A virose é uma doença causada por um vírus e que possui curta duração, geralmente os sintomas de virose não ultrapassam 10 dias. A virose pode surgir em bebês, crianças, adultos e idosos e pode ser causada por diversos tipos de vírus.
O mais comum é que aconteça pelas vias respiratórias ou no intestino. Iremos falar sobre os sintomas de virose mais comuns, e quando o médico deve ser procurado. Veja abaixo as informações para te ajudar a entender os principais sintomas, acompanhe abaixo:
Sintomas de virose:
A virose é uma infecção provocada por um vírus, afetando o sistema imunológico do paciente. Em teoria, doenças como dengue, gripe, infecção HIV podem ser consideradas viroses. Normalmente os médicos costumam referir a virose quando lidam com alguma infecção respiratória ou gastrointestinal. Os sintomas de virose mais comuns são:
- Diarreia;
- Enjoo;
- Dor muscular;
- Dor no barriga;
- Falta de apetite;
- Febre e vômito.
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Inchaço dos gânglios;
- Febre;
- Congestão nasal;
- Espirros;
- Corrimento nasal claro;
- Garganta irritada e dolorida;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Inchaço dos gânglios.
O tipo respiratório é causado pelo vírus da gripe e outros que causam resfriados comuns. Normalmente, os sintomas causados são clássicos do sistema respiratório.
Tipos de virose:
Como dissemos, existe uma longa quantidade de sinais de possíveis tipos de virose. Na prática, a virose fica restrita ao tipo de infecção viral autolimitada e que leva alguns dias para ser curada. A virose é divida em três tipos, as respiratórias, gastrointestinais e viroses exantemáticas. Conheça melhor sobre elas:
virose respiratória:
O tipo de virose respiratória é provocada pelo vírus da gripe, conhecido como influenza, ou por outros tipos que provocam o resfriado comum. Entre eles temos o Rinovírus, Vírus sincicial respiratório, Parainfluenza, adenovírus. Os sintomas mais comuns são:
- Dor de cabeça;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Cansaço;
- Conjuntivite;
- Coriza;
- Febre;
- Espirros.
Geralmente os sintomas duram de 2 a 7 dias, e curam-se gradualmente.
Gastrointestinais:
Grande parte dos casos de diarreia são causadas pelas viroses gastrointestinais, que incluem infecções pelo astrovírus, adenovírus entérico e o rotavírus. Esse tipo de virose se caracteriza por um quadro de diarreia aguda, e dura de 3 a 7 dias normalmente. Ela também vem acompanhada de cólicas abdominais e vômitos. Veja os sintomas:
- Febre baixa;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Desidratação grave.
É importante cuidar da desidratação, ingerindo muito líquidos;
Exantemáticas:
Este grupo cursa com o aparecimento de exantemas, que são erupções avermelhadas na pele. Entre as viroses exantemáticas conhecidas temos a catapora, rubéola e o sarampo. As doenças como chikungunya, febre zika e dengue são exemplos de viroses que causam e cursam com exantemas. Os sintomas são:
- Diarreia;
- Tosse;
- Perda de apetite;
- Sonolência;
- Irritabilidade;
- Aumento dos linfonodos.
Como evitar contrair uma virose:
Para evitar que você se contamine com os tipos de virose, siga as seguintes dicas:
- Lave as mãos regularmente:
Recomenda-se que as mãos sejam lavadas com sabão antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro e sempre que a pessoa tossir ou espirrar. Assim poderá evitar o risco de ter o vírus nas mãos.
- Fique longe de outros doentes:
Pessoas com virose podem contaminar outras pessoas ao seu redor, principalmente nos casos de tosse, vômito ou diarreia, pois o vírus está nesses fluidos corporais que podem contaminar diversas pessoas. A melhor forma de se proteger é manter a distância de 1 metro do doente, e caso esteja com um bebê com virose, o ideal é lavar as mãos antes e depois de trocar a fralda suja dele.
- Não compartilhe objetos:
O compartilhamento de objetos ou o uso constante deles sem realizar a troca, por exemplo de toalhas, talheres e copos. Que devem ser lavados com água quente e sabão para eliminar o vírus que pode estar presente nos objetos.
Tratando os sintomas de virose:
Normalmente o tratamento dos sintomas de virose é realizado com remédios para redução de febre e auxílio da dor. Para o tratamento em casa, pode-se realizar as seguintes explicações rápidas:
- Repouso;
- Cuidar da hidratação;
- Alimentação saudável;
- Uso de medicamentos (recomendados por médicos);
- Evite locais com muitas pessoas;
- Evite gorduras, frituras, molhos, lácteos em geral.
Nos casos em que a diarreia também está presente, a reidratação com soro caseiro deve ser realizada, após cada evacuação tomar 1 copo.
Para receber orientações de um profissional, agende uma consulta aqui na Kompa e seja atendido a distância.
Conclusão:
Você conheceu os principais sintomas da virose e os cuidados básicos para evitar a contaminação dessa doença, se precisar você poderá obter ajuda médica em nossa plataforma.
Aqui na Kompa você poderá ter contato com médicos à distância, obtendo ajuda sem precisar sair de casa, recebendo o diagnóstico e tratamento através do atendimento. Aliviando os sintomas da virose, e melhorando sua saúde através de orientações que vão direto ao tipo de virose.
Comentários