Pesquisar

Saiba quando você está com sintomas de pedra na vesícula

  • Compartilhar:
post-title

A colelitíase, também conhecida como pedra na vesícula ou sintomas de pedra na vesícula, é o acúmulo de pedras na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso ocorre porque há um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, um líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

Os pacientes que mais apresentam esta doença estão acima de 40 anos de idade, e outros que possuem obesidade, são fumantes, diabéticos e colesterol elevado. Ela também ocorre com mais frequência na população feminina.

E assim como toda doença, os sintomas de pedra na vesícula precisam de acompanhamento médico. Iremos lhe explicar os sintomas, cuidados e tratamentos necessários para a doença, também iremos falar sobre teleconsultas para que você seja atendido de onde estiver. Confira!

O que é Pedra na vesícula?

A pedra na vesícula são substâncias que se depositam na vesícula biliar em formato de pequenas pedras, causando uma série de sintomas. A vesícula biliar é um órgão com formato de “saco”, e fica por baixo do fígado no lado direito do abdômen, possuindo como função principal armazenar a bile e descarregá-la no duodeno durante o processo de digestão.

Os cálculos vesiculares ou cálculos biliares variam de tamanho, podendo ser igual a grãos de areias ou possuir vários centímetros. Eles também podem ser únicos ou existir vários, e os mais frequentes são constituídos por colesterol ou pigmentos.

Em muitos casos, a litíase vesicular pode não causar nenhum sintoma, sendo a litíase vesicular assintomática. Mas, pode causar uma sintomatologia importante e até mesmo complicações graves.

O que pode causar a doença?

Não se sabe ao certo o que causa exatamente a pedra na vesícula, mas sabemos que existem fatores que contribuem para a formação do problema. Veja quais são eles:

  • Bile com uma quantidade alta de colesterol: o corpo humano possui componentes suficientes e capazes de dissolver o colesterol ingerido, porém, se o fígado passa a liberar mais colesterol, sendo uma quantidade maior do que a sua bile consegue dissolver. Esse excesso do mesmo poderá se transformar em cristais e futuramente, pedras.
  • Bile contém muita bilirrubina: esse componente químico é produzido quando nosso corpo quebra os glóbulos vermelhos. Algumas condições como a cirrose hepática, infecção biliar e algumas doenças no sangue, fazem com que o fígado produza bilirrubina em excesso. Eles eventualmente se transformam em micro pedras ou pedras.
  • A vesícula biliar não esvazia corretamente: caso a vesícula biliar não esvazie corretamente e completamente, a bile poderá se tornar muito concentrada, contribuindo para a formação de cálculos biliares.

Esses foram apenas três dos principais fatores que podem formar alterações na composição da bile, causando os sintomas de pedra na vesícula. Veja mais alguns desses fatores que geralmente ocorrem:

  • Má alimentação, com gorduras e carboidratos em excesso;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Hipertensão arterial;
  • Falta de atividade física;
  • Uso de cigarro;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais;
  • Histórico familiar.

Como dissemos, as mulheres possuem uma tendência maior para sofrer com pedras na vesícula. Isso se dá pelas diferenças hormonais, causando mais problema no público feminino do que no masculino. 

Sintomas de pedra na vesícula:

O paciente pode ter ou não os sintomas de pedra na vesícula. Caso ele tenha, estes serão os sintomas:

  • Dor nas costas (acima do tórax);
  • Dor no ombro direito;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor súbita e repentina no meio do abdômen;
  • Dor súbita e repentina no abdômen na parte superior direita.

Quais são os riscos e complicações?

Existe o risco quando os cálculos biliares causarem complicações. Elas podem ser:

  • Obstrução dos canais biliares: ocorre a icterícia e também pode acontecer a infecção e lesão do fígado;
  • Obstrução do canal pancreático: ao ocorrer a obstrução, causa pancreatite que é uma situação grave que necessita de hospitalização;
  • Cancro da vesícula: o paciente tem um risco maior de câncer na vesícula;
  • Inflamação da vesícula biliar: a inflamação da vesícula causa uma dor intensa, abscesso, febre e ruptura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediatamente, podendo pôr a vida da pessoa em risco;

Estes são os riscos e complicações que as pessoas que estão sofrendo com pedras na vesícula podem ter. Lembrando que o médico deve ser procurado para evitar complicações graves, e como dissemos, elas podem pôr a vida da pessoa em risco. Portanto, procure um atendimento médico!

Qual médico procurar para tratar o problema?

Se você está com suspeita de pedra na vesícula, marque uma consulta com um clínico geral. Ele irá avaliar a necessidade e encaminhar o seu caso para um gastroenterologista, recomendando exames de acordo com os sintomas.

Como é realizado o diagnóstico da doença?

Os médicos irão solicitar que você faça alguns exames para conseguir um diagnóstico da doença. O ultrassom é o primeiro exame, onde será possível ver os cálculos biliares, mesmo que eles sejam pequenos. 

Caso o problema não seja encontrado, o médico pode prosseguir com outros exames para investigar melhor. Uma tomografia computadorizada também poderá ser realizada, aumentando as chances de diagnosticar a doença.

Alguns hábitos influenciam para a causa da doença?

Muitas pessoas não sabem mas existem hábitos que temos no dia a dia que podem favorecer para o aparecimento do problema. Um deles é alimentação, é importante controla-la tendo atitudes como: Não pular refeições, cuidar da obesidade, não ingerir alimentos gordurosos, entre muitas outras coisas. 

Para cuidar melhor da alimentação, recomendamos que você tenha uma consulta com um nutricionista. Somente ele poderá cuidar adequadamente da sua alimentação, melhorando sua saúde e qualidade de vida.

Também é importante evitar o sedentarismo, pratique atividade física para controlar essa e muitas outras doenças.

Como é feito o tratamento de pedra na vesícula?

O tratamento dos de pedra na vesícula depende dos sintomas que o paciente está apresentando. Os cálculos biliares assintomáticos descobertos por acaso durante alguns exames. Eles não necessariamente precisam de tratamento. 

Contudo, é necessário manter o acompanhamento e avaliações frequentes para não sofrer com os sintomas no futuro.

Para os que já possuem e sentem os sintomas de pedra na vesícula, a melhor opção para tratamento será a remoção da vesícula biliar. Essa operação faz-se por via laparoscópica, ou seja, uma operação com que pode levar horas ou 1 dois dias, causando um certo desconforto para o doente até ser concluída. 

Marque sua consulta para essa semana:

Aqui na Kompa você poderá ter atendimento com nutricionista, clínico geral e gastroenterologista. Marque sua consulta esta semana e trate os sintomas de pedra na vesícula.

A forma de atendimento que oferecemos são as teleconsultas para que você seja atendido de onde estiver. Proporcionando também que qualquer pessoa consiga tratar essa e outras doenças, sem precisar sair de casa.

Passamos orientações sobre alimentação, exercícios, sono e higiene. Tudo aquilo que apresenta cuidado com a saúde na rotina das pessoas. Acesse nossa plataforma e receba acompanhamento médico para diagnóstico e prevenção dos sintomas de pedra na vesícula. 

Conclusão:

Agora que você conheceu os sintomas de pedra na vesícula e o acompanhamento médico que oferecemos em nossa plataforma Kompa. Você poderá acessar nosso chat 24h e conhecer nossos especialistas para diagnóstico da doença que está lhe causando incômodos e dores.

Entre em nossa plataforma e tenha a atenção que você merece, porque a sua saúde não pode ficar para depois.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?