A embolia pulmonar, também conhecida como trombose, é, entre as doenças cardiovasculares, a terceira causa de morte mais comum no mundo. Um coágulo em alguma veia ou artéria é responsável por causar um quadro destes, pois a obstrução da circulação impede o pleno fornecimento de oxigênio ao corpo. Conhecer os sintomas da embolia pulmonar é o primeiro passo para evitar a piora do quadro.
Para prevenir-se é importante praticar atividades físicas, evitar a obesidade e não manter-se em uma mesma posição por longos períodos de tempo. Desta forma, longas viagens de avião aumentam o risco de embolia, as pernas acumulam mais sangue do que o normal e podem formar obstruções perigosas. Portanto é fundamental identificar rapidamente os sintomas da trombose, visto que quanto mais cedo a pessoa hospitalizar-se, maiores são as chances de recuperação.
O médico responsável por diagnosticar doenças do tipo é o cirurgião vascular, que também realizará procedimentos cirúrgicos caso necessário. Tal qual o angiologista, que fará o acompanhamento em casos menos graves, receitando anticoagulantes ao paciente afetado.
Sintomas de Embolia Pulmonar
- Sensação repentina de falta de ar;
- Tosse, principalmente se expelir sangue;
- Inchaço na perna ou dor ao movimentá-las;
- Dor no peito, mais aguda ao respirar fundo, tossir ou comer;
- Pele pálida, azulada e fria;
- Desmaio ou sensação de que pode desmaiar;
- Tonturas que não melhoram;
- Confusão mental em idosos;
- Arritmia dos batimentos cardíacos.
É importante ficar atento a estes sintomas independente das suas condições físicas atuais. No entanto alguns grupos apresentam riscos maiores de apresentarem um quadro de embolia pulmonar, são eles: fumantes, idosos, obesos, grávidas, pessoas que façam reposição hormonal e mulheres que tomem pílula anticoncepcional. Pessoas que se encaixem nos grupos citados devem fazer um acompanhamento médico mais cauteloso e frequente, é importante conferir se o seu plano de saúde oferece a possibilidade de realizar tratamentos preventivos e consultas com especialistas da área.
Alguns desses sintomas também aparecem em outros problemas cardiovasculares, por isso que é importante consultar um médico assim que percebê-los. Alguns serviços de saúde como o da Kompa oferecem atendimento online 24 horas com a equipe de enfermagem, o que é ótimo para esclarecer dúvidas sobre sintomas.
Diferenças em Relação a Outros Problemas
Como dito anteriormente, os sintomas da embolia pulmonar se assemelham aqueles de outras doenças cardiovasculares. Não é possível fazer qualquer diagnóstico sem um médico profissional, mas aprenda aqui algumas das diferenças entre problemas cardiovasculares.
O corpo humano possui como mecanismo de cura a coagulação, mais conhecida como cicatrização. Este é um processo onde células chamadas fibrinas se unem para reconstruir um tecido e fechar um ferimento. No entanto, este fenômeno pode acontecer em vasos sadios, criando um corpo sólido que bloqueia a passagem do sangue. Assim como a embolia pulmonar, a trombose e o AVC acontecem devido à problemas de coagulação.
Trombose
Configura-se uma trombose venosa profunda (TVP) quando o coágulo forma-se em algum membro do corpo, geralmente os inferiores (pernas e panturrilhas). Neste caso, os principais sintomas serão dor no local, inchaço, vermelhidão e dificuldade na movimentação do membro.
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
O AVC é a segunda maior causa de morte no Brasil, mas, felizmente, algumas medidas vem sendo tomadas para preveni-lo, entre elas está o Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados. Tal programa pretendia retirar 28.562 toneladas de sódio até 2020, com isso projetava diminuir em 15% as mortes por AVC e 10% dos óbitos por infarto. Além disso, muitos outros problemas de saúde são prevenidos através de hábitos saudáveis e uma boa alimentação. Desta forma, um bom acompanhamento médico permite que os profissionais percebam alterações na composição do sangue, reforçando ainda mais a orientação para que realizemos exames de rotina com frequência.
Embolia Pulmonar
A embolia pulmonar se dá na formação do coágulo no sistema circulatório do pulmão. Este é um órgão com muitos vasos sanguíneos pequenos, o que aumenta as chances de obstrução por um trombo. Os dois principais sintomas desta condição são a falta de ar e a tosse, principalmente se a segunda expelir sangue.
Assim como muitos outros problemas de saúde, a embolia pode ser prevenida levando uma vida saudável. Além disso, um acompanhamento médico rotineiro é muito benéfico para a sua segurança, principalmente se você tiver histórico de problemas cardiovasculares. Infelizmente, a maior parte dos planos de saúde do Brasil tem preço muito mais alto do que o acessível para a maior parte da população, além de que não são todos os convênios que possibilitam bons atendimentos de medicina preventiva.
Medicina Preventiva
Entre os planos com boas propostas de medicina preventiva está o da Kompa Saúde, que além de facilitar o contato com especialistas através da telemedicina, te proporciona o acompanhamento com um médico dedicado. Tal profissional é responsável por planejar sua saúde a longo prazo, a embolia pulmonar, por exemplo, acomete mais idosos do que jovens e adultos, portanto cuidar-se desde cedo aumenta sua segurança.
Além disso, a assinatura mensal da Kompa custa apenas R$ 39,90, através dela você terá atendimento 24 horas da atenciosa equipe de enfermagem. Mais de 25.000 clínicas e laboratórios, em todo o país, fazem parte da rede credenciada da Kompa.
Muitos planos também recusam pacientes com doenças crônicas, e colocam os assegurados em longos períodos de carência, nos quais parte dos serviços ficam bloqueados ao usuário. Como a Kompa tem como principal preocupação a experiência do paciente, não existe carência e ninguém tem a assinatura recusada, além de que não existe multa para o cancelamento do plano. Faça imediatamente sua primeira avaliação de saúde e conheça melhor a Kompa.
Comentários