Pesquisar

Sintomas de problemas no fígado: como identificar?

  • Compartilhar:
post-title

Você conhece os sintomas de problemas no fígado? Sabia que é possível identificar o problema e tratá-lo rapidamente? É importante conseguir identificar os sintomas e procurar ajuda de um profissional para tratar o problema o mais rápido possível.

Geralmente os sintomas de problemas no fígado são: dor abdominal e barriga inchada. Os sintomas podem variar para cada tipo de problema, podendo ser causadas desde fígado gordo, bebidas alcoólicas em excesso, e até mesmo doenças como a hepatite, cirrose ou esquistossomose.

O problema no fígado é muito grave e preocupante, portanto, é fundamental que as pessoas saibam quais são os sintomas e como obter ajuda de um médico de forma rápida.

Qual a função do fígado no corpo humano?

Este órgão pertence ao sistema digestório e está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, intestino e rim direito. O fígado possui cerca de 20 cm de comprimento, e pesa em torno de 1,5 Kg em homens e 1,2 Kg em mulheres.

Ele é um dos principais órgãos do corpo humano, ele é responsável por metabolizar as proteínas e carboidratos, e filtrar as toxinas. Se o órgão não funcionar corretamente, o organismo irá correr grandes perigos. 

O fígado possui centenas de funções fundamentais, como produzir proteínas, triglicerídeos, fatores de coagulação, colesterol e bile, são apenas algumas das tarefas dele. Veja as principais funções que são realizadas pelo fígado:

  • Digestão de gordura;
  • Armazenamento e liberação de glicose;
  • Produção de proteínas;
  • Eliminação de toxinas;
  • Produzir o colesterol;
  • Armazenar vitaminas e minerais;
  • Destruir hemácias;
  • Regular a coagulação sanguínea;
  • Transformar amônia em ureia;
  •  Metabolismo de medicamentos;
  • Destruir microrganismos;

Doenças do fígado:

Existem diversos problemas que podem afetar o funcionamento do fígado, e muitas vezes o paciente pode não sentir nada! Ele acaba descobrindo a alteração do órgão em exames de rotina que avaliam as enzimas hepáticas como AST, GGT, ALT e fosfatase alcalina e bilirrubina.

Ele também poderia descobrir o problema em exames de imagem, por exemplo, em tomografia ou ultrassonografia. Conheça quais são as principais doenças que causam os sintomas de problemas no fígado:

Hepatite:

A hepatite é a inflamação no fígado que pode ocorrer como resultado de uma infecção por vírus da hepatite A, B, C, D ou E. Sendo muito comum em pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, alguns medicamentos ou drogas. Algumas doenças que são autoimunes e a obesidade, podem aumentar o risco de ter hepatite.

 Fígado gordo:

Também conhecido como esteatose hepática, ocorre quando a pessoa sofre um acúmulo de gordura no fígado, normalmente causada por excesso de bebidas alcoólicas, má alimentação e por doenças como o colesterol alto ou a obesidade.

No início, o fígado gordo não causa sintomas, mas ao decorrer do tempo a doença vai avançando para estágios maiores que podem provocar o aparecimento de sintomas. Eles podem ser mal-estar geral, perda de peso, dor no abdômen, cansaço, enjoos e vômitos. 

O tratamento irá incluir algumas alterações na dieta e alguns hábitos para obter uma vida mais saudável.

Insuficiência hepática:

Esta doença é a mais grave do fígado, pois ele para de realizar suas funções podendo levar a complicações graves. Por exemplo, o paciente terá problemas de coagulação, infecção pulmonar, insuficiência renal e edema cerebral.

Essa doença pode surgir após anos de lesões repetidas no fígado, causadas por algum tipo de medicamento, hepatite, cirrose, fígado gordo, câncer e outras doenças autoimunes. O tratamento dessa doença geralmente necessita de um transplante de fígado. 

Câncer:

Câncer de fígado é o tipo de tumor maligno, em sua fase inicial pode não apresentar nenhum sintoma, mas conforme a doença avança, eles poderão ser sentidos. Os sintomas podem ser dores no abdômen, perda de peso, inchaço na barriga, pele e olhos amarelados. O tratamento deve ser realizado com cirurgia, quimioterapia ou transplante de fígado. 

Esse tipo de câncer pode ser causado por diversos fatores, por exemplo, alcoolismo, cirrose, hepatite e até mesmo histórico familiar.

Estas são apenas algumas doenças que podem causar os sintomas de problemas no fígado, em os casos será necessário receber orientações, diagnósticos e acompanhamento de um médico. Agora vamos conhecer os sintomas de problemas no fígado.

Principais sintomas de problemas no fígado:

Geralmente os primeiros sintomas de problemas no fígado podem ser identificados como dor abdominal no lado direito e a barriga fica inchada. Porém, os sintomas podem variar para cada tipo de problema, ou seja, as doenças que citamos podem causar um determinado tipo de sintoma no paciente.

Veja quais são os principais sintomas que podem indicar existe um problema no fígado:

  • Dor de cabeça constante;
  • Enjoos e tonturas frequentemente;
  • Dores na região superior direita da barriga;
  • Facilidade em ficar com pequenas manchas roxas;
  • Urina mais escura;
  • Perda de apetite;
  • Cansaço sem razão aparente e com mais facilidade;
  • Fezes amareladas, esbranquiçadas ou cinzentas;
  • Coceira pelo corpo todo;
  • Barriga inchada.

Quando o paciente perceber a presença de alguns destes sintomas, é fundamental que ele tenha uma consulta com um clínico geral ou hepatologista para que seja possível identificar o que está causando o problema. O tratamento adequado deve ser iniciado o mais rápido possível, sendo de acordo com cada tipo de doença.

Confirmando o diagnóstico do problema:

No início o diagnóstico é feito através de avaliações dos sintomas de problemas no fígado, eles serão realizados pelo médico que irá acompanhar a doença e tratamento dela. Depois de realizar as avaliações, ele irá solicitar uma série de exames para conseguir avaliar o funcionamento do fígado, recebendo o nome de hepatograma. 

O hepatograma é uma série de exames laboratoriais e de imagem que vão permitir saber exatamente como está o funcionamento do fígado, se ele funciona corretamente ou não. Dentre todos os exames incluídos, estão albumina, lactato desidrogenase, dosagem de bilirrubina total, direta e indireta, gama glutamil transferase, TGO, ALT, TGP, AST e tempo de protrombina. 

Existem muitos outros exames que serão solicitados pelo médico, eles também variam de acordo com cada sintoma de problema no fígado.

Tratamento para sintomas de problemas no fígado: 

O tratamento que o médico irá indicar, poderá variar de acordo com cada tipo de doença e seus sintomas. Em casos mais leves, pode ser recomendado que o paciente faça apenas alterações na alimentação e adote um estilo de vida mais ativo. 

Em casos mais graves, será incluída a mudança na alimentação, remédios para diminuir a inflamação, colesterol e glicemia. Eles são fatores que podem trazer mais complicações para o fígado do paciente. 

Quando buscar ajuda médica?

A resposta é: Exatamente no momento em que suspeitar! Se você suspeitar que os sintomas que está tendo são decorrentes de um problema no fígado, marque uma consulta imediatamente para descobrir o que está acontecendo.

Também é recomendado que as pessoas façam exames de rotina anualmente, assim elas podem evitar surpresas e descobrir a presença de doenças mais rápido e tratar delas adequadamente.

Conclusão:

Para ter uma consulta imediatamente, você pode utilizar o teleatendimento que oferecemos em nossa plataforma Kompa. Você pode ter uma consulta com o clínico geral sem precisar sair de casa.

Basta acessar nosso site, preencher as informações e agendar uma consulta para diagnosticar e tratar os sintomas de problemas no fígado. Dessa forma, poderá evitar as complicações e dores causadas pelas doenças.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?