Pesquisar

Sintomas de Pressão baixa: saiba como reagir

  • Compartilhar:
post-title

Você já ouviu falar em sintomas de pressão baixa? Existem pacientes que sofrem com esse problema, algumas pessoas acham que existe somente a pressão alta, mas existem os dois níveis da pressão arterial.

É comum que algumas pessoas sintam tontura, fraqueza e suor frio que são causados pela pressão baixa, esses sintomas costumam acontecer principalmente nos dias de muito calor. Caso estes sintomas de pressão baixa sejam frequentes, será necessário ter uma consulta médica para avaliar e iniciar um tratamento. 

É importante reconhecer quais são os sintomas de pressão baixa, para conseguir procurar ajuda e evitar as crises. Para te ajudar a conhecer a pressão baixa, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber e meios de atendimento aqui na Kompa. Confira abaixo:

O que é pressão baixa?

Também conhecido como hipotensão arterial, a pressão arterial é uma consequência da força feita pelo sangue contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo nosso corpo. O coração se contrai para expulsar o sangue presente em seu interior, a pressão nas artérias atinge o nível máximo. E quando a musculatura cardíaca relaxa permitindo que o sangue volte a preencher as cavidades, a pressão baixa para seus níveis mínimos.

É considerado pressão baixa quando os níveis estão menores que 9 por 6. É comum que o paciente com esse problema desmaie quando a pressão cair, e outras pessoas que são saudáveis, podem ter o mesmo problema sem nenhuma manifestação.

A pressão baixa não é considerada uma doença, mas pode estar relacionada a alguma como o infarto do miocárdio, diabetes, embolia pulmonar, síndrome de Shy-Drager, Doença de Addison, e outros exemplos. 

O que causam sintomas de pressão baixa?

A pressão baixa pode ocorrer em diversas situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e hipovolemia, ou seja, ocorre a quantidade de sangue circulando no corpo diminui. Outros responsáveis pela queda da pressão podem ser o uso excessivo de medicamentos contra hipertensão, jejum prolongado, desidratação, remédios para emagrecer e muitos outros que tornam essa condição mais frequente.

Nos dias de calor, os níveis de pressão também diminui, pois as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não vai precisar realizar nenhuma força para conseguir circular. A pressão também pode abaixar quando a pessoa se levanta de repente depois de muito tempo sentada, agachada ou deitada. Ocorrendo um déficit momentâneo na irrigação do cérebro por causa do retorno venoso mais lento e um subsequente débito cardíaco.

A hipotensão neural mediada pode se manifestar quando o paciente fica em pé por muito tempo, sem se movimentar, parado ou em resposta a uma experiência que envolve um impacto emocional grande.

Conheça os sintomas de pressão baixa:

Quando a pressão está baixa, o fluxo de sangue cai para os tecidos e oxigênio. Não chega até às células com quantidade suficiente. Os seguintes sintomas podem surgir:

  • Perda de força;
  • Fraqueza;
  • Energia baixa;
  • Tontura;
  • Visão turva;
  • Suor frio;
  • Taquicardia;
  • Sensação de desmaio;
  • Desmaio.

Os sintomas de pressão baixa podem ser intensos e leves, isso varia para cada caso e pessoa. 

Como evitar a pressão baixa:

Para evitar as possíveis crises de pressão baixa, o paciente deve ter alguns cuidados. Veja quais são eles:

  • Beber água: É importante que o paciente beba 1 a 2 litros de água por dia;
  • Evite os locais muitos quentes e fechados: Também é recomendado que a pessoa use roupas leves e fáceis de tirar;
  • Tomar os remédios para pressão alta: Aqui é importante receber orientação de um médico, e nunca tomar doses superiores das que foram indicadas por ele;
  • Fazer refeições: A refeição deve ser pouco volumosa, e deve ser realizada a cada 3 horas. O paciente também não deve sair de casa sem tomar o café da manhã ou outra refeição.
  • Evite exercícios físicos quando está com estômago vazio: É importante não praticar nenhum exercício físico quando sem ter ingerido nada antes;
  • Atividade física regularmente: Para conseguir fortalecer os músculos dos braços e pernas, a atividade física deve ser praticada regularmente. Pois ajuda o sangue a chegar facilmente ao coração e ao cérebro.

Geralmente, a pressão baixa é benigna e não traz consequências graves ao paciente. Porém, a pessoa corre o risco de desmaiar, e com a queda pode fraturar algum osso ou a cabeça, e isso pode ser grave.

Quando ir ao médico?

Alguns dos sintomas de pressão baixa podem indicar que a pessoa está sofrendo com grave, por exemplo, pele pálida, respiração rápida, frequência cardíaca elevada ou a perda da consciência.

Já em pessoas saudáveis que sempre tiveram a pressão arterial normal ou inferior, o valor da pressão baixa não é um sinal de alerta. Porém, caso surja de forma repentina em pacientes que possuem pressão normalmente alta, pode ser em efeito colateral do remédio para pressão alta ou resultado de outro problema de saúde.

O problema de saúde por ser a desidratação, reação alérgica, perda de sangue, problemas cardíacos e muitos outros.

Saiba como reagir durante os sintomas de pressão alta:

A pessoa que sofreu uma crise de pressão alta deve fazer as seguintes recomendações:

  1. Deite a pessoa: em local fresco e arejado;
  2. Afrouxe as roupas: principalmente em volta do pescoço;
  3. Levante as pernas: mais ou menos a 45° do chão, acima do nível do coração da pessoa;
  4. Dê líquidos: ofereça água, café ou suco de fruta quando a pessoa está recuperada, para estabilizar a pressão arterial.

Levantar as pernas da pessoa com pressão baixa permitirá que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro facilmente, aumentando a pressão. A pessoa deverá permanecer na mesma posição por alguns minutos até que os sintomas diminuam e estabilizem.

Consulta com cardiologista:

O médico cardiologista é o profissional ideal para tratar os sintomas de pressão baixa e outras doenças cardíacas. Ele irá realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento do problema, aliviando os sintomas e crises de pressão baixa.

Para ter uma consulta com esse profissional é muito fácil, os pacientes de todos os estados do Brasil estão aderindo a telemedicina. Na verdade, a consulta online com um cardiologista é conhecida como telecardiologia, que é uma forma de atendimento com o profissional sem precisar sair de casa.

Essa nova forma de consulta já estava sendo utilizada por centenas de brasileiros e profissionais da saúde, mas durante a pandemia da Covid-19, novas ferramentas precisaram ser utilizadas para trabalho e cuidados médicos.  A telemedicina passou a ser utilizada por muitos pacientes, que conseguem cuidar melhor da saúde e ter um contato mais rápido com o médico.

Consulta online em nossa plataforma:

Aqui na Kompa os pacientes com sintomas de pressão baixa conseguem tratar o problema com um médico cardiologista. Basta acessar nosso site de atendimento e fornecer as informações que forem solicitadas para agendamento da consulta.

Para a consulta o paciente deve ter um computador ou smartphone que esteja conectado com a internet. E pronto, basta estar presente no dia e horário marcado.

Conclusão:

Você conheceu todos os sintomas de pressão baixa e a telecardiologia para tratar o problema sem precisar sair de casa. Aqui em nosso site nós oferecemos todos os benefícios da telemedicina, para que o paciente consiga ter a melhor saúde e qualidade de vida, venha conhecer nosso atendimento online.

 

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?