Pesquisar

Cálculos renais: conheça os sintomas

  • Compartilhar:
post-title

O período de maior preocupação com os cálculos renais são durante o verão, mas isso não quer dizer que não precisamos ficar atentos para a doença durante o resto do ano. O problema é popularmente conhecido como “pedra no rim”, os cálculos renais provocam dores com grande intensidade.
É muito importante conhecer os sintomas de cálculos renais, que podem provocar dor ou não apresentar nada. Continue lendo abaixo para entender melhor sobre este problema e como é o tratamento.

O que são cálculos renais?


Quando falamos de cálculos renais estamos nos referindo a uma condição de dor, que é causada pela formação de pedrinhas que causam a obstrução do sistema urinário.
Esse problema é popularmente conhecido como “pedra nos rins”, uma formação endurecida que pode surgir nos rins e travar outro ponto do canal urinário.
Por exemplo, no ureter, que é o canal que transporta a urina até a bexiga, sendo uma passagem muito estreita. Na tentativa de expulsar a pedra, surge o sintoma de dor intensa.
Nossos rins funcionam como grandes filtros do sangue, e além da água para formação da urina, eles retêm outros elementos como o ácido úrico, oxalato e o cálcio.
Quando as moléculas aparecem em grande quantidade e existe pouco líquido para dissolvê-las, surgem os cristais ou agregados que ganham volume e se tornam os cálculos renais.
É importante ressaltar que o tamanho dos cálculos podem variar bastante.

Sintomas de Cálculos Renais


É importante que todos saibam que os cálculos renais também podem não apresentar sintomas, ou seja, o paciente poderá não sentir nenhuma dor.
Entretanto, quando a pedra começa a obstruir a drenagem de urina, o paciente começará a ter sintomas de dores muito fortes.
Essa dor é conhecida como “cólica renal”, veja abaixo os outros sintomas de cálculos renais:
⦁ Vômitos
⦁ Náuseas
⦁ Calafrios
⦁ Desejo frequente de urinar
⦁ Sangue na Urina
⦁ Dor ao urinar
Quando esse problema não é tratado, pode resultar em diversas complicações. Portanto, ao sentir algum dos sintomas citados acima, busque ajuda de um urologista.
Além disso, o caso de cálculos renais prolongados poderá acometer em outros pontos do sistema urinário.

Leia mais.

Fatores de risco dos cálculos renais


⦁ Ingestão excessiva de alimentos ricos em cálcio e proteínas
⦁ Pouco líquido na dieta
⦁ Altas temperaturas (grande transpiração e falta de hidratação adequada, fazem com que a urina fique mais concentrada, aumentando a aglomeração das partículas)
⦁ Obesidade
⦁ Hipertensão
⦁ Uso excessivo de sal na alimentação
⦁ Predisposição genética

Além disso, os cálculos renais também podem ser provocados devido à infecção urinária por germes produtores da urease, por exemplo, os Proteus Mirabilis e Klebsiella.
Os cálculos costumam ser do tipo coraliforme, ou seja, grandes e que podem ocupar a anatomia dos rins e vias urinárias, causando prejuízos no funcionamento renal.

Como evitar cálculos renais


A dieta é um meio fundamental para controlar o problema. Para conseguir evitar a cristalização dos sais, o organismo precisa de água, então uma das primeiras regras é tomar bastante líquido.
Uma forma fácil de chegar se a quantidade de água está sendo suficiente, basta observar a cor do xixi, ele deve ser clarinho. Caso ele esteja amarelado, significa que está muito concentrado e poderá causar a formação das pedras.
Consumir pouco sal, embutidos como a linguiça, a salsicha e o salame, enlatados e macarrões instantâneos é outra forma de evitar o problema.
Alimentos com alto teor de oxalato, também devem ser moderados, principalmente se já existir propensão aos cálculos renais.
Alguns profissionais também recomendam o cuidado com suplementos de cálcio. O mineral é muito importante para o nosso organismo, mas a suplementação só deve ser feita sob recomendações médicas. Caso contrário, poderá resultar no problema renal.

Diagnóstico


As dores intensas provocadas pelas pedras no rim, são os principais pontos de partida para detectar o problema. Uma urina muito densa e escura ou com sangue, também é um sinal de alerta.
Exames de urina feitos em laboratório, realizam uma análise da acidez e a presença dos cristais ou infecções.
Para a investigação, o médico solicita um exame de tomografia, também pode ser uma opção fazer um Raio-X ou ultrassom.
Por serem transparentes, as pedras que são formadas pelo ácido úrico não aparecem nesses exames. A tomografia helicoidal é um recurso que pode detectar esse tipo de massa.

Tratamento


Quando a pedra é pequena, ela costuma ser expelida de forma natural. Basta aumentar a quantidade de água ingerida.
Dependendo do tamanho dela, os procedimentos entram em ação para fragmentar o cálculo e viabilizar a eliminação. Uma das principais opções é a litotripsia extracorpórea, sendo a menos agressiva ao organismo.
Como dissemos, um Urologista deve ser consultado para que seja possível obter um diagnóstico e para tratar os cálculos renais.

Conclusão


Você sente dores frequentes ao urinar? então pode ser que esteja sofrendo com cálculos renais. Para obter a confirmação, agende sua consulta conosco aqui no aplicativo de saúde inteligente da Kompa.

Fontes:

  • Veja Saúde – Acesso dia 12/07/2022 às 09:22
  • Tua Saúde – Acesso dia 12/07/2022 às 10:00
  • Blog do Dr. João Ricardo 12/07/2022 às 10:29

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?