Pesquisar

A cirurgia de Hérnia Umbilical pela Videolaparoscopia

  • Compartilhar:
post-title

Após alguns textos no blog sobre hérnia, é o momento de abordar mais uma em questão. Além de explicar um pouco mais sobre a Hérnia Umbilical, terá como ponto-chave vamos falar de uma forma de cirurgia. Semelhante à Hérnia Inguinal, essa também pode ter sua solução com uma Videolaparoscopia.

Dito isso, veja mais sobre os processos de pré-operação e pós-operação, além de algumas dicas que podem ajudar o paciente na sua recuperação. Vale destacar que depois de explicar, é fundamental conhecer um lugar onde faça tal procedimento, e nesse post você irá conhecer um de confiança. Leia até o fim para saber de qual ambiente se trata.

O que é uma Hérnia Umbilical?

Antes de começar todo conteúdo, deve-se entender um pouco mais sobre o que se trata. è algo muito frequente no Brasil pessoas terem Hérnia Umbilical. A saber, o número de casos passa de 150 mil por ano e em alguns casos pode ter seu tratamento pode apenas ter o auxílio do médico. Em outros casos é necessária a cirurgia.

Para quem não conhece, se trata de deslocamento incomum de um tecido que fica atrás do umbigo. Em suma, essa hérnia se forma quando uma porção do revestimento abdominal se acumulam através da parede abdominal. A saber é uma anomalia mais comum em bebês e tal anormalidade surge exatamente atrás da cicatriz do umbigo.

A critério de informação, de acordo com o Hospital São Matheus, estima-se que de 10 à 20% de todos os bebês podem ter uma Hérnia Umbilical. Mesmo menos frequente que em crianças, é mais comum as mulheres sofrerem com essa anomalia que os homens.

Não se sabe ao certo o motivo da formação dessa Hérnia Umbilical nas crianças. No entanto, entre os adultos, dentre as possíveis causas, estão:

  • Cirurgias no abdômen;
  • Fumantes;
  • Múltiplas Gestações;
  • Trabalho com excesso de peso (Pode causar a Hérnia Inguinal);
  • Pessoas que praticam exercícios físico de alta intensidade.

Cirurgia via videolaparoscopia

Aprofundando agora mais sobre o tema, vamos entender mais sobre como funciona a cirurgia de Hérnia Inguinal por Videolaparoscopia. A saber, é um processo fácil e por isso é considerada uma cirurgia com o melhor tempo de recuperação. Afinal, como é o processo cirúrgico?

A processo

Com poucos cortes na região do abdômen, o cirurgião introduz um aparelho com uma microcâmera que favorece a visualização da hérnia. A saber, o paciente está sob efeito de uma anestesia geral e de costume são apenas 3 cortes. Isso tranquiliza o paciente e há menos riscos de comprometer tecidos saudáveis.

Vale destacar que, só entra em questão a cirurgia de Hérnia Umbilical através da videolaparoscopia, quando as hérnias possuem tamanhos maiores que o normal. Em outros casos quando o tratamento convencional prévio não surtiu o efeito desejado.

Pós-Operatório da Hérnia Umbilical

Variando o tempo de internação entre 12/24 horas, o paciente depende da sua evolução clínica durante essas horas. Sendo assim, a recuperação nessas horas se torna parte chave do processo pós-operatório.

Já em casa, é de suma importância que o paciente mantenha um repouso parcial. Em suma, isso quer dizer que ele deve evitar peso, e tal cuidado deve-se estender durante alguns meses. Vale destacar que no 1º mês é fora de questão levantar coisas com mais de 5Kg.

Se lembra que logo no começo falei de buscar um lugar de confiança? Sendo assim, conheça a Kompa Saúde que além de um plano de assinatura também trabalha agora com procedimentos e cirurgias. A saber tem diversas cirurgias no catálogo que cobre. Acesse aqui a Kompa Saúde e confira!

O que mais saber?

Por fim, o conteúdo buscou explicar um pouco sobre todo o processo que gira em torno do processo cirúrgico. Sendo assim, leia mais vezes se necessário, em caso de qualquer dúvida busque um médico de confiança, ou o que você já passa com frequência.

Vale destacar que além de procedimentos e cirurgias, na Kompa é possível fazer um plano de assinatura para sua saúde, além de um app gratuito onde pode agendar consultas e visualizar os prontuários dos médicos em que já passou por Telemedicina.

Não deixe que problemas como a Hérnia atrapalhem sua rotina de vida, busque uma solução rápida, e como viu, no caso da Umbilical, em pouco tempo já poderá voltar às suas atividades comuns. Acesse aqui e olhe todos os procedimentos e cirurgias que a Kompa Saúde cobre.

Fontes:

  • Dr. Felipe Malafaia (01/12/2021 às 13H);
  • Clínica HepatoGastro (01/12/2021 às 15H);
  • Hospital São Matheus (01/12/2021 às 16H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?