A varicocele é uma dilatação anormal das veias da região dos testículos, provocando o acúmulo de sangue e resultando no surgimento de alguns sintomas como dor. Essa é uma das causas da infertilidade masculina, mas não provoca nenhum distúrbio do potencial sexual.
Geralmente, a varicocele ocorre no testículo esquerdo, mas pode surgir em qualquer lado e, inclusive, afetar ambos os testículos ao mesmo tempo que é conhecido como varicocele bilateral.
A varicocele tem cura, e para isso é realizada uma cirurgia. Porém, nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade, principalmente se já existirem danos nas estruturas dos testículos. Leia abaixo e conheça melhor sobre a varicocele:
O que é varicocele:
A varicocele é a dilatação anormal acometida nas veias dos testículos, ocorrendo principalmente após esforço físico. As veias fazem parte do cordão espermático, e sua dilatação pode dificultar o retorno venoso e provocar disfunção testicular, piorando a qualidade do sêmen.
Embora a varicocele seja uma das causas da infertilidade masculina, ela não provoca nenhum distúrbio do potencial sexual. Normalmente, ela é congênita, aparece na maior parte das vezes no momento da adolescência e dificilmente na infância.
Sintomas de varicocele:
Geralmente os sintomas de varicocele incluem:
- Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
- Sensação de peso nos testículos;
- Dor que passa ao deitar de barriga para cima;
- Dor nos testículos, e que varia entre dor intensa e desconforto;
- Infertilidade.
Ressalta-se que também existem os casos em que a varicocele não apresenta nenhum sintoma, e por isso é recomendado ter uma consulta com o urologista para obter o diagnóstico.
Diagnóstico da varicocele:
A varicocele pode ser diagnosticada pelo médico através de um exame de palpação dos testículos, devendo ser feito deitado e de pé, pois em alguns casos a doença não pode ser sentida em algumas posições.
Portanto, também será necessário fazer um ultrassom para conseguir identificar detalhadamente o local que está afetado e qual a posição das estruturas dos testículos.
Aqui na plataforma Kompa saúde, os pacientes podem ter consultas com o urologista a distância e realizar o procedimento cirúrgico na rede física. Acesse para conhecer e receber o melhor atendimento para cuidar da sua saúde.
Tratamento da varicocele:
O tratamento da varicocele é recomendado quando o homem está apresentando sintomas, sendo assim, caso exista inchaço ou dor, o médico pode recomendar a ingestão de medicamentos e uso de suspensório para testículos.
Porém, em caso que tenha a infertilidade, problemas de funcionamento do testículo e a dor que não melhora, podem ser necessários a realização da cirurgia, conhecida como varicocelectomia.
Entenda como a cirurgia de funciona:
A cirurgia varicocele pode ser feita de 3 maneiras diferentes, veja quais são elas:
- Cirurgia aberta: sendo o tipo clássico da cirurgia, o médico faz um corte na região da virilha para conseguir observar a varicocele e dar uma forma de “nó” na veia que está afetada, permitindo também que o sangue circule apenas nas veias normais.
- Laparoscopia: é igual a cirurgia aberta, mas nesse caso o profissional faz cortes pequenos no abdômen e insere tubos finos através dos quais faz a reparação da varicocele.
- Embolização percutânea: essa é uma técnica menos comum no qual o médico deve inserir um tubo através de uma veia na virilha até chegar ao local da varicocele, e posteriormente, libera um líquido que fecha a veia dilatada da varicocele.
Portanto, o tempo de recuperação pode variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada, a mais demorada é a cirurgia aberta, seguida pela laparoscopia e a embolização percutânea.
Mas, em todo tipo de cirurgia é possível que o paciente tenha uma ligeira dor, e por isso, deve utilizar roupa íntima confortável e aplicar gelo sobre o local durante as primeiras 24 horas. O paciente poderá voltar para as atividades normais ao fim de até 10 dias ou de acordo com as recomendações médicas.
Existe o risco de ocorrer complicações?
Quando a varicocele está presente no testículo, é comum que ao longo do tempo diminua de tamanho e se torne mole, perdendo toda sua função. Embora ainda não se saiba a causa específica deste problema, é possível que esteja relacionada com o aumento da pressão no local.
O acúmulo de sangue na varicocele pode causar o aumento da temperatura em volta dos testículos, afetando também a qualidade dos espermatozoides, podendo causar situações de infertilidade.
Sendo assim, é recomendado que os pacientes sigam todas as recomendações do urologista para evitar complicações durante ou após a cirurgia.
Conclusões:
A varicocele não é uma doença grave se for tratada corretamente e no momento correto, assim como a maioria das enfermidades, o diagnóstico precoce e o controle realizado pelo médico são importantes para a qualidade de vida.
Acesse a plataforma Kompa saúde, e conheça o médico Urologista e a realização dos procedimentos em redes físicas.
Referências:
Tua Saúde (21/11/2021 às 17:20)
Portal da Urologia (21/11/2021 às 17:50)
Comentários