Pesquisar

Ronco: Quais os problemas, sintomas e tratamentos?

  • Compartilhar:
post-title

O ronco é considerado algo normal e acontece de acordo com a posição que a pessoa está dormindo. No enatando, quando acontecem vibrações e ruídos intensos, é considerado doença.

A saber é um ruído provocado por estreitamento ou a obstrução das vias respiratórias durante o sono. Com isso, torna a passagem do ar mais difícil, provocando a vibração das estruturas. Além disso, ronco pode ser um sintoma da síndrome apneia obstrutiva do sono. Que é uma doença marcada pela parada respiratória com duração de até dez segundos nos adultos, e até três segundos em crianças.

O que é o ronco?

É um ruído que ocorre quando há algum tipo de obstrução das vias aéreas durante o sono. Essa dificuldade é resultado de alguns problemas como: posição incorreta do corpo, ou do abuso de álcool. Que causa o relaxamento generalizado na musculatura do corpo, afetando a garganta e outros fatores.

Em suma, roncar faz parte da fisiologia humana, no entanto, quando existe uma produção excessiva de barulho, acaba atrapalhando as pessoas. Dito isso, é preciso buscar ajuda médica para verificar se está tudo bem com o corpo, porém, há chances de ter algo oculto por trás do ronco.

A saber, em alguns casos é possível confundir o barulho do ronco com a apneia do sono. A saber, é um tipo de condição onde a pessoa deixa de respirar por alguns instantes durante o sono. Isso acaba afetando seus batimentos cardíacos e causando uma sobrecarga no organismo.

Quais as causas?

Vale destacar que existem diversos fatores que podem causar o ronco, por isso é interessante buscar um médico para eliminar fatores causadores que não estejam presentes no corpo.

O ronco pode ser causado até mesmo por um desvio do septo nasal, ou por pólipos que se formam no nariz. A rinite e sinusite também entopem o nariz, impedindo a respiração livre e causando o ronco. Veja abaixo outras causas do ronco:

  • Desvio de septo;
  • Queixo retraído;
  • Pólipos no nariz;
  • Amígdalas e Adenoides hipertrofiadas;
  • Rinite/Sinusite/Obstrução nasal;
  • Envelhecimento.

Além dessas causas citadas acima, há também uma série de fatores de risco. Em suma, eles agravam o ronco e podem prejudicar em seu sono.

Agravantes

  • Tabagismo;
  • Uso de remédios para dormir;
  • Obesidade;
  • Pescoço mais curto/mais grosso;
  • Refluxo Gastroesofágico;
  • Excesso de alimentos antes de dormir;

Em suma, como você viu, há uma grande gama de ações que acabam agravando o ronco. Dito isso, trazer para sua realidade uma boa alimentação e qualidade de vida podem fazer a diferença.

Como diagnosticar o ronco?

O diagnóstico de um caso de apneia vai precisar da ajuda de especialistas em algumas áreas. De início, é necessário levantar a história do paciente, ouvindo uma pessoa próxima a ela, pois o paciente que sofre de apneia muitas vezes não tem consciência do que acontece. Vale destacar que, ao ouvir uma pessoa próxima contanto, é difícil de acreditar. Sendo assim, o interessante é gravar algumas horas do seu sono com o celular.

Um exame físico e a polissonografia ajudam a concluir o diagnóstico. Em todos os casos, marcar uma consulta médica é altamente recomendado.

E o tratamento do ronco, como é?

A saber, os quadros mais leves de ronco e apneia, apenas controlar os fatores de risco e a posição que o paciente dorme, já são uma forma muito eficaz para tratamento do ronco.

Há alguns métodos que se pode usar durante o sono como o uso de um retrator de língua, ou seja, uma prótese intra oral móvel. A saber, ela ajuda a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para a frente.

Porém, em casos mais graves, a melhor recomendação é o CPAP nasal. Isso vai melhorar as crises de ronco, e o uso vai afastar o risco de problemas cardiovasculares e hipertensão.

Além disso, o tratamento também pode envolver a suspensão do uso de álcool e de algumas medicações relaxantes, evitar dormir de barriga para cima e também pode ser preciso que o paciente perca peso. Há uma chance de usar a fisioterapia para fortalecer a musculatura da garganta.

Algumas recomendações

É importante ressaltar, que o ronco não é sinal de sono reparador, se as pessoas próximas estiverem se queixando do seu ronco, leve-os a sério e procure um otorrinolaringologista.

Em suma, muita atenção durante todo o dia. Isso pelo fato dos pacientes terem chances uma possível crise de sono. Dito isso, torna a pessoa mais vulnerável a acidentes, além disso, isso pode atrapalhar seu desempenho no trabalho.

Conclusão

Você está sofrendo com problemas de ronco? Sendo assim, Otorrinolaringologista da Kompa Saúde pode te ajudar. A saber, através do aplicativo, você tem como clocar seus sintomas e a equipe de saúde entra em contato contigo. Sendo assim, sua vida se torna algo mais saudável e melhora sua qualidade de vida.

Fontes:

  • Drauzio Varella (Ronco) – Acessado em 23/06 às 19H;
  • Instituto Otorrino (Causas e tratamentos) – Acessado em 23/06 às 20H;
  • Rede D’Or (Ronco ) – Acessado em 23/06 às 20H30.

ansiedade atividade física autocuidado Bem-Estar cardiologia cardiologista cirurgias e procedimentos consulta online dermatologia dermatologista dermatologista online diabetes Distúrbios mentais dor de cabeça endocrino Endocrinologia endocrinologista endocrinologista online exercício físico gastro gastroenterologista ginecologia ginecologista ginecologista online gravidez hipertensão infectologista kompa Kompa saúde menstruação médico online neurologista otorrino otorrinolaringologista otorrino online pediatra planos de saúde pneumologista procedimentos e cirurgias psiquiatra Saúde Saúde Mental sintomas telemedicina urologista

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?