A rinite é uma das doenças que afetam o sistema respiratório, ela pode ser alérgica ou não. Essa patologia pode afetar fortemente a qualidade de vida das pessoas. Alergias e resfriados são as causas mais comuns do aparecimento da rinite.
Já os sintomas de rinite alérgica aparecem quando a pessoa teve contato com alguma substância alérgica. Existem mais de um tipo de rinite, e para tratar e aliviar os sintomas, é fundamental que você conheça quais são.
Dessa forma, você poderá melhorar a sua qualidade de vida, conhecendo o momento em que a rinite vai atacar e como você poderá tratá-la. Iremos falar sobre isso neste post, e também iremos passar dicas para uma consulta com médico online. Veja abaixo:
O que é rinite?
A rinite é uma doença crônica que tem como características a irritação e inflamação infecciosa, irritativa da região da mucosa interna do nariz ou alérgica quando expostas a alguns agentes.
Nosso nariz é responsável por inalar o ar e filtrar as impurezas que podem chegar ao pulmão. O problema é que com ele vem outras substâncias que quando entram em contato com as pessoas alérgicas, podem causar reações inesperadas do sistema imunológico tentando defender o organismo contra as partículas incomuns.
Desse modo, quando a pessoa entra em contato com partículas de poeira e outras substâncias nocivas, o organismo reage para remover esse elemento desconhecido. Esse fenômeno desencadeia as temidas crises de espirros, tosse, coriza e muita coceira no nariz.
A patologia é comum durante a infância, e pode apresentar melhora no decorrer dos anos. Em outros casos ela pode se tornar mais grave com o passar dos anos.
Tipos de rinite:
Como dissemos, existem muitos tipos de rinite. Ela costuma ser dividida em dois tipos de gravidade, tendo como consideração a duração dos sintomas. Entenda melhor:
- Rinite crônica: Os sintomas são constantes, o tempo de duração pode ser de 1 a várias meses;
- Rinite aguda: Geralmente os sintomas podem durar de 7 a 10 dias;
Ela pode ser classificada em três modalidades, veja quais são elas:
- Rinite mista: É a que possui mais de um agente causador, por exemplo, bactérias e vírus.
- Rinite alérgica: Essa reação é causada mediante exposição a substâncias alérgicas;
- Rinite não alérgica: Não possui relação direta com nenhuma substância alérgica, e nem com o sistema imunológico da pessoa.
Causas da rinite alérgica:
Agora vamos entender melhor como a rinite alérgica é causada. A rinite alérgica pode ser causada por fatores ambientais ou genéticos, existem substâncias no meio ambiente que são alergênicas e costumam causar a rinite.
Porém, as que mais predominam na população são a poeira doméstica, pólen e alguns alimentos. A poeira doméstica é a principal causa dos sintomas de rinite alérgica em pessoas que moram em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Essa poeira possui várias porções de fragmentos, por exemplo, descamação de pele humana, pelos de animais, fungos, bactérias e ácaros.
Os ácaros também são agentes causadores dos sintomas, eles são facilmente encontrados em quase todas as casas, principalmente em colchões, tapetes, camas, sofás e outros estofados. Eles conseguem se adaptar ao ambiente doméstico, e se propagam rapidamente em condições favoráveis como a umidade e temperatura ambiente.
Os sintomas aparecem após a pessoa ter uma exposição a algum tipo de substância alergênica ou outras condições externas. Por exemplo:
- Fungos;
- Vírus;
- Baratas;
- Bactérias;
- Alergia a alimentos (leite de vaca, ovo, glúten, soja, trigo, peixe, frutos do mar e crustáceos);
- Pelos de animais;
- Baixas temperaturas;
- Agentes poluentes (como fumaça de cigarro);
- Fatores genéticos;
- Substâncias voláteis e produtos químicos.
Sintomas de rinite alérgica:
A pessoa que ter contato eventual ou constante com alguma substância alergênica, irá ter os seguintes sintomas de rinite alérgica:
- Espirros repetitivos;
- Coriza líquida;
- Coceira (nas narinas, olhos, ouvidos e no céu da boca);
- Congestão nasal;
- Obstrução nasal;
- Gotejamento pós nasal: secreção que escorre pela parte posterior no nariz;
- Tosse;
- Pigarro;
- Olhos vermelhos e lacrimejando;
- Alteração do paladar e do olfato.
Conheça os fatores de risco:
Algumas pessoas estão sujeitas a terem os sintomas de rinite alérgica, e normalmente elas sofrem de outras doenças respiratórias. Por exemplo, asma e bronquite, e até de dermatite conjuntivite alérgica.
Conheça quais são os principais fatores que desencadeiam os sintomas de rinite:
- Contato com poluição do ar;
- Visitas a ambientes úmidos, mal ventilados e quentes;
- Componentes genéticos (histórico clínico familiar de alergias).
A genética também é um dos grandes fatores que deixam a pessoa mais propensa a ter rinite. A pessoa cujo os pais sofrem com rinite, possuem 50% de chance de desenvolver o problema. Quando elas entram em contato com agentes alergênicos, elas terão reações a substâncias e sentirão um grande desconforto.
Como controlar e tratar a rinite:
Para tratar e controlar os sintomas de rinite alérgica, incluem a limpeza dos ambientes, mantendo eles ventilados e bem iluminados. Evitar o acúmulo de objetivos que possam juntar poeira também é um desses fatores.
Para que as crises de alergia sejam evitadas, será preciso que a pessoa tenha muita atenção a pequenos detalhes e tenha algumas mudanças de hábitos. Entenda melhor:
- Evite cortinas, tapetes, carpetes, almofadas e muitas decorações que podem acumular poeira;
- Remova poeira de todos os móveis ou chão, é possível utilizar um pano úmido;
- Mantenha o ambiente arejado para diminuir a proliferação de ácaros e fungos;
- Durante a limpeza é importante utilizar máscaras para não inalar a poeira;
- Utilize produtos com perfume neutro para a limpeza e higiene pessoal;
- Troque as roupas de cama no mínimo 1 vez por semana;
- Deixo o colchão no sol para arejar;
- Evite ficar ao ar livre em dias com muito vento (principalmente na primavera e outono);
Para as pessoas que convivem com animais domésticos, é recomendado que o pelo do animal esteja sempre limpe aparado.
Os sintomas de rinite alérgica podem causar complicações e dificultar a rotina, para resolver isso de forma rápida a pessoa pode buscar ajuda médica. O profissional vai realizar o diagnóstico, recomendar um tratamento e acompanhar o paciente, se ele está tendo melhorias ou não.
Uma nova forma de ser atendido:
Você já ouviu falar sobre telemedicina? Sabia que é possível ter uma consulta com médico sem precisar sair de casa?
Sim, isso tudo é verdade, parece coisa do futuro, não é? Ela já está sendo utilizada por diversos pacientes e médicos, em poucos cliques é possível ligar para o profissional e tirar todas as dúvidas e receber o melhor acompanhamento.
Aqui na Kompa oferecemos esse atendimento, o paciente precisa ter um computador ou smartphone que possa se conectar com a internet e entrar no nosso site. Através da nossa plataforma, será possível marcar uma consulta e ter acesso ao resultado do diagnóstico e tratamento dos sintomas.
Conclusão:
Agora que você conheceu os sintomas da rinite alérgica e a nova forma de ter atendimento médico, entre em nossa plataforma de saúde e marque uma consulta ainda esta semana.
Cuidaremos da sua saúde e acompanharemos os sintomas que estão causando desconforto e atrapalhando o seu dia a dia. Acesse nossa plataforma Kompa e preencha com as informações solicitadas para agendamento da sua consulta para tratar adequadamente os sintomas de rinite alérgica sem sair de casa para receber o atendimento.
Comentários