A diarreia associada com a dor do estômago, pode ser sinal de uma gastroenterite. Se trata de uma inflamação do estômago e no intestino. Além desse, outros motivos podem estar relacionados com essas dores e os mais comuns frequentes seriam: gastrite, intoxicação alimentar, refluxo gastresofágico, síndrome do intestino irritável ou até uma úlcera no estômago. Outro caso é o uso prolongado de anti-inflamatórios, este pode ser um fator que traga o efeito colateral da dor de estômago.
É importante a avaliação médica antes que os sintomas se intensifiquem. Saiba os principais pontos que deve avaliar caso esteja sentindo este desconforto e conheça os principais sintomas agora.
Navegue pelo post
Refluxo
É bem comum o refluxo estar acompanhado de uma dor de estômago. Ele pode ocasionar tosse com pigarro, sensação de queimação e peso estomacal.
O refluxo acontece quando o alimento, após uma refeição, acaba retornando para o esôfago. O sabor desse retorno pode chagar até a boca e ter um gosto ruim.
O refluxo precisa ser avaliado e ter o acompanhamento de um médico especialista em gastroenterologia. Existem medicamentos que inibem a acidez do estômago e são capazes de aliviar o desconforto causado.
Gastroenterite
Gastroenterite é a inflamação do intestino e do estômago que costuma surgir a partir de microrganismos e acaba provocando dores no estômago e cólicas. Outros sintomas também podem estar associados como: dor de cabeça, febre, diarreia e vômitos.
A principal recomendação nestes casos é manter uma hidratação adequada. Quando os sintomas de febre, calafrios e vômitos forem muito frequentes, é importante procurar auxílio médico.
Úlcera
A úlcera pode surgir através de dois fatores principais: consumo de alimentos industrializados ou através de bactérias. Alimentos gordurosos e ácidos também podem despertar esse problema.
A partir do diagnóstico médico, a prescrição de remédios antiácidos, costuma ser uma medida adotada. Seguir uma alimentação com redução de gorduras e esperar cerca de 3 horas antes de se deitar após cada refeição, é indicação frequente.
Gastrite
A gastrite costuma surgir acompanhada de arrotos, gases e desconforto abdominal, sendo o sintoma mais expressivo a sensação de queimação no estômago. Ela aparece pela dificuldade de digestão ocasionada pela bactéria H. pylori. Esse atraso na digestão pode fazer os alimentos ficarem mais tempo parados no estômago o que faz aparecerem tantos sintomas.
O médico responsável por diagnosticar e tratar casos de gastrite é o gastroenterologista.
Leia também: Sintomas de gastrite nervosa.
Uso de medicamentos anti-inflamatórios
Os medicamentos classificados como anti-inflamatórios, podem despertar dores estomacais. Isso pode acontecer pelo efeito de remoção da camada do estômago que faz a proteção das suas paredes e permitindo contato direto com o ácido gástrico. Isso acaba agredindo essas paredes.
Os médicos recomendam não tomar esses medicamentos de estômago vazio na maioria dos casos. Para facilitar isso, é indicado comer uma fruta ou alimento leve antes do remédio.
Conclusão
Existem diversas possibilidades e situações que podem ocasionar um problema de diarreia e dor de estômago. Nunca se automedique e busque auxílio médico especializado antes que os sintomas se agravem. O câncer de estômago e até a endoscopia podem entrar nesses fatores.
Agende uma consulta médica na Kompa Saúde.
Comentários