O que você sabe sobre os seus rins?
Uma pessoa adulta possui cerca de 80 órgãos em seu corpo, é difícil conhecer as funções e onde fica cada um deles. Mas, entender um pouco sobre o funcionamento do organismo ajuda na manutenção dos cuidados que devem ser tomados com o próprio corpo.
Os rins são dois órgãos, que ficam localizados em ambos os lados da coluna vertebral atrás das últimas costelas. Medindo aproximadamente 12 centímetros e pesando 150 gramas cada um, os rins tem relação direta com a urina, por isso que lutadores de boxe, por exemplo, quando recebem muitos socos na lateral do abdômen, costumam urinar sangue no dia seguinte às lutas.
É possível, e viável, viver com apenas um rim. Algumas pessoas, inclusive nascem sem um dos dois órgãos e conseguem a qualidade de vida padrão de quem tem ambos. A grande questão é que deve-se tomar cuidados redobrados para garantir a saúde deste rim “sobrevivente”.
Tabela de conteúdos
Qual a função do rim?
Os rins são órgãos diretamente relacionados ao funcionamento metabólico, hídrico e hormonal do organismo. Dito isso, suas três principais funções são:
- Eliminação de toxinas: Os rins eliminam toxinas e dejetos resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico. O organismo é cheio de processos químicos em que duas substâncias se juntam para a formação de um resultado, e estes podem liberar restos que precisam ser eliminados.
- Manter o equilíbrio hídrico do corpo: Tudo que bebemos, mesmo a água, está cheio de impurezas que, mesmo sem fazer mal ao organismo, precisam ser processadas e eliminadas. O excesso de água, sais minerais e eletrólitos depende do rim para ser corrigido, por isso que se você bebe muita água você também urina mais. Inchaços e aumento da pressão arterial também acontecem quando o corpo acumula líquidos sem necessidade, felizmente um rim saudável consegue equilibrar estes níveis.
- Produção hormonal: A eritropoietina, responsável por parte da produção de glóbulos vermelhos, vitamina D, que ajuda no fortalecimento dos ossos através da absorção de cálcio, e a renina, reguladora da pressão arterial, são três hormônios produzidos pelos rins.
Conheça o trabalho do endocrinologista, o médico dos hormônios.
Como cuidar dos rins?
A primeira medida que você deve tomar para cuidar, não apenas dos seus rins, mas de sua saúde como um todo, é a realização do check-up de rotina adequadamente. Tanto exames de sangue como de urina podem apontar para alguns problemas de rins e outros órgãos. Dito isso, o médico especialista nos rins é o nefrologista. Este profissional é o mais indicado para analisar suspeitas de problemas nestes órgãos e acompanhar o tratamento de problemas do tipo.
Para além disso, existem alguns hábitos que você pode manter para melhorar a saúde do sistema renal. A máxima que é tão repetida sobre consumir bastante água diz respeito ao bom funcionamento dos rins. Como estes órgãos são responsáveis pela filtragem de toxinas e regulação dos líquidos, um consumo adequado de água permite que eles se mantenham nutridos para realizarem seu trabalho.
O consumo exagerado de sal faz com que o corpo retenha líquidos para compensar este excesso. A quantidade excessiva de líquido no corpo é responsável pelo aumento da pressão arterial, por exemplo, o que é muito perigoso para a saúde do indivíduo. Então é importante prestar atenção em quanto sal você está consumindo diariamente. Evite exagerar neste tempero na sua alimentação e tente abandonar os refrigerantes, que possuem grandes quantidades de sódio em sua composição.
O rim também faz parte do processo de filtragem de medicamentos consumidos. Por isso que é importante tomar qualquer remédio apenas com indicação médica. A automedicação é um risco que não se deve correr, pois é possível que, no pior cenário, sofra de uma overdose, ou tome remédios que em nada ajudam a solucionar o seu problema. Este tipo de equívoco pode sobrecarregar o rim no processo de filtragem de substâncias.
Sintomas de problemas
Os rins desempenham uma variedade de funções no organismo, por isso é que sintomas de problemas nestes órgãos podem ser muito variados e confusos para o paciente. Quem deve fazer o diagnóstico de qualquer problema de saúde é um médico especialista, então se estiver sentindo qualquer incômodo procure uma consulta.
Leia mais sobre pedras nos rins.
Além de pedras nos rins, existe uma série de problemas que podem atingir estes órgãos. Então se você estiver sentindo qualquer um dos sintomas à seguir com certa frequência e intensidade é importante procurar atendimento profissional.
- Diminuição da urina, em quantidade e frequência;
- Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
- Sonolência;
- Falta de fome;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Náusea;
- Vômitos.
Um problema é que parte destes sintomas também pode ser causada por várias doenças. Por isso é fundamental que você procure um médico quando sentir qualquer um desses com frequência ou em uma intensidade anormal. Vale lembrar que exames preventivos aumentam as chances de cura e o sucesso do tratamento de várias doenças, de forma que é fundamental você dar prioridade ao diagnóstico precoce.
Referências
Pfizer
Sociedade Brasileira de Nefrologia
Uol
Comentários