Pesquisar

Saiba tudo sobre as particularidades da saúde do idoso

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece alguns detalhes sobre cuidados específicos que a saúde do idoso exige?

É considerado idoso o indivíduo com mais de 60 anos de idade. O envelhecimento pode causar o desenvolvimento de disfunções orgânicas e o agravamento de doenças crônicas. Estes processos, apesar de incômodos e prejudiciais são naturais da vida e podem ser aliviados com a prática de alguns cuidados.

Sobretudo, manter hábitos saudáveis ao longo da vida permite um envelhecimento mais saudável no longo prazo. Mas a saúde, apesar de poder ser cuidada, é imprevisível. Alguns problemas podem surgir mesmo para aquelas pessoas que se cuidam desde cedo. O importante é realizar os exames preventivos e manter hábitos saudáveis, para diminuir as chances de agravamento de doenças e desenvolvimento de problemas graves.

Então, a população idosa, que é mais suscetível à certas fragilidades e problemas de saúde, precisa de um atendimento médico de qualidade de prontidão para atendê-la.

Como cuidar da saúde do idoso?

Um risco para a segurança dos idosos é a queda. Os reflexos, a coordenação motora e a mobilidade vão diminuindo com o avanço da idade. Além disso, o cálcio dos ossos vai enfraquecendo com o tempo, e o corpo do idoso é mais frágil e uma queda pode levar à machucados mais graves.

A recuperação deste tipo de lesão é mais demorada em pessoas mais velhas, e prejudica um longo período de suas vidas. O condicionamento físico é ainda mais importante entre essa população, e um tempo parado pode significar prejuízos gravíssimos para este preparo.

Para evitar esses acidentes é importante colocar tapete antiderrapante no banheiro, evitar tapetes soltos, escadas devem ter corrimão dos dois lados, evitar encerar o piso e deixar móveis e objetos, que possam causar riscos, espalhados pela casa.

Além disso, é importante que filhos, parentes e amigos se esforcem para oferecer os cuidados necessários para a pessoa idosa. O idoso precisa manter consultas de rotina com o geriatra e outros especialistas que podem ser necessários para os cuidados específicos que precise.

Conheça mais sobre o trabalho do geriatra.

Profissionais que podem ajudar na saúde do idoso

É muito saudável que o idoso possa contar com uma rede de apoio para garantir os cuidados que precisa. Esta rede deve ser formada por seus familiares e conhecidos, que devem prestar atenção em reclamações sobre sintomas e incômodos. Além disso, é importante ter contato rápido e acessível com os profissionais da saúde para que qualquer problema seja resolvido o mais rápido possível.

Algumas pessoas precisam que enfermeiros durmam em suas casas para tomar conta de tudo que for preciso. A profissional de enfermagem é preparada para dar banho, arrumar a cama, ajudar o idoso a caminhar, preparar medicamentos etc.

Leia mais sobre a profissão enfermagem.

Também existem casas de repouso, onde alguns idosos são colocados juntos para morar sob os cuidados de uma equipe diversificada e disponível 24 horas para garantir a saúde e o bem estar de todos. Pois, além da medicina de qualidade, existem atividades de condicionamento físico e mental que são essenciais para manter a qualidade de vida do idoso.

Atividades para se praticar no dia-a-dia

Todos encontram muitos benefícios na prática de atividades físicas intensas e frequentes. Mas algumas dessas causam muito impacto em juntas, músculos, ossos e ligamentos, e o corpo mais fragilizado pela idade não pode ser exposto à esses desgastes.

No entanto, mesmo assim, é fundamental que a população mais velha também pratique exercício físico. A questão é que é necessário o acompanhamento profissional dessas atividades para garantir que estejam feitas sem prejudicar o corpo do indivíduo.

Existem algumas práticas específicas que são, por natureza, de baixo impacto, satisfazendo melhor as necessidades dos idosos. Entre elas estão a hidroginástica, a caminhada, o pilates e o alongamento.

A hidroginástica exercita os músculos sem causar impactos nas juntas, por ser feita dentro da piscina. Além disso, geralmente é feita em grupo e de forma coletiva, o que torna a prática mais prazerosa por conta da socialização.

Enquanto isso, o alongamento ajuda a deixar o corpo com o preparo físico em dia, aliviando dores musculares, por exemplo. Alongar-se também favorece o equilíbrio, melhorando a qualidade de vida do idoso ao fazer as atividades normais do seu dia-a-dia.

O pilates é uma atividade que alivia a pressão nos ligamentos e o alinhamento da postura, melhorando substancialmente a mobilidade do praticante. Além disso, estudos apontam que esta atividade ajuda na prevenção de doenças como hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

A caminhada até causa impacto nos joelhos e pode causar certo risco de queda para o idoso. Mas se feita devagar, em locais planos ou na esteira, diminui as chances de prejudicar a saúde da pessoa. Desta forma, caminhar é muito benéfico para o corpo, pois estimula o sistema cardiorrespiratório, os músculos da perna, o fôlego e muito mais.

Referências

Ministério da Saúde

Clínica Ceu

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?