Uma tireoide desregulada pode causar sintomas muito variados pelo corpo do indivíduo, pois essa é uma glândula que regula funções centrais do metabolismo. Como seus efeitos podem afetar diferentes sistemas, órgãos ou membros, seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças.
Por isso que é tão importante prestar atenção nos sinais que seu corpo te dá e consultar-se com um médico assim que eles surgirem. Problemas na tireoide atingem 8 vezes mais mulheres do que homens, isso mostra a necessidade de maiores cuidados entre a população feminina. Mas os homens não podem achar que estão livres dessas doenças, este tipo de relaxamento acaba atrasando o diagnóstico no sexo masculino.
Tanto a produção baixa quanto a excessiva de hormônios da tireoide representam os distúrbios dessa glândula. Portanto, os exames que medem as taxas destes hormônios no sangue são adequados para o diagnóstico das doenças endócrinas.
Tabela de conteúdos
Os sintomas da tireoide desregulada:
– Alteração do ciclo menstrual
Como descrito anteriormente, as mulheres são mais atingidas pelos problemas na tireoide do que os homens. Dito isso, um dos sintomas de que esta glândula está funcionando de maneira irregular é a alteração no ciclo menstrual da mulher.
Desta forma a tireoide desregulada pode causar aumento ou redução do fluxo, atrasos ou maior frequência de sangramentos em um mês e até uma parada do ciclo por diversos meses, chamada amenorreia.
Estrogênio e progesterona são os hormônios que sofrem grandes alterações em sua produção quando há algum problema na tireoide. Então, não é apenas a alteração do sangramento que complica a vida da mulher, mas também dificulta que ela engravide.
– Ganho e perda de peso
O metabolismo é o conjunto das funções do organismo que trabalham para liberar energia para estimular o corpo. Então, alterações de consumo de calorias, tanto para mais quanto para menos, fazem com que você perda ou ganhe peso. Por exemplo, dietas tem a intenção de diminuir seu consumo calórico fazendo com que você gaste mais do que ganha.
Então, alguém que comece a apresentar perda ou ganho de peso sem um motivo, como estar se exercitando ou se alimentando de maneira diferente, pode ter algum problema na tireoide, Pois esta glândula produz hormônios que regulam o metabolismo do indivíduo, os distúrbios que a afetam também alteram sua produção.
A diminuição na produção desses hormônios causa ganho de peso, fadiga e dores, o nome dessa doença é hipotireoidismo. Enquanto a alta produção faz a pessoa perder peso, apetite e causa irregularidade nos batimentos cardíacos, este é o hipertireoidismo.
Estes distúrbios são, às vezes, causados por doenças autoimunes que atacam a tireoide, como Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto. Então, se você está ganhando ou perdendo peso sem motivo aparente, é hora de agendar sua consulta com um endocrinologista.
– Dores musculares devido a tireoide desregulada
Uma maneira comum de perceber o início de algum problema na tireoide é através de dores musculares, aparentemente, inexplicáveis. Então, incômodos como rigidez e câimbras muito frequentes podem significar alguma doença.
Este tipo de dor é muito comum no nosso dia a dia, então, apenas um médico consegue diferenciá-las de outros tipos de lesões musculares. Pois os hormônios tireoidianos são responsáveis pela contração e relaxamento dos músculos, de forma que o excesso de dor na recuperação física é um sintoma de alguma doença endócrina.
– Fadiga ou inquietação
A falta de hormônios costuma deixar o paciente muito cansado, pois são estes que tem a função de estimular o funcionamento do organismo. Então a falta de energia para realizar as atividades do cotidiano pode ser um dos sintomas da tireoide desregulada.
No entanto, este cansaço também aparece em doenças como diabetes, Síndrome de Burnout e depressão. Por isso que é tão importante consultar-se com um médico se você sentir-se mais fraco do que o normal.
Se a falta de energia é um sinal de problemas, a inquietação e ansiedade também são sinais negativos. Inclusive o excesso de hormônios da tireoide causa até problemas cardíacos, pois desregula seus batimentos.
– Diminuição da libido
A tireoide também interfere nos hormônios sexuais, causando disfunção erétil nos homens e ressecamento vaginal nas mulheres.
Doenças que atrapalham a vida sexual costumam preocupar muito, mas ainda envolvem muitos tabus. Deve-se reforçar que um acompanhamento médico íntimo é necessário na vida de qualquer um.
Conclusão
Contudo, os sintomas de alguns problemas na tireoide afetam áreas muito diferentes do organismo, e costumam confundir-se com aqueles de outras doenças. Por isso que apenas um médico especialista pode fazer o diagnóstico correto. No caso de problemas hormonais, o profissional adequado é o endocrinologista.
Mas, algumas implicações dessas doenças causam sintomas que outros profissionais, como nutricionista, oftalmologista, psicólogo e fisioterapeuta abordam com muita segurança. Clique aqui para conhecer mais sobre o tratamento.
Comentários