Pesquisar

Principais sintomas de intolerância à lactose

  • Compartilhar:
post-title

Essa condição é muito comum, e muitas vezes é difícil identificar se a pessoa tem ou não intolerância à lactose. Essa intolerância é causada pela produção baixa da lactase que é responsável por digerir o açúcar do leite. O problema pode causar diversos sintomas, como dor de barriga e diarreia. 

O tratamento desse problema envolve a limitação do consumo de lácteos, e para tratar corretamente, será necessário buscar ajuda médica. Muitas pessoas possuem a dúvida se são realmente intolerantes à lactose, e para te ajudar nós preparamos um teste online com algumas questões que resolvem suas dúvidas.

Também iremos falar sobre o atendimento online em nossa plataforma Kompa, onde todos os pacientes conseguem tirar dúvidas e receber acompanhamento sem sair de casa. Entenda melhor:

O que é intolerância à lactose:

Intolerância à lactose ou hipolactasia é a condição que afeta metade da população, muitos não sabem o que ela significa e possuem dificuldades em entender os sintomas e a causa deles.

Toda vez que a pessoa consome um copo de leite ou algo derivado dele, por exemplo, a manteiga, iogurte, queijo, coalhada, creme de leite, leite condensado e muitos outros, a lactose necessita ser quebrada em carboidratos mais simples (galactose e glicose). Somente assim terá uma absorção melhor a nível intestinal, e com isso irá ocorrer a geração de energia.

A enzima lactase é a responsável por esse processo, será por meio dela que a lactose será quebrada. Na maioria das pessoas as atividades da enzima diminuem após o desmame, o leite passa a não ser a principal fonte de energia e nutrientes da dieta. É isso que torna elas menos tolerantes à lactose com o passar dos anos.

Em casos que ocorre a deficiência ou ausência da lactase na mucosa do intestino delgado, acontece a má digestão desse dissacarídeo (lactose) e a intolerância, que é uma incapacidade de digerir a lactose.

O que é a lactose?

A lactose é o açúcar predominante do leite (representa cerca de 2% da composição, dependendo da espécie). Também podemos encontrar lactose em derivados lácteos.

Ela é utilizada pelo organismo como fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central, facilitando a absorção de cálcio, vitamina D e fósforo. Ela também favorece a retenção de cálcio e previne a osteoporose.

Sintomas de intolerância à lactose:

Os sintomas de intolerância à lactose podem ocorrer dentro de minutos ou horas após o consumo do leite e seus derivados. Veja quais são eles:

  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Gases;
  • Barriga estufada;
  • Desconforto abdominal;
  • Náusea e vômito.

A gravidade dos sintomas pode variar devido a quantidade de lactose que foi consumida, e da intolerância de cada pessoa.

Veja os tipos de intolerância à lactose:

Essa condição pode se desenvolver de três formas, veja abaixo quais são elas:

  1. Congênita ou primária:

Um distúrbio muito raro permanente, ele é transmitido por herança genética. Ela se caracteriza pela ausência de lactase no nascimento, nesse caso, a condição se manifesta com diarreia logo após o nascimento que para com a retirada da lactose da dieta.

  1. Deficiência secundária da enzima lactase:

Resultado de condições ou doenças que alteram a mucosa intestinal, ela pode ser revertida, contanto que a doença tenha sido curada. É muito comum que os pacientes tenham diarreia persistente ou crônica, ela pode ser decorrente de um crescimento bacteriano, ressecção do intestino delgado, parasitoses, ingestão crônica de álcool e fibrose cística.

  1. Primária de tipo adulto:

Considerada uma característica normal do ser humano, a condição por declínio da atividade da lactase na qual ocorre uma alta atividade no nascimento para uma baixa atividade residual durante a vida adulta. Existem casos de pessoas que após muito tempo sem tomar leite perdem a capacidade de produzir a enzima lactase.

Tipos de alergias ao leite de vaca e derivados:

Muitas pessoas apresentam alergia ao leite, ou seja, existem duas condições. Elas são diferentes uma da outra, as pessoas que são alérgicas ao leite devem procurar leites específicos que são fabricados a partir de um processo diferente.

São acrescentadas enzimas para quebrar as proteínas e não a lactose, produzindo o leite hipoalergênico. A pessoa com alergia à proteína do leite não deve tomar um leite zero lactose, o problema vai continuar. A lactose é um açúcar do leite, e a pessoa é alérgica à proteína do leite.

Como saber se tenho intolerância à lactose:

Se você suspeita que pode ter intolerância à lactose, veja o teste abaixo que preparamos algumas perguntas selecionadas para te ajudar. Veja e responda abaixo com sim ou não:

  1. Sua barriga está inchada, com dor abdominal ou excesso de gases após consumir leite, queijo ou iogurte?
  2. Ocorre uma alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre?
  3. Está com falta de energia e com cansaço excessivo?
  4. Possui irritabilidade fácil?
  5. Está com dor de cabeça frequente que surge após as refeições?
  6. Manchas vermelhas apareceram na pele e estão coçando?
  7. Dores constantes nos músculos ou articulações?

Os sintomas geralmente aparecem após os momentos em que a pessoa ingere o leite, produtos preparados com leite ou derivados dele. Caso você ainda tenha dúvidas, e está com os sintomas que foram informados aqui, marque uma consulta com um médico para receber acompanhamento e tratar o problema.

Os sintomas também podem se manifestar com mais intensidade, eles variam de acordo com a incapacidade da produção da enzima lactase, e da quantidade de leite ingerida.

Teste de exclusão alimentar:

Se você está suspeitando que possui os sintomas de intolerância à lactose, você pode fazer o teste de exclusão alimentar. Você não poderá consumir leite por 7 dias, dentro destes dias você não notar nenhum sintoma, faça um pequeno teste e tome um pouco de leite. Depois espere e observe a reação do seu organismo, se os sintomas retornarem, provavelmente você tem intolerância à lactose e não pode ingerir leite de vaca.

O teste de exclusão alimentar pode ser feito com todos os alimentos que são preparados com leite, por exemplo, pudim, manjar, queijo, manteiga, entre outros. 

Médico gastroenterologista:

Para ter certeza de que você tem intolerância à lactose, faça o teste de exclusão alimentar e depois procure o médico gastroenterologista. Ele deverá solicitar alguns exames como: exame de fezes, exame de sangue, biópsia do intestino ou teste do ar expirado.

Depois de conseguir diagnosticar o verdadeiro problema, ele poderá tratar os sintomas de intolerância à lactose. Te ajudando a aliviar o desconforto causado por essa condição, o tratamento também deverá envolver mudanças alimentares onde você não poderá consumir leite ou seus derivados.

Para ter uma consulta com um gastroenterologista é muito fácil, você pode fazer isso acessando nossa plataforma Kompa. Oferecemos a Telemedicina, ou seja, uma consulta online para pacientes que precisam de diagnóstico e acompanhamento médico a distância. Venha conhecer nossos especialistas e tratar os sintomas de intolerância à lactose. 

Conclusão: 

Agora que você conheceu os sintomas de intolerância à lactose, o que causa essa condição, como ela deve ser tratada. Você poderá ter uma consulta em nossa plataforma Kompa, utilizando nosso atendimento médico online para tratar e aliviar os sintomas desconfortáveis sem precisar sair de casa para isso. Entre em nosso site e marque uma consulta para essa semana mesmo.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?