Também conhecido como a famosa “pedra no rim“, o cálculo renal é um problema muito comum. A saber, por ano são cerca de 150 mil casos no Brasil. Dito isso, em alguns casos é necessário um processo cirúrgico que chamado também de Nefrolitotomia Perecutânea. Dessa forma, conheça mais sobre esse procedimento e onde pode fazê-lo de forma segura.
Índice do conteúdo
O que é um cálculo renal?
Como já dito anteriormente, cálculo renal é um nome mais “sério”, e tem uma nomenclatura mais popular. Ou seja, vocês devem conhecer como Pedra no rim, mas a pergunta é, como surge no nosso organismo essa pedra? Além de explicar mais sobre essa doença, saiba onde é possível fazer a cirurgia para tirar as maiores pedras.
Em suma, as pedras tem em sua composição sais ácidos e minerais que aglutinam (se juntam), na concentração da urina. A saber, seu sintoma mais comum é uma intensa dor quando elas se movimentam e na maioria das vezes não causam danos permanentes.
No entanto, há casos onde existe um cálculo renal mais volumoso direto no rim. Sendo assim, se torna necessário o procedimento cirúrgico chamado de Nefrolitotomia Perecutânea.
Nefrolitotomia Perecutânea
Em tese, esse procedimento só é usado qunado há algum cálculo renal maior que 2cm ou 20mm. No entanto, existe a possibilidade de fazer tal procedimento com cálculos menores, porém em difícil acesso para a cirurgia por dentro do canal urinário.
Agora que já viu na teoria em quais casos de cálculo renal a Nefrolitotomia é útil, veja todo o processo cirúrgico e como funciona e os cuidados do pós-operatório.
No procedimento em questão, é feita uma pequena incisão e há uma dilatação no caminho até o rim. Isso porque é necessário que passe um aparelho chamado Nefroscópio (aparelho com câmera). Ao identificar o cálculo renal, ele é pulverizado com a ajuda de um laser e assim da para retirar os maiores pedaços.
O pós-operatório é demorado?
Após toda a cirurgia, é importante ficar no hospital durante alguns dias para observação do quadro. Após a retirada do tubo da Nefrototomia por um médico ou enfermeiro, é normal que sua urina contenha sangue nos primeiros dias. Além disso, é de suma importância que não pratique exercícios físicos nas duas semanas seguintes. Vale destacar que se surgir algum desses sintomas, volte com urgência ao médico.
- Dor no rim/na região da incisão;
- Mais de uma semana com sangue na urina;
- Se tiver febre.
Já entrendeu como funciona todo o processo da Nefrototomia Perecutânea? Então já está nahora de marcar sua cirurgia né?! Acesse a Kompa Saúde, além de diversas especialidades, agora eles fazem procedimentos e cirurgias, clica aqui e já marque a sua!
O que fazer para não ter mais cálculo renal?
Depois de todo processo cirúrgico e das dores que sentiu com o cálculo, é claro que você não quer sentir essa dor novamente né? Sendo assim separamos algumas formas de evitar que se forme novamente alguma pedra no seu rim. Vale destacar que reincidência, é comum caso siga os mesmos hábitos que geraram o problema anteriormente.
Água
Melhor forma de evitar a pedra no rim. A quantidade mínima para se tomar durante o dia é 2 litros, sendo assim sempre carregue uma garrafa d’água contigo. Além de se manter hidratado, pode evitar maiores complicações no futuro.
Não ingerir em excesso proteína animal
Claro que uma carne sempre faz bem, no entanto como tudo no mundo, o que é em excesso faz mal. Sendo assim, ao comer muita proteína animal, elas podem aumentar os nívies de ácido úrico, levando assim a desenvolver outra vez um cálculo renal.
Evite muito sódio todos os dias
Ao comer muitos alimentos com sódio de forma constante pode aumentar os níveis de cálcio na urina. Dessa forma, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade ideal de sódio por dia não deve passar dos 2 gramas.
Entedeu mais sobre o cálculo renal e sua cirurgia?
Durante todo o conteúdo, ficou claro que mesmo sendo uma cirurgia tranquila, ela requer alguns cuidados e só é indicada em casos específicos. Sendo assim, o melhor conselho é sempre cuidar da sua alimentação e saúde para não surgir o cálculo renal.
Para marcar sua cirurgia perecutânea, basta acessar a Kompa Saúde, assim além de um cuidado de qualidade incrível, eles também trabalham com um plano de assinatura de saúde. Quer ter acesso a tudo isso e muito mais, faça já seu cadastro no site é grátis e você já terá alguns benefícios logo de cara. Acesse aqui para ir ao site da Kompa Saúde.
Fontes
- PebMed (23/11/2021 às 13H);
- Veridium (23/11/2021 às 14H);
- Hospital São Luiz (23/11/2021às 16H).
Comentários