O período da gravidez estimula muitas preocupações na mulher, levantando dúvidas, por exemplo a grávida pode pintar o cabelo? Pode praticar atividade física? O que comer? E os inchaços? Você encontra respostas para estas dúvidas aqui. Além disso, tirar dúvidas também faz parte do trabalho de um médico profissional, então o acompanhamento pré-natal é essencial para o bem-estar da mulher grávida.
Muitos procedimentos estéticos relacionados ao cabelo envolvem produtos químicos, as possíveis consequências destes no organismo são o que preocupam as mulheres. Inclusive, não apenas as grávidas ou as mulheres devem ser as únicas a se preocupar com realizar esses tipos de procedimento em estabelecimentos confiáveis. Alguns salões de beleza fazem uso de produtos adulterados, que prejudicam o corpo humano. Agora, sendo os produtos adequados e os profissionais competentes, é seguro para as grávidas pintarem o cabelo, mas existem precauções por trás disso tudo.
Navegue pelo conteúdo
Grávida pode pintar o cabelo?
Pode, a concentração dos produtos químicos presentes nas tintas de cabelo é muito baixa, isso evita que o corpo absorva uma quantidade alta deste, impedindo que tais elementos cheguem ao feto prejudicando sua formação. Mas, ainda assim, pintar o cabelo é um procedimento estético e, de certa forma, desnecessário, então considera-se uma precaução a mais deixar de fazê-lo quando estiver grávida.
Então, para aumentar ainda mais a prevenção quanto aos problemas que envolvem os químicos da pintura de cabelo deve-se escolher o produto correto. Tintas à base de água e sem amônia apresentam menos riscos à saúde. Sobretudo, pergunte ao médico obstetra sobre a tinta específica antes de usá-la, seja no salão ou em casa.
Até quando pode-se pintar o cabelo durante a gestação?
Ao contrário de algumas outras práticas que deixam de ser indicadas conforme o feto se desenvolve, pintar o cabelo é contraindicado nos primeiros três meses da gravidez. Isto acontece pois neste período os órgãos e músculos do bebê estão no princípio de sua formação, um momento mais delicado para a influência de químicos prejudiciais ao organismo.
Tal período pode acabar frustrando a grávida, pois, após o primeiro mês de gestação, o cabelo tende a crescer mais rápido. Este crescimento elevado faz com que muitas mulheres sintam vontade de pintar o cabelo, pois fará com que a raiz fique de uma cor diferente do restante das mechas.
Leia também: Teste de gravidez: conheça os tipos.
Existe relação entre a cor da tinta e o risco à saúde?
Entendendo que são baixos os riscos de ter prejuízo ao bebê, visto que os químicos danosos da tinta estão em baixa concentração em sua composição. Mas, mesmo assim, algumas tintas apresentam maior concentração de tais produtos do que outras. Reforçando, novamente a indicação para que se procurem aquelas à base de água e sem amônia.
Então, tintas de cores mais vivas e vibrantes precisam de maior concentração de alguns químicos em sua composição para fixarem no cabelo corretamente. Dê preferência para as cores mais suaves. Além disso, existem tinturas mais naturais como a Hena e a 100% vegetal, consulte os estabelecimentos sobre esses produtos antes de agendar seu horário.
A dúvida “a grávida pode pintar o cabelo?” é, sobretudo, uma daquelas cujo médicos sempre são a melhor opção para encontrar a resposta correta. Além de questionar o profissional da saúde, pesquisar bastante sobre as alternativas naturais é uma boa opção se este procedimento te interessa. Pesquise por estabelecimentos que ofereçam tinturas alternativas, pergunte para mulheres que engravidaram antes de você. Mesmo se pintar em casa for sua intenção, se aprofunde na composição da tinta que comprar, envie uma foto do rótulo para um médico, precaver-se nunca é demais.
Leia também: Amamentação: perguntas e respostas.
Dicas e precauções para o procedimento
Pintar o cabelo é seguro pois existem as maneiras corretas de fazê-lo, ainda mais no caso da mulher grávida. As medidas que serão descritas dizem respeito tanto aquelas mulheres que irão pintar o seu em casa quanto aquelas que escolheram o salão.
Em primeiro lugar, seguir à risca as instruções da embalagem é fundamental. O fabricante testou seu produto em diferentes quantidades e tempos de exposição, você deve seguir estas indicações, tanto para garantir o resultado estético que deseja quanto para proteger a saúde sua e do bebê. No caso do salão, pesquise por estabelecimentos confiáveis, sem queixas no PROCOM, por exemplo, pois adulterar o produto ou utilizá-lo de forma errada é o que trará risco ao procedimento.
Use luvas para aplicar a tinta ao seu cabelo. Isso diminui a quantidade de produto ao qual você estará exposta e também permite que você as tire rapidamente caso precise de sua mão limpa para fazer alguma coisa. O uso de luvas também diminui as chances de que você, acidentalmente, leve a mão à boca e aos olhos, pois a presença do acessório acaba alterando sua coordenação e aumentando sua atenção no processo.
Realize o procedimento em um ambiente ventilado, isso diminui a exposição aos químicos, tanto para você quanto para quem irá te ajudar ou atender no caso de um salão.
Leia também: Conheça sobre gravidez tubária.
Cuidados gerais para a mulher grávida
Realizar um acompanhamento pré-natal e pós-parto é, e sempre será, a maneira mais segura para o desenvolvimento do bebê. Para isso, alguns serviços como a Kompa Saúde oferecem variedades de especialistas por preços acessíveis, focando seu atendimento na prevenção. Clique aqui para conhecer as vantages do acompanhamento da Kompa.
Não ignore sintomas, algumas dores ou alterações no corpo podem parecer naturais, quando na verdade são sinais de problemas graves. Uma gravidez ectópica, por exemplo, causa dores abdominais que, se ignoradas, podem levar a mulher à morte, como no caso da gravidez tubária.
Conheça os sintomas da gravidez e não ignore aqueles que podem indicar prejuízos à saúde.
Comentários