Pesquisar

Reconheça sintomas de AVC e como agir

  • Compartilhar:
post-title

Em caso de suspeita de sintomas de AVC, o paciente deve ter alguns cuidados e realizar exames. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) também é conhecido como derrame e pode surgir de forma repentina. Essa é a causa de 70% de mortes de brasileiros, a doença atinge frequentemente pessoas acima de 60 anos de idade, mas também podem ocorrer em qualquer idade. 

O Acidente Vascular Cerebral vem atingindo cada vez mais os jovens, e por esse motivo, todos precisam saber quais são os sintomas de AVC, como reconhecê-los e quais são os primeiros cuidados que devem ser colocados em prática durante os sintomas. 

Também iremos falar sobre teleconsultas para que você seja atendido de onde estiver. Veja abaixo:

O que é um Acidente Vascular Cerebral? 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o surgimento de um déficit neurológico súbito, que é causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Resumindo, o AVC é a morte das células do cérebro, pois ocorreu a interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa interrupção da circulação sanguínea pode ocorrer de duas formas, veja quais são:

AVC isquêmico:

O AVC isquêmico pode ocorrer quando acontece o entupimento do vaso sanguíneo, causado pelo acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Portanto, quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, começa a matar as células que param de receber nutrição.

AVC hemorrágico:

O vaso sanguíneo ou artéria se rompe e causa vazamento de sangue na região, interrompendo a circulação de sangue.

Como reconhecer os primeiros sinais:

O AVC, como já dissemos, é a alteração na circulação do sangue no cérebro. Veja quais são os principais fatores de risco:

  • Problemas cardíacos;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Consumo de álcool e drogas frequentes.

É importante reconhecer os primeiros sintomas para evitar que os danos sejam graves ao cérebro, dessa forma, a pessoa consegue diminuir o risco de ter sequelas. Ela deve ficar atenta para perceber qualquer alteração da força muscular ou formigamento no corpo, e muitos outros sintomas. Fique atento aos seguintes sinais:

  • Paralisação no rosto: A pessoa pode ter uma parte do rosto que irá aparentar estar “endurada”, ela não conseguirá sorrir, abrir a boca ou o olho pois estão flácidos.
  • Dificuldade para falar: O paciente poderá falar lentamente, articular mal as palavras ou dizer coisas que são confusas ou incoerentes.  Algumas pessoas ficam completamente 
  • Fraqueza nos braços: A pessoa pode não ser capaz de levantar os dois braços e mantê-los suspensos. Ela pode se sentir fraca ao levantar até mesmo um copo, por exemplo. Também pode ocorrer dormência no braço.

Além disso, as avaliações médicas também devem ser realizadas com frequência. Principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, que possuem propensão a desenvolverem a doença.

Quais são os sintomas de AVC?

Os sintomas de AVC podem aparecer de uma hora para outra, portanto é importante ficar atento aos sinais e conhecer os sintomas. Veja quais são eles:

  • Perda de sensibilidade;
  • Dificuldade em permanecer de pé;
  • Alterações na visão;
  • Movimentos descontrolados e incomuns;
  • Sonolência;
  • Dificuldade para levar os braços ou conseguir segurar objetos;
  • Dificuldade para falar;
  • Rosto fica assimétrico, dormente;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Falta de força em algum lado do corpo;
  • Perda de memória;
  • Confusão mental;
  • Vômitos e náuseas.

Além disso, o paciente pode não ter nenhum sintoma e descobrir o AVC somente em exames realizados por outros motivos.

Primeiros socorros:

Muitas pessoas ficam em dúvida do que fazer quando estão diante de alguém que está sofrendo um AVC. Quando os sintomas aparecem é importante iniciar os primeiros socorros para evitar sequelas como paralisia ou não falar, em muitos casos podem ficar para a vida toda. Veja quais são os primeiros socorros que devem ser realizados:

  1. Primeiro de tudo, mantenha a calma! Ela será fundamental nesse momento.
  2. Deite a pessoa com os sintomas, coloque-a em posição lateral de segurança para evitar que a língua obstrua a garganta;
  3. Identifique as queixas da pessoa, tente saber se tem alguma doença ou se ela usa algum medicamento;
  4. Chame uma ambulância, ligue para o número 192 e informe os sintomas que a pessoa está tendo, o local e número de telefone para contato e explicar o que aconteceu;
  5. Aguarde pelo socorro observando se a pessoa permanece consciente;
  6. Caso a pessoa fique inconsciente e a parede respirar é importante iniciar a massagem cardíaca, apoie uma mão sobre a outra sem deixar os cotovelos dobrados. Faça de 100 a 200 compressões por minuto;
  7. Faça 2 respirações boca-a-boca com máscara de bolso a cada 30 massagens cardíacas;
  8. É necessário manter as manobras de reanimação até que a ambulância chegue ao local.

Sequelas causadas pelo AVC:

A pessoa que sofreu um AVC pode ficar com sequelas, elas podem ser temporárias ou graves, devido à falta de força que impede ela de andar, falar, vestir ou comer sozinho, por exemplo. A pessoa também poderá ter dificuldades para compreender ordens, ter engasgamentos frequentes, incontinência, perda de visão e comportamentos confusos e agressivos, dificultando a relação com amigos e familiares.

Como prevenir contra AVC:

O Acidente Vascular Cerebral ocorre principalmente pelo acúmulo de gordura na parede das artérias do cérebro, e isso acontece pelos maus hábitos como a alimentação baseados em comidas calóricas e gordurosas. O sedentarismo, cigarros, excesso de estresse, pressão alta e diabetes também causam os sintomas de AVC.

É importante fazer atividade física, ter uma alimentação mais saudável, parar de fumar, manter a pressão arterial e diabetes controlada, realizar exames regularmente, e seguir todas as orientações dos médicos.

Se possível, tenha um acompanhamento de uma nutricionista para ter hábitos alimentares saudáveis e que vão te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor.

Qual médico deve ser procurado em casos de AVC?

O Neurologista é o médico que trata o AVC na fase aguda, o cardiologista também deve ajudar e tratar o paciente com a doença. 

O médico deve solicitar exames completos para identificar a causa do AVC. Os exames mais comuns são: Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ultrassom Doppler de Carótidas, Doppler transcraniano e exames laboratoriais. Eles são comuns nas primeiras 48 horas após o AVC.

Consulta com médico online:

Durante a pandemia que estamos vivendo o atendimento médico ficou mais complicado de conseguir, portanto, os profissionais da saúde adotaram uma nova forma de manter as consultas médicas. 

Essa nova forma de atendimento é conhecida como teleconsultas, e foram pensadas e exercidas para que os pacientes sejam atendidos de onde estiverem. Portanto, os sintomas de AVC podem ser tratados e evitados. 

Você consegue marcar sua consulta para essa semana mesmo, basta acessar nosso site e conhecer nosso atendimento. Tire todas as suas dúvidas, fale com nossos especialistas aqui na Kompa e nós acompanhamos sua saúde por inteiro. 

Conclusão:

Você conheceu os sintomas de AVC, os cuidados e tratamentos que devem ser colocados em ação para essa doença. Venha conhecer nosso atendimento online, receba a atenção que você merece, porque a sua saúde não pode ficar para depois.

Acesse nossa plataforma e tire todas dúvidas com nossos especialistas pelo chat da Kompa. Temos consultas com neurologistas e cardiologistas para tratar o AVC e te ajudar a ter uma qualidade de vida muito melhor.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?