Pesquisar

O médico de família: entenda a especialidade

  • Compartilhar:
post-title

Quando se fala no médico de família, é um termo ainda pouco abordado. Dito isso, é com este intuito que se apresenta esse conteúdo, com a função de explicar da melhor forma. A saber, por mais que seja algo tradicional no mundo da medicina, a população pouco sabe ou quase nada.

Sendo assim, acompanhe um pouco mais das principais informações acerca de onde um médico de família se diferencia do um especialista e como ele pode se destacar de forma a ajudar seus pacientes. A saber, conheça uma plataforma onde você consegue conversar de forma online.

O Médico de Família

Por mais que seja um termo desconhecido, de acordo com os registros, essa residência teve seus primeiros programas por volta de 1976. Dessa forma foi só em 2002 que recebeu uma mudança na nomenclatura para a que conhecemos hoje.

Portanto com uma resolução conjunta entre, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica ficou claro que é uma especialidade de suma importância para as atividades médicas do país.

Dessa forma, após um pouco de histíoria, saiba onde essa especialidade pode atuar de forma a ajudar todo e qualquer paciente. Vale destacar que ele não deve ser confundido com um clínico geral, uma vez que são áreas e residências diferentes.

Área de atuação

Com um importante crescimento nos últimos 10/15 anos, isso acabou trazendo certa confunsão para a todos os pacientes. No entanto sua atuação se deve um pouco mais profunda. Sendo assim, o profissional especializado nesta área, se encontra apto à atuar nas áreas:

  • Ambulatórios;
  • Hospitais;
  • Gestão de serviços de saúde;
  • Ensino e pesquisa.

Com o foco em atenção primária, o médico de família atua de forma a ajudar nas assistências de usuários. Além de tratar de forma direta com paciente, é possível que haja atuação na área de Formação e Investigação em locais clínicos em âmbitos de comunidade.

Quais doenças ele pode tratar?

VIsto que há um maior foco na comunidade, os médicos que se especializam na MFC podem atuar no auxílio de tratamento de algumas doenaças mais conhecidas da populção. Dentre elas estão:

  • Check Up;
  • Hipertenção;
  • Corrimento;
  • Doenças respiratórias;
  • Diabetes.

Diferença entre Médico de família e clínico geral

Como agora já conhece algumas áreas onde o médico de família atua, é possível já enteder onde ele atua. Caso ainda tenha alguma dúvida, fique tranquilo, veja aqui alguns pontos-chave que devem sanar qualquer tipo de dúvida. Confira algumas distinções:

– A saber, quando se fala de médico de família, ele é capaz de antender o paciente durante a vida toda, sem restrições de idade. Enquanto o Clínico geral, trabalha apenas com os adultos;

– Em suma um dos pontos mais importantes, o atendimento comunitário. O que quer dizer? Isso mostra que o MFC pode ajudar nas relações familiares ao longo do tempo. Por outro lado, o Clínico Geral é individual, fora do enfoque comunitário;

E tem diferença há diferença do médico dedicado?

De certo modo há alguns pontos onde se encontra uma diferença entre o médico de família e o dedicado. Porém ambos estão aptos a fazer as mesmas funções, uma vez que o dedicada pode resolver até 80% dos casos primários, da mesma forma que o MFC.

Sua diferença vital é a profundidade do tratamento, enquando o da Família pode auxiliar nas relações familiares, o dedicado é apto à fazer um acompanhamento mais duradouro até os últimos dias da vida. Por esse motivo, são consideradas áreas diferentes na área da medicina.

Conclusão

De certo que agora não há nenhuma dúvida quando o assunto é o Médico de Família, uma vez que tudo que era necessário para entender essa área, teve sua explicação. Portanto agora que já sabe das areas atuantes, quem sabe a procura por um não se faz últil.

Dito isso, sabia que na Kompa é possível conseguir esse atendimento mais humanizado, tanto presencial quanto online. Isso possibilita uma maior conexão com o médico de família e da mais liberdade para conseguir tirar qualquer dúvida que haja.

Quer saber mais sobre? Basta apenas acessar a Kompa Saúde (clique aqui) que além de conhecer outros pontos e serviços que ela oferece, poderá assinar seu plano onde terá um médico de família disposto a ajudá-lo na hora que precisar, tanto via Telemedicina quanto presencialmente, para outros fins, como por exemplo check ups anuais.

Fontes:

  • G1 (06/01/2022 às 16H);
  • Wikipédia (06/01/2022 às 17H30);
  • Albert Eeinstein (06/01/2022 às 18H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?