As doenças como sinusite, rinite e bronquite atingem centenas de pessoas, mesmo com tratamentos, muitas vezes não se curam. Os controles dos sintomas de sinusite podem melhorar, evitando o incómodo e as crises.
Em determinadas épocas do ano, como o inverno, podem aumentar o desconforto. Acontece o ressecamento nasal e a baixa umidade do clima, que causa a piora das doenças. Pensando nisso, quais as diferenças entre essas doenças respiratórias? Quais os sintomas da sinusite? Acompanhe abaixo:
Entenda os sintomas da sinusite e outras doenças respiratórias:
As doenças respiratórias como a sinusite, bronquite e rinite atacam as vias nasais, inferior e superior e os pulmões. É comum que elas apareçam em épocas mais frias do ano, devido à má circulação do ar com os ambientes fechados, imunidade baixa, clima seco, entre outros fatores que favorecem a piora dessas doenças.
Elas podem ser controladas, mas antes é preciso saber identificá-las entendendo a diferença entre elas. Veja quais são:
Bronquite:
Inflamação na região dos brônquios que tem como finalidade transportar oxigênio do ar até os pulmões. Durante esse processo há um estreitamento do espaço para a passagem do ar, deixando a respiração difícil, cansativa e lenta.
Em casos em que ela piora, pode desencadear doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Uma enfermidade comum em crianças e idosos.
Rinite:
A rinite também é uma inflamação, ela atinge a mucosa que cobre a via nasal. É comum ocorrer uma reação do sistema imunológico às substâncias alérgicas de poeira, bolor, pólens, pelo de animais, ácaros, fungos, e muitos outros.
Sinusite:
Os sintomas de sinusite são um processo inflamatório da mucosa e a região dos seios da face, ao redor dos olhos, nariz e maçã do rosto. Ela surge através de uma gripe e alergia a elementos, e até mesmo quando a rinite está descontrolada. Se as crises duram mais de 12 semanas, ela é considerada crônica.
Principais exames para diagnosticar a sinusite:
Os exames feitos para diagnosticar a sinusite podem ser:
- Raio-x;
- Endoscopia nasal;
- Tomografia computadorizada;
- Culturas nasais;
Dessa forma o médico poderá ter o diagnóstico da sinusite, e poderá aplicar os melhores tratamentos para aliviar os incômodos causados pelos sintomas de sinusite. O médico responsável por tratar da sinusite e outras doenças respiratórias é o pneumologista.
Hábitos que podem levar ao desenvolvimento da sinusite:
Entenda melhor sobre as principais causas da sinusite crônica:
- Reação alérgica;
- Desvio de septo nasal;
- Trauma da face;
- Doenças que afetam a imunidade;
- Pólipos nasais;
- Infecções respiratórias;
- Células do sistema imunológico;
- Tabagismo;
- Infecção odontológica;
- Alterações de altitude;
- entre muitos outros.
Pneumologista:
O pneumologista é o médico que trata das doenças respiratórias, portanto caso precise de ajuda, agende uma consulta com ele para aliviar os incômodos. Somente ele poderá diagnosticar e passar os tratamentos corretos para cada doença, ou seja, ele poderá aliviar os sintomas de sinusite e dos outros problemas respiratórios.
Lembrando que cada um deles apresenta um sintoma e causa diferente, portanto, o tratamento para um não será o mesmo para o outro, muito menos os medicamentos serão os mesmos.
Conclusão:
Agende sua consulta com o pneumologista para receber o tratamento correto para aliviar os sintomas incômodos da sinusite. Lembre-se de tomar cuidado com os medicamentos, o ideal é que você somente faça o que o profissional da saúde orientar.
Cada doença respiratória pode possuir uma diferença para ser tratada, isso porque cada pessoa precisa de um tratamento. Portanto, utilizar os medicamentos errados podem piorar os sintomas e ocasionar em outros problemas.
O médico online é uma opção rápida e de fácil acesso para receber o diagnóstico e tratamento da sinusite.
Comentários