Os sintomas de menstruação são caracterizados pela descamação das paredes internas do útero quando não ocorre a fecundação. A descamação faz parte do ciclo reprodutivo feminino, ele acontece todos os meses. O corpo feminino em todos os meses, se prepara para uma gravidez. Quando ela não acontece, a membrana interna do útero denominada endométrio, irá se desprender.
O fluxo menstrual será composto por sangue e tecido uterino. O período de menstruação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, ele acontece em quatro fases e iremos conhecer quais são eles.
Também iremos falar sobre os sintomas de menstruação, atraso e quando procurar pelo médico, confira abaixo:
O que é menstruação:
A menstruação é algo natural que faz parte do ciclo reprodutivo do corpo feminino, melhor dizendo, trata-se do fim desse ciclo. Todos os meses, o útero da mulher prepara um revestimento interno, ele é conhecido como Endométrio, para que seja possível aninhas o embrião. E quando a fecundação não acontece, esse tecido será completamente descartado.
Nesse momento, virá a menstruação! Portanto, ela nada mais é do que a descamação do endométrio, que foi criado para ser uma espécie de “casa” para o óvulo fecundado em uma possível gravidez.
O período menstrual faz parte do ciclo natural da mulher, ele acontece em quatro fases. Veja quais são:
- Menstruação: Ocorre a perda de sangue periodicamente, sendo causado por estímulos hormonais. Toda a superfície do endométrio vai se romper, e depois será excretada pela vagina. Ela terá uma aparência de fluidos sanguíneos. Geralmente, a primeira menstruação ocorre aos doze anos;
- Fase pré-ovulatória: Período onde o óvulo irá se desenvolver para sair do ovário, o útero irá se preparar para poder receber um óvulo fecundado;
- Ovulação: Este processo ocorre entre o 13º e 15º dia, antes de outra menstruação. Durante essa fase, a mulher estará fértil e terá chances maiores de engravidar;
- Fase pós-ovulatória: Esta fase ocorre quando o óvulo não foi fecundado, ele morre após 12 ou 24 horas. Após a morte, haverá o início de uma nova menstruação.
Como ficará o corpo durante a menstruação?
A primeira fase do ciclo menstrual, sendo conhecida como fase folicular, dura uma ou duas semanas. Durante essa fase, o óvulo cresce e amadurece dentro do ovário. E ao mesmo tempo, os ovários produzem hormônios que ajudam a favorecer o desenvolvimento do endométrio.
Ao longo dos dias, o endométrio começa a engrossar e ficar mais rico em vasos sanguíneos, estando preparado para receber o óvulo no momento em que for liberado pelo ovário.
Após o amadurecimento no 14° dia do período menstrual, ele irá se separar do ovário e sair pela tuba uterina até chegar ao útero. Se o óvulo for fecundado por um espermatozóide, ele será colocado no endométrio, e nesse momento começará todo o processo de gravidez.
Por outro lado, se não ocorrer a fecundação, o óvulo irá morrer em dois ou três dias depois de ter saído do ovário, ocorrendo a expulsão na fase seguinte.
Durante a fase lútea, que vai do dia 14 ao 28, o endométrio aumenta a sua espessura. Aumentando o número e o tamanho dos vasos sanguíneos que irão nutri-lo. Até o 25 dia do ciclo, a produção de hormônios por parte dos ovários começa a diminuir.
O útero fica incapaz de manter sozinho o sustento de sua camada interna, que já é bastante grossa e com muitos vasos sanguíneos. Então irá ocorrer a hemorragia, que ocorre durante três ou sete dias, sendo composta por células do endométrio e pelo sangue de suas pequenas artérias e veias.
Dessa forma, se produz fluxo menstrual e depois de algum tempo, irá ocorrer o começo de um novo.
Sintomas de menstruação:
Os sintomas de menstruação podem ser observados para saber quando o processo está perto de descer, é importante estar atento a todos eles. Veja quais são:
- Mudanças repentinas de humor;
- Irritabilidade;
- Cansaço;
- Inchaço abdominal;
- Retenção de líquido;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Ansiedade;
- Distúrbios emocionais;
- Aumento do apetite;
- Aparecimento de espinhas;
- Seios doloridos e inchados.
Os sintomas de menstruação geralmente aparecem devido a alterações hormonais, eles podem ser aliviados com remédios anti-inflamatórios, antiespasmódicos e analgésicos. Além disso, praticar exercícios físicos também promove o relaxamento e ajudam a diminuir os sintomas.
Entenda sobre as cores do sangue menstrual:
Em alguns momentos durante a menstruação, o sangue pode apresentar cores diferentes e eles podem indicar as seguintes alterações:
Sangue rosado:
Essa coloração pode estar indicando alguma infecção, o sangue pode ter entrado em contato com corrimento esbranquiçado (provocado por infecção por fungos ou candidíase), e por isso tenha ficado mais claro.
Sangue marrom:
A cor marrom é a indicação que o fluxo menstrual está mais lento, por exemplo, em formato de conta gotas. As moléculas de ferro irão oxidar e a cor irá lembrar a borra de café. Essa alteração da cor também pode ocorrer em mulheres que utilizam medicamentos para resolver a cólica e nas que tomam pílulas.
Aliviando os sintomas de menstruação:
Para tratar a tensão pré-menstrual (TPM), existem medicamentos que aliviam os sintomas de tristeza e irritabilidade, como sertralina e fluoxetina. Já para os sintomas de dor e mal-estar, é possível utilizar o ibuprofeno ou ácido mefenâmico.
Lembrando que o tratamento com remédios deve ser avaliado, prescrito e acompanhado pelo ginecologista. Não tome nenhum medicamento sem passar por uma consulta médica!
Também é possível adotar hábitos saudáveis, que irão ajudar a melhorar a alimentação e evitar comidas que podem piorar a irritabilidade e o inchaço. É recomendado que a mulher também realize atividades físicas.
Existem tratamentos naturais ou caseiros para tratar a TPM, muitas vezes eles são suficientes para aliviar os sintomas leves. Veja alguns exemplos:
- Atividade física: Caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo. São atividades que diminuem os sintomas de tensão e ansiedade causados pela liberação de serotonina e endorfina. Além disso, também melhoram a circulação sanguínea, e combatem o inchaço nesse período.
- Plantas medicinais: utilizar óleo de onagra, dong quai, kava kava, ginkgo biloba e extrato de agno casto. Também servem para aliviar os sintomas.
- Alimentação: A alimentação deve ser rica em peixes, cereais integrais, legumes, frutas e verduras. Assim, irá ajudar a equilibrar os níveis de vitaminas e minerais do corpo e diminuir a retenção de líquidos. Combatendo o inchaço e mal-estar. Evite os alimentos que sejam enlatados, embutidos e ricos em sal.
Consulta com ginecologista:
Em caso de dúvidas sobre os sintomas de menstruação, e se a mulher precisar de ajuda, ela poderá ter uma consulta com o ginecologista online. O médico online consegue avaliar, diagnosticar, e acompanhar a paciente.
Portanto, é possível marcar uma consulta online para tirar dúvidas sobre os sintomas e qual o melhor tratamento para aliviá-los. Para ter sua consulta, as mulheres podem acessar nossa plataforma Kompa, e marcar uma consulta para essa semana.
Conclusão:
Você conheceu os sintomas de menstruação e o porquê eles acontecem. Em caso de dúvidas, você pode acessar nosso site e marcar uma consulta para falar sobre a menstruação e saber o melhor tratamento para aliviar o seu quadro.
Oferecemos acompanhamento online com o ginecologista para tirar todas as dúvidas, solicitar exames, e passar orientações para a mulher ter uma qualidade de vida mais saudável, desde a alimentação até os exercícios físicos.
Então não perca tempo, acesse nossa plataforma e marque sua consulta com o ginecologista online.
Comentários