Os sintomas de distúrbios mentais apresentam alguns dos diagnósticos mais difíceis da medicina. Pois, muitos problemas psicológicos manifestam-se fisicamente e acabam confundindo tanto paciente quanto médicos. Mas, apesar de ainda carregarem fortes preconceitos, as doenças mentais são uma das principais marcas do século XXI.
Existem alguns posicionamentos que são muito prejudiciais ao tratamento dos distúrbios mentais e que não podem mais ter espaço na nossa sociedade. Algumas pessoas acreditam que depressão e ansiedade são “frescuras”, isso é muito perigoso, pois faz aquele que sofre se sentir incapaz, quando, muitas vezes, estas são questões de química cerebral que estão fora do controle do indivíduo. Então, se sofrer de distúrbios mentais não é culpa do atingido, curar-se sozinho também não é possível, assim como qualquer doença, ninguém diz que um tumor é culpa de quem o tem, não é mesmo?
Por isso que é importante reforçar sempre que pessoas com distúrbios mentais não são culpadas de suas condições, não são “loucas”, e que, felizmente, a maior parte dessas doenças tem tratamento e cura. Então, reconhecer os sintomas é a primeira etapa para procurar ajuda para estes distúrbios.
Tabela de conteúdos
Lista de sintomas de distúrbios mentais
Problemas de sono
Um sono saudável diário deve durar entre 7 e 9 horas. Muitos fatores da rotina atrapalham a duração do sono, mas, se você não consegue dormir dentro do tempo que tem, é um sinal de que algo está errado. Virar-se muitas vezes sem conseguir pegar no sono e sentir-se angustiado pode ser sintoma de ansiedade, depressão e estresse excessivo. Da mesma forma, dormir demais e sentir-se muito cansado mesmo dormindo bem também são sintomas de distúrbios mentais.
Tensão e/ou ansiedade constante
É claro que antes de algum evento importante como uma viagem, uma entrevista de emprego, um jogo importante, é normal sentir-se ansioso. Mas muitas pessoas se mantém num estado constante de tensão, sentindo-se assim sem motivo aparente. Tal sentimento normalmente atrapalha o dia a dia de quem sofre de crises de pânico ou ansiedade. Quando estas crises são fortes chegam a fazer o indivíduo acreditar que está morrendo, isso, evidentemente, causa uma angústia extrema e faz muito mal. Este estado chega a causar dores de barriga e cabeça, palpitações e falta de ar.
Humor instável
Vivemos felicidades e tristezas na nossa vida, esses momentos, inclusive, podem ser próximos uns dos outros, causando sentimentos confusos dentro de nós, isso é normal. Mas, alterações repentinas de humor, sem motivos ou incontroláveis, podem ser sintomas de que alguém está sofrendo algum distúrbio mental. No entanto é bom lembrar que acusar os outros de qualquer um destes problemas não é, de maneira alguma, uma forma de ajudá-los, e sim uma atitude inconveniente. Então, se você persegue que superar algumas tristezas está difícil demais, mesmo vivendo momentos alegres, pode ser que seja hora de procurar um profissional da medicina.
Você se identificou com algum sintoma? Ou sente algum tipo de angústia? Agende consulta com os psicólogos da Kompa aqui
Se afastar dos outros
Muitos problemas psicológicos acabam dominando a vida de quem os sofre, por isso é importante prestarmos atenção naqueles próximos de nós. Principalmente os pais devem observar o comportamento de seus filhos, como a adolescência é uma fase de muitas mudanças e que muitos jovens acabam sofrendo algum distúrbio.
Se você perceber que está se afastando, mesmo sem querer, daquelas pessoas cuja companhia você gosta, tente entender por quê. Caso não seja por questões práticas de horário e compromissos, procure ajuda profissional, não faz bem estar distante de quem lhe faz bem. Da mesma forma que, se você perceber distanciamento de algum amigo ou familiar, tente, sem ser invasivo, conversar com esta pessoa.
Problemas de memória
Como muitos destes problemas atrapalham as atividades cotidianas, é bem provável que o indivíduo afetado perca o foco em muitas situações. Isto terá como consequência o esquecimento de muitas coisas, então, caso você sinta que está com dificuldades para se lembrar de fatos e eventos recentes, considere procurar atendimento.
Mesmo sem ter problemas com a memória, ao perceber que não consegue se concentrar nas suas atividades, procure atendimento. Dificuldades de atenção podem prejudicar muitas áreas da sua vida, e, assim como tantos outros distúrbios, existe tratamento para melhorar o seu foco.
Conclusão
Então, acima de qualquer sintoma, ao sentir incômodos emocionais que você não consegue solucionar sozinho, procure ajuda profissional. Se dores de barriga fazem você procurar um médico, por que ignorar dores emocionais e sentimentais?
Assim como outras doenças, a demora para procurar ajuda aos problemas psicológicos também faz com que estes piorem. Os sintomas de distúrbios mentais são complexos, podem até serem confundidos com problemas físicos. Cuidar da sua saúde mental pode melhorar sua qualidade de vida de muitas maneiras, não abra mão disso.
Um serviço de saúde como o da Kompa, oferece grandes descontos em consultas com psicólogos e psiquiatras. Oferecendo o plano mensal por um preço extremamente acessível. Entre em contato, tire dúvidas e assine para começar a cuidar da sua saúde física e mental.
Comentários