Pesquisar

Sintomas de problemas nos rins

  • Compartilhar:
post-title

Quando o paciente está com sintomas de problemas nos rins, o organismo irá demonstrar vários sinais relacionados ao problema. As dores podem ocorrer em diferentes locais do corpo, como no fundo das costas, causando mudanças na urina e inchaços. 

Cada sintoma indica um problema diferente, muitas vezes o paciente pode não apresentar nenhum sintoma. Portanto, é preciso ficar atento aos primeiros indícios e procurar ajuda médica. O profissional deverá solicitar exames para descobrir se existem alterações nos rins, principalmente em casos de risco como diabéticos, pessoas com pressão alta, idosos e outros.

Qual a função dos rins?

Os rins são considerados órgãos nobres, eles realizam funções que são fundamentais para a vida. Eles dependem do equilíbrio e bom funcionamento do organismo para nossa saúde. Os rins possuem como funções principais:

  • Regular a pressão arterial;
  • Eliminar as substâncias nocivas do sangue;
  • Produzir hormônios;
  • Atuar na manutenção e formação dos ossos;
  • Estimular a produção de glóbulos vermelhos.

Quando os rins apresentam problemas em seu funcionamento, eles deixam de desenvolver as funções corretamente. Existem alternativas para solucionar esse problema conhecido como deficiência da função renal, como por exemplo, medicamentos para os casos graves, e a substituição da função em casos avançados através de diálise crônica.

Iremos falar sobre tratamento e consulta médica ainda nesse artigo, antes vamos conhecer os sintomas de problemas nos rins.

Problemas comuns nos rins:

Vamos conhecer os tipos frequentes de problemas que afetam os rins, veja quais são eles:

Pedra nos rins: 

Causado pelo acúmulo de pequenas pedras no interior do órgão, elas podem dificultar a passagem da urina até a bexiga;

Cistos nos rins:

Os cistos acontecem frequentemente em pacientes com mais idade, e quando eles estão grandes podem causar dores fortes no rim;

Doença policística renal:

A doença policística pode ocasionar ao aparecimento de vários cistos nos rins, que irão dificultar o funcionamento do órgão.

Infecções renais:

A infecção renal pode ser causada por bactérias que chegam até o órgão, podendo ser através do sangue ou vias urinárias. Esse problema é muito comum em mulheres, que poderão ter sintomas como febre, dor nas costas e vômitos;

Hidronefrose:

A Hidronefrose ocorre quando a urina não consegue passar até a bexiga, e acaba acumulando no interior dos rins;

Insuficiência renal:

A insuficiência renal ocorre devido a lesões recorrentes nos rins que vão impedir o funcionamento do órgão;

Lesão renal aguda:

Essa lesão costuma se manifestar em pacientes que já estão internados na UTI, pacientes com histórico familiar com esse problema e em idosos. Quando os rins deixam de funcionar de forma espontânea por um período curto de tempo (cerca de 2 dias), será necessário tratar urgentemente. 

Além disso, as pessoas com doenças crônicas que estão descontroladas, como a pressão alta ou diabetes, podem desenvolver a doença renal crônica que provoca pequenas lesões nos rins ao longo do tempo. É provável que termine em insuficiência renal.

O câncer nos rins também é frequente, principalmente em homens com idade igual ou superior a 60 anos. Os sintomas podem se manifestar com a presença de sangue na urina, perda de peso sem motivo aparente, cansaço frequente, febre constante e presença de nódulo e dor de um lado na parte de trás das costas. 

Principais causas de problema nos rins:

Os sintomas de problema nos rins podem acontecer como consequência de algumas situações, onde a curto, médio ou a longo prazo podem causar graves problemas no funcionamento dos rins. Veja as principais causas:

  • Lesão nos rins: podendo ser causado por pedras nos rins ou substâncias tóxicas como medicamentos;
  • Sepse: As bactérias conseguem chegar aos rins e outras partes do corpo, podendo causar grandes danos ao órgão;
  • Uso de medicamentos e suplementos protéicos em grande quantidade: O uso em excesso pode causar danos ao órgão e interferir em suas funções;
  • Síndrome hemolítico-urêmica: sendo uma doença causada por uma toxina que é produzida por alguma bactéria, ela resulta na lesão dos vasos sanguíneos, anemia hemolítica e perda progressiva da função renal;
  • Quantidade menor de sangue no rim: pode ser causado por desidratação, maus funcionamentos do órgão ou pressão baixa;
  • Doença policística renal: Caracterizada pela presença de ovários cistos nos rins, isso pode prejudicar o funcionamento do órgão.
  • Passagem da urina interrompida: Causada pelo aumento da próstata ou até mesmo pela presença de um tumor.

Sintomas de problemas nos rins:

Cada problema irá manifestar sintomas diferentes no corpo do paciente, e cada um irá necessitar de diferentes tratamentos. Veja os sintomas de insuficiência renal:

  • Menor produção de urina, em alguns casos a urina pode permanecer normal;
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nos tornozelos, pés e nas pernas;
  • Sonolência;
  • Falta de apetite;
  • Falta de ar;
  • Fadiga constante;
  • Confusão;
  • Náusea e vômitos;
  • Coma ou convulsões em casos mais graves;
  • Dor e pressão na região do peito.

Os sintomas de problemas nos rins podem não se manifestar em alguns casos, e o paciente só ficará sabendo que o órgão não está bem durante exames que foram realizados por outras razões, como um exame de rotina. 

Diagnóstico de problemas nos rins:

Para diagnosticar os sintomas de problemas nos rins, o paciente pode ter uma consulta com o médico nefrologista. A Nefrologia é a especialidade médica que realiza o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente com o problema nos rins. 

É possível ter uma consulta médica online com o médico nefrologista em nossa plataforma Kompa, ele irá aplicar um teste para saber o que o paciente está sentindo e obter o diagnóstico. 

Dessa forma, será possível que o paciente trate os sintomas sem precisar sair de casa. Veja quais os exames que geralmente são solicitados pelo médico:

  • Exame de sangue: Exame realizado para avaliar os níveis de substâncias eliminadas pelo rim, como a ureia e a creatina;
  • Teste de urina: Avaliando a presença de proteínas ou sangue na urina, que são alterações que indicam problemas nos rins;
  • Biópsia: Geralmente ela é usada quando o médico suspeita que o paciente está com câncer, ela também pode ser usada para identificar outros problemas;
  • Ultrassom ou tomografia: Para ajudar a identificar as alterações na forma do rim, permitindo que o médico observe tumores e cistos;

Todos estes exames podem ser solicitados pelo nefrologista, e por isso, identificar os sintomas é importante. Assim será possível que o paciente busque ajuda médica rapidamente, faça os exames e confirme se existem algum problema nos rins.

O médico poderá recomendar o melhor tratamento e evitar as complicações que são causadas pelo problema no rim. Lembrando que o tratamento poderá variar para cada causa dos sintomas de problemas nos rins.

Conclusão:

Você conheceu os sintomas de problemas nos rins e o médico que trata as alterações causadas no órgão. Agora, poderá acessar nossa plataforma Kompa e ter uma consulta para evitar as complicações causadas por falta de tratamento adequado.

A consulta online faz parte da Telemedicina, uma nova forma de atendimento oferecida por profissionais da saúde para diagnosticar e acompanhar os pacientes sem precisar sair de casa. Essa forma de atendimento está sendo muito utilizada atualmente, sendo fundamental para evitar o contágio da Covid-19.

Portanto, se você está suspeitando que está com sintomas de problemas nos rins, poderá entrar em nosso site e marcar uma consulta online para conversar com um profissional. E ter a segurança de saber que seu médico está sempre por perto para ajudar.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?