Pesquisar

Saiba os principais sintomas de labirintite

  • Compartilhar:
post-title

Você já sentiu alterações do equilíbrio e problemas na audição? Sabia que esse problema pode estar nos principais sintomas de labirintite? Preparamos este artigo para te informar sobre isso.

A labirintite é a inflamação do ouvido interno ou labirinto. Ela acontece quando microorganismo ou mediadores inflamatórios e “atacam”, causando alterações do equilíbrio e na audição do paciente.

O ouvido labirinto (ou interno) está na porção petrosa do osso temporal, e se encontra anatomicamente próximo do ouvido médio, sistema nervoso central, mastoide e espaço subaracnóideo. O labirinto é formado por um esqueleto ósseo e contém no seu interior um conjunto de espaços membranosos (labirinto membranoso) que contêm órgãos sensoriais do equilíbrio e da audição. 

Para te ajudar a tratar os sintomas de labirintite, preparamos este artigo com todas as informações sobre ela e as formas de ter uma consulta online. Veja abaixo:

O que é a labirintite?

É uma condição definida como um distúrbio do ouvido interno, causando a inflamação do local e afetando os nervos que ligam a região ao cérebro. Dentro do ouvido interno ele afeta o labirinto, que é uma estrutura óssea localizada no canal do ouvido e possui um tamanho bem pequeno. 

Ela também possui funções importantes, por exemplo, a manutenção do equilíbrio, a percepção da localização do corpo dentro do espaço e facilitação da audição de uma pessoa.

O paciente com sintomas de labirintite irá sentir tonturas e vertigens que podem se estender por minutos ou horas, e nesse caso é chamado de “crise de labirintite”. Essa condição geralmente acontece em indivíduos depois dos 40 anos de idade, mas também pode acontecer em pessoas mais novas, e nesse caso estará associada a outros quadros médicos.

O que causa a labirintite?

Como dissemos, a labirintite é uma inflamação do labirinto, que é uma estrutura que faz parte do ouvido interno. Ela geralmente ocorre devido a:

  • Alergias;
  • Infecções virais (gripes, resfriados, papeira, febre glandular e sarampo);
  • Infecção bacteriana (como meningite);
  • Uso de medicamentos que podem afetar o ouvido (como antibióticos ou aspirina);
  • Traumatismo craniano;
  • Doenças (pressão alta, colesterol alto, problemas na tireoide e diabetes);
  • Tumor cerebral;
  • Doenças neurológicas;
  • Consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou café em excesso;
  • Disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Os sintomas de labirintite são mais frequentes em pessoas que possuem algum tipo de perda auditiva, que bebem álcool em excesso, fumam, possuem históricos de alergias, usam frequentemente aspirina ou estão sob estresse constante. 

Quais são os sintomas de labirintite?

A labirintite causa vertigem, onde o paciente irá sentir que o ambiente está girando ao seu redor ou que ele está rodando no lugar. A tontura vem acompanhada de uma sensação de queda, de instabilidade e desequilíbrio. Além desses sintomas, o paciente também pode sentir:

  • Sudorese;
  • Zumbidos nos ouvidos;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Vômitos e náuseas durante as crises de labirintite;
  • Perda ou diminuição da audição.

Labirintite emocional:

Os sintomas de uma labirintite emocional são os mesmos, a pessoa também apresenta ansiedade, preocupação, estresse, tristeza, choro fácil ou alterações do apetite. A labirintite emocional está relacionada com problemas emocionais como a depressão ou ansiedade. 

Teste de labirintite online:

Para que você consiga identificar a labirintite, preparamos um pequeno teste online com perguntas que devem ser respondidas com sim ou não.

Veja as questões e responda conforme o que você sente:

  • Está com dificuldade para ouvir com clareza?
  • Está com a sensação de que tudo em volta está rodando ou se movendo?
  • Possui dificuldade para focar a visão?
  • Dificuldade para manter o equilíbrio?
  • Zumbido constante no ouvido?
  • Está com dores de cabeça constantes?
  • Possui tonturas ou sensação de vertigem?

Responda estas questões para conseguir identificar que está com sintomas de labirintite. Geralmente, os sintomas surgem repentinamente e com intensidade, impedindo a pessoa de continuar realizando as atividades diárias. 

Os sintomas também podem desaparecer em poucos minutos ou levar horas, é comum que eles voltem a surgir após alguns dias, especialmente quando movimentam a cabeça rapidamente. 

Em todos os casos, uma consulta com um otorrino é fundamental para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento do problema. Dessa forma, o paciente também poderá evitar que as crises surjam com frequência e intensidade.

Como confirmar o Diagnóstico?

Depois de realizar o teste, tenha uma consulta com um médico otorrinolaringologista. Somente ele poderá confirmar as suspeitas, identificar os sintomas da labirintite e avaliar o histórico de saúde do paciente. Além disso, ele também irá solicitar alguns exames para descobrir se é labirintite ou outra doença que possui sintomas semelhantes.

Já as pessoas que sofrem de algum tipo de perda auditiva devem fazer testes de audição, como a audiometria

Como é feito o tratamento da labirintite?

O tratamento deve ser indicado e acompanhado por um otorrinolaringologista, onde o paciente realiza todos os procedimentos e cuidados recomendados.

A labirintite tem cura, existem diversas maneiras de aliviar os sintomas dela. Ao receber o diagnóstico realizado pelo médico, o paciente deve evitar locais lotados, com aglomeração de pessoas e adotar uma alimentação saudável para reduzir os níveis de ácido úrico. O paciente também deve evitar mudanças de posição repentinas e luzes fortes, até que os sintomas sejam amenizados de forma progressiva. 

Também existe um tratamento caseiro, que é realizado com a ingestão de líquidos como água, chá ou sucos de frutas até obter melhoria nos sintomas. 

O médico também pode prescrever o uso de medicamentos para labirintite, que incluem antibióticos que devem ser tomados em até 10 dias para combater os casos associados à infecção de ouvido.  Lembrando que o paciente não deve se medicar sozinho, a consulta com o profissional é indispensável!

Atendimento com otorrino online:

Como dissemos, o paciente não deve tomar nenhum medicamento sozinho. Ele deve procurar o médico e obter o tratamento correto dos sintomas de labirintite, e para isso ele pode usar o atendimento online.

Desse modo, ele poderá tratar os sintomas em casa, sem precisar para receber o diagnóstico, tratamento e acompanhamento frequentemente. Essa nova forma de atendimento é conhecida como telemedicina, e vem ganhando novos pacientes a cada dia mais por seus benefícios.

Um dos benefícios é a agilidade e disponibilidade, qualquer paciente pode ter uma consulta online e tratar os problemas e incômodos que estão tendo. 

Os pacientes conseguem receber orientações e diagnósticos aqui na Kompa, nossa plataforma oferece o atendimento de forma rápida e eficiente. Sem que o paciente precise se preocupar ou passar por grandes burocracias.

É muito simples, basta ter um computador ou celular com internet e acessar nosso site de saúde. Logo em seguida, basta fornecer todas as informações necessárias para agendamento da consulta e estar presente no dia e horário marcado.

Dica bônus: Fique em ambiente silencioso e bem iluminado para conseguir entender todas as recomendações do médico, sem que a consulta seja interrompida e fiquem dúvidas. 

Conclusão:

Agora que você conhece quais são os sintomas da labirintite, você pode acessar nossa plataforma online e agendar sua consulta com o otorrinolaringologista. Esta é a melhor forma de receber tratamento médico e tratar os sintomas corretamente. 

Acesse e tenha contato aqui na Kompa para receber corretamente o tratamento médico online, sem precisar sair de casa e obter melhorias e alívio das vertigens e tonturas. Forneça as informações que forem solicitadas pela nossa equipe de atendimento para agendamento da consulta.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?