto, o que muda também é que o psiquiatra, por ter licença médica, ele pode indicar medicamentos para ajudar no tratamento do seu paciente.

Conclusão

Em suma, o psicólogo e o psiquiatra tem o mesmo objetivo: fazer com que seu paciente melhore a sua saúde mental. O que muda, principalmente, são sua formações acadêmicas, abordagens e interpretações do quadro do paciente.

Aqui na Kompa, oferecemos tanto o serviço com psicólogo quanto com psiquiatra. O nosso aplicativo conta com um acompanhamento médico, onde você pode relatar seus sintomas quando você quiser!

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?