Pesquisar

Sintomas de endometriose: identifique

  • Compartilhar:
post-title

Você já ouviu falar sobre a endometriose? Conhece os sintomas dessa doença? É exatamente sobre isso que iremos falar nesse post. A endometriose é uma doença que possui como característica o crescimento inadequado do tecido endometrial, que reveste toda a parte interna do útero. 

A doença pode se apresentar por meio de diversos sintomas, mas também pode ser assintomática. Desse modo, é fundamental que a mulher esteja com as avaliações médicas em dia, e com os exames ginecológicos de rotina.

Se você não conhece essa doença ou está suspeitando que está com sintomas de endometriose, continue lendo as informações que iremos passar abaixo. Iremos falar sobre a doença, tratamento e com buscar ajuda médica de forma rápida. Confira!

O que é a endometriose?

É uma doença crônica que afeta mulheres com idade reprodutiva. Consiste na presença de tecido endometrial fora do útero, ele reveste toda a cavidade uterina, cresce no início do ciclo menstrual e transforma-se depois da ovulação para permitir a implantação de um embrião e descama durante a menstruação para voltar a crescer no próximo ciclo.

O tecido do lado de fora do útero possui uma forma semelhante, os ciclos repetidos de crescimento e descamação causam a inflamação e fibrose, que muitas vezes se associa a coleções de sangue e restos de células endometriais, também chamados de endometriomas e apelidados de “quistos de chocolate” pelo conteúdo castanho escuro.

Os sintomas de endometriose podem variar desde um atingimento leve que pode passar despercebido ou provoque menstruações um pouco dolorosas, ou até mesmo doenças graves como endometriose profunda. Essa doença grave atinge os órgãos fora do sistema reprodutivo. 

A endometriose no ovário é a mais frequente, ela consiste num quisto ou cisto no ovário, com uma imagem ecográfica característica de fácil reconhecimento. O tecido endometrial pode surgir no útero também, ela se refere apenas ao músculo ou à serosa (camada superficial do órgão). 

Tipos de endometriose:

Existem vários tipos de endometriose, cada uma possui suas características e particularidades de acordo com o local envolvido. Veja quais são elas:

  • Cavidade abdominal: A localização mais frequente, e sobretudo, a endometriose pélvica na parte inferior do abdômen envolvendo lesões no peritoneu (endometriose peritoneal). Uma cada que cobre os órgãos abdominais, envolvendo profundamente esses órgãos. 
  • Umbigo: Endometriose umbilical;
  • Parede abdominal: Endometriose na parede abdominal, principalmente em cicatrizes abdominais (em alguns casos a cicatriz de cesariana);
  • Em casos raros, pode ocorrer a endometriose em outras cavidades como a torácica (pulmões) e outras.

Causas dos sintomas de endometriose: 

O que causa a presença da endometriose ainda é desconhecido, mas existem as seguintes teorias:

Metaplasia do epitélio celômico:

Essa teoria envolve a transformação de células que recobrem todos os órgãos abdominais em outras estruturas. Nesse caso, endometrial funcionante causada por uma inflamação ou por estímulo hormonal desses tecidos. 

Regurgitação:

Com a cavidade uterina onde se encontra o endométrio, tendo uma comunicação com a cavidade abdominal, considera-se plausível que a passagem das células endometriais por meio das trompas seja a razão da presença dentro da cavidade abdominal. Justificando o envolvimento dos órgãos pélvicos. 

Genética e imunológica:

A endometriose é mais frequente quando alguém da família tem ou já teve a doença, portanto, pode ser possível que a outra mulher também tenha.

Embolização hematológica:

A localização em alguns órgãos como o pulmão, não é explicada nas teorias anteriores. A passagem do tecido endometrial pelos vasos linfáticos ou sanguíneos e a deposição e implantação a distância originou a teoria.

Sintomas de endometriose:

 A intensidade dos sintomas de endometriose podem variar a cada mês e de uma mulher para outra, o diagnóstico pode ser muito difícil por essa variação. Em caso de suspeita, a mulher deve ter uma consulta com um ginecologista para fazer uma avaliação e tratamento dos sintomas.

Também existem diferentes tipos de tratamento, dependendo do local em que é afetado pelo crescimento do tecido do útero. Veja alguns sintomas:

Endometriose intestinal:

Esse tipo acontece quando o tecido do útero se desenvolve no interior do intestino, e nesse caso teremos os seguintes sintomas:

  • Dor persistente no reto;
  • Prisão de ventre com cólicas fortes;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor que pode piorar depois de defecar;
  • Sensação de barriga inchada.

Endometriose nos ovários:

Endometriose ovariana é caracterizada pelo crescimento do endométrio em volta dos ovários, os sintomas quase sempre são genéricos, como sangramento menstrual em excesso,  dor durante a relação sexual e dor intensa na região pélvica.

O diagnóstico com o ginecologista é fundamental e indispensável para ajudar a identificar em qual local está crescendo o tecido, e se os ovários foram afetados. O médico faz uma videolaparoscopia com anestesia geral, ele irá inserir um tubo fino com uma câmera na ponta através de um corte na pele para conseguir observar os órgãos no interior da cavidade abdominal.

Endometriose na bexiga:

No caso da endometriose ocorrer na bexiga, os sintomas podem ser:

  • Dor pélvica que piora ao urinar;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Dores muito fortes durante o contato íntimo;
  • Vontade para urinar frequentemente;
  • Sensação de bexiga sempre cheia.

Algumas pessoas podem apresentar um ou até mesmo dois dos sintomas, em alguns casos, a endometriose na bexiga pode demorar para ser corretamente identificada, Normalmente o primeiro diagnóstico pode ser de infecção urinária, e a identificação de que algo está errado se dá quando os antibióticos não melhoram os sintomas.

Como o diagnóstico é feito?

O ginecologista pode suspeitar da presença de sintomas de endometriose de acordo com o que a mulher descreve. Porém, é necessário que ele faça um ultrassom pélvico para conseguir confirmar o diagnóstico e descartar dúvidas.

Ele também pode pedir por uma biópsia de tecido, geralmente ela é feita com uma pequena cirurgia com um pequeno tubo com uma câmera na ponta e será introduzido pelo corte na pele. Desse modo será possível observar a região pélvica por dentro e recolher amostras de tecido para serem analisadas em laboratório.

Tratamento para endometriose:

O tratamento envolve o tratamento físico e psicológico, e de toda a patologia que aparece de forma simultânea. Por ser uma doença crônica, o tratamento físico deve ser feito para controlar a dor. 

O tratamento também deve ser alinhado com as necessidades da mulher, levando em consideração as queixas, a faixa etária, se ela tem ou não filhos, e muitas outras coisas. Também existe o tratamento cirúrgico, possuindo indicações específicas, constituindo um desafio clínico e técnico. 

Desafio clínico para a extensão da doença e das queixas muitas vezes não se relacionam, não é certo que a endometriose com critérios de gravidade provoque mais dores. Também é um desafio técnico porque é difícil de ser operado, pois todos os fenômenos relacionados com a doença e que provocam a necessidade de uma cirurgia.

Conclusão:

Você conheceu todos os sintomas de endometriose e os tipos que existem dessa doença, agora poderá ficar atenta e procurar ajuda médica caso suspeite do problema. Um novo meio de receber atendimento médico é através da telemedicina, você conhece? não? Então acesse nossa plataforma Kompa e tenha todos os benefícios dessa nova forma de consulta, realizamos diagnóstico, tiramos dúvidas e acompanhamos a saúde do paciente no dia a dia.

Entre e marque uma consulta para essa semana mesmo, evite as complicações graves causadas pelos sintomas de endometriose.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?