A infecção da bexiga pode ser causada por bactérias, elas entram na uretra e se multiplicam, por um desequilíbrio da microbiota da região genital, chegando à bexiga e causando a inflamação.
Em grande parte dos casos de infecção da bexiga, o tratamento envolve o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. Continue lendo abaixo para entender melhor sobre essa infecção e quando precisa de antibióticos.
Navegue pelo post
O que é infecção da bexiga?
A Infecção da bexiga ou infecção urinaria como também é conhcida, é uma inflamação que afeta os órgãos do trato urinario. Ela pode ser dividida em infecções da uretra, bexiga ou do rim.
Nos homens, é possivel englobar as infecções associadas à prostata (prostatite) ou nos testiculos (orquite e orquiepidimite).
Grande parte das infecções respondem ao tratamento simples utilizando antibióticos, hidratação e anti-inflamatórios/analgésicos, em casa. Em casos mais graves, pode ser necessário o internamento hospitalar para tratamento e vigilância.
Algumas doenças do trato urinário podem ser parecidas com infecções urinarias, pois possuem sintomas parecidos.
Tipos de cistite
A infecção da bexiga (cistite) é muito comum, sendo a que pode ser tratada com mais facilidade. Normalmente o organismo infecioso está no exterior pela uretra e infecta a bexiga. Em outras situações, a infecção poderá se propagar até o rim, originando a infecção renal (pielonefrite).
Uma infecção localizada nos rins precisa de tratamento mais prolongado, assim como uma vigilância maior devido a seu potencial para se disseminar para o resto do organismo (sepses).
A infecção apenas da uretra (uretrite) é provado por agentes transmitidos através do ato sexual, e são típicas do sexo masculino, as mulheres possuem a uretra muito curta e a infecção é transmitida diretamente na bexiga.
A infecção da uretra geralmente se caracteriza pelo aparecimento de corrimento uretral, límpido ou embranquecido.
Algumas pessoas também podem ser afetadas por diversas infecções da bexiga ao longo da vida, a presença de duas infecções em seis meses ou três infecções dentro de um ano, é considerado como infecção urinaria de repetição e precisa ser investigado por um médico.
Em alguns casos, o tratamento inicial pode não ser muito eficaz, o microrganismo pode ser resistente ou o próprio tratamento não teve a duração ideal.
Causas da infecção
Grande parte dos casos de infecção da bexiga é provocada por bactérias, em outros também é possível encontrar infecções por fungos, geralmente em diabéticos ou quando o sistema imunológico está deficitário. A infecção da bexiga causada por vírus ou parasitas são casos raros.
Cerca de 70 a 80% das infecções da bexiga são provocadas por Escherichia coli. Outras bactérias muito comuns são: Enterococcus, Proteus e a Klebsiella. E de 10 a 15% dos doentes com sintomas, não conseguem encontrar o agente causador.
Fatores como segurar xixi, higiene intima feita de incorretamente, praticar relações sexuais sem camisinha, beber pouca água durante o dia, o uso de alguns medicamentos ou a presença de doenças crônicas, podem causar a infecção da bexiga.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da infecção da bexiga podem surgir durante um episódio de ifecção, sendo os principais:
- Vontade frequente de urinar (sendo persistente mesmo depois de esvaziar a bexiga);
- Irritação da uretra;
- Urina com mau cheiro e turva;
- Dor abdominal e sensação de peso na bexiga;
- Presença de sangue na urina;
- Desconforto durante relações sexuais;
- Ardência ao urinar.
Em alguns casos o paciente também pode sofrer com febre baixa, mas não é algo muito comum.
Diagnóstico e tratamento de infecção da bexiga
O diagnostico de infecção da bexiga pode ser feito pelos sintomas que o paciente está apresentando, e também pode ser constatado através de um exame de urina. No exame será avaliado a sumaria de urina tipo 2 e a cultura da urina.
Em alguns casos pode ser necessário fazer um estudo imagiologico complementar, assim será possível adquirir informações como a Tomografia Computadorizada ou a Ecografia (TAC ou TC).
Mas quando precisa de antibióticos? Esses medicamentos geralmente são recomendados para aliviar os sintomas de dor e ardência ao urinar, ou a sensação de peso na bexiga, sendo o caso do flavoxato , escopolamina e a hiosciamina (tropical), trata-se de remédios utilizados para aliviar os sintomas associados a infecção da bexiga.
Muitas vezes o tratamento da infecção da bexiga envolve na administração de anti-inflamatórios e antibióticos, como a fosfomicina, sulfametoxazol + trimetoprima, nitrfurantoina, ciprofloxacina, levofloxacina ou penicinas e seus derivados, que devem ser utilizado por recomendações médicas.
Conclusão
A infecção da bexiga é a inflamação dos órgãos do trato urinário, e grande parte delas envolve o tratamento simples utilizando antibióticos, maior ingestão de água, analgésicos e anti-inflamatórios.
Para evitar essa infecção, é recomendado beber água com mais frequente, utilizar preservativos nas relações sexuais, adotar uma boa higiene e muito mais. Para te ajudar a tratar e evitar a infecção da bexiga, os pacientes podem contar com a Kompa Saúde e nunca administre medicamentos sem orientação médica.
Referências
Tua saúde (19/07/2022 às 09:06)
Saúde bem estar (19/07/2022 às 10:20)
ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista
Comentários