A obesidade é uma característica que atinge cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), sendo que 65% dos casos são de pessoas adultas. No Brasil, segundo a pesquisa “Vigitel 2021” realizada pelo Ministério da Saúde, 57,25% dos brasileiros estavam com sobrepeso em 2021. A tendência são que esses números aumentem, acometendo mais e mais pessoas ao longo dos anos. Aqui vamos mostrar alguns meios para o tratamento para obesidade.
Navegue pelo o texto:
O que é a obesidade?
A obesidade é caracterizada pelo acumulo de gordura pelo corpo. Esse excesso de gordura acontece por conta que a pessoa não gasta toda a energia que ela ingere através dos alimentos. Ou seja, a pessoa come mais alimentos (energia), do que gasta.
Ela também é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC aponta em qual o peso mais ideal para a pessoa, tendo alguns níveis de classificação, sendo eles:
- Abaixo do peso = menor que 18,5;
- Peso normal = entre 18,5 e 24,9;
- Sobrepeso = entre 25,0 e 29,9;
- Obesidade = acima de 30,0.
O Índice de Massa Corporal é um dos principais indicadores de obesidade e sobrepeso, ele é calculado pelo peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em metros), ou seja: IMC=peso (kg)/altura (m) x altura (m).
Consequências da obesidade
A obesidade pode trazer algumas consequências para as pessoas com essa característica. Os principais resultados são o surgimento e desenvolvimento de doenças não transmissíveis (DNTs). Entre elas:
- Diabetes: com tanta caloria sendo ingerida, a insulina produzida pelo corpo é insuficiente para lidar com o açúcar contido na alimentação. Ademais, o nosso próprio corpo, nesse estágio, resiste a função da insulina, fazendo com que a diabetes tipo 2 seja uma das consequências mais comuns.
- Colesterol alto: a obesidade é causada pelo acumulo de gordura visível, na barriga, coxas, glúteo, entre outros. Mas também no interior dos vasos sanguíneos, no formato de colesterol, aumentando o risco de AVC.
- Hipertensão: A gordura acumulada nos diversos lugares do corpo dificultam a circulação de sangue. Portanto, isso faz com que o coração tenha que fazer mais força para trabalhar, aumentando a chance de hipertensão.
- Dificuldades respiratórias: O excesso de peso dificulta a entrada e saída de ar
Tratamento para obesidade:
Como dito antes, a causa da obesidade é básica na maioria das vezes, é a alta ingestão de calorias, sem necessariamente gasta-las. Portanto, o tratamento mais básico e indicado, é ter um equilíbrio entre a ingestão e gasto calórico.
É importante ver com um médico de confiança o melhor exercício e a melhor dieta adequada par ao seu corpo. Portanto é importante consultar como você pode substituir os alimentos e incorporar um maior gasto calórico no seu cotidiano.
Conclusão:
A obesidade e sobrepeso são doenças que vem sendo cada vez mais comum e cresce ao longo dos anos. Para combater essa característica é necessário ter sempre um equilíbrio entre ingestão e gasto de energia (alimento). Aqui na Kompa, oferecemos médicos disponíveis para acompanhamento médico, onde eles podem te orientar da melhor maneira possível.
Fontes:
- Saúde Governo, Ministério da Saúde – acesso em 12/09/2022 às 10:00;
- Tua Saúde – acesso em 12/09/2022 às 10:30;
- Agência Brasil – acesso em 12/09/2022 às 11:00;
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários