Após entender sobre cada fase do puerpério (acesse aqui para ir ao conteúdo), há outro termo que você, mamãe de 1ª viagem deve conhecer. Em suma, o chamado Puerpério Emocional, esse termo não faz parte das fases já citadas, no entanto, é algo que a mulher deve ter atenção.
Portanto, neste conteúdo a quem estiver lendo, o intuito é aprofundar mais sobre essa nova etapa na construção de uma família. De certo, após o bebê nascer, tudo passa a girar em torno dele, seja suas horas de sono, momentos de descanso e outros afazeres que antes tinham seu tempo. Porém, a partir do nascimento deste novo ser humano, ele passa a depender 100% de você e da família nos primeiros meses.
Índice
O que é Puerpério Emocional?
Para entender melhor sobre essa fase emocional, é necessário saber a base como é o termo base. Sendo assim, de início você irá saber mais sobre o Puerpério em geral, antes de conhecer tudo sobre o Puerpério Emocional.
De forma simples, este processo, também conhecido como: Quarentena ou Resguardo, trata-se de um período no pós-parto onde a mulher passa por algumas mudanças, dentre elas estão: mudanças físicas e psíquica. Sendo assim, esse processo dura desde o nascimento do bebê até os órgãos reprodutores voltarem ao estado antes da gravidez.
Portanto, agora que já sabe pelo menos a base do conteúdo, vamos falar sobre o que realmente importa. Afinal, o que é Puerpério Emocional?
Em suma, o Puerpério Emocional é mais um termo usado que do que um período que nova mãe está passando. Ficou confuso? Vamos lá, você já percebeu que as mudanças são muitas e chagam todas ao mesmo tempo, correto? Por isso, algumas mamães podem sofrer com algumas pressões, não impostas por outras pessoas, mas por ela mesma. Isso vai desde como cuidar do bebê até como a sociedade vai olhar para ela agora.
Já quer marcar uma consulta com um médico e ver se está tudo certo com você e seu bebê? O Médico Dedicado da Kompa pode ajudar nisso! Basta acessar aqui e fazer sua assinatura de saúde! O preço está o melhor possível. Confira! Acesse aqui para mais informações.
O que fazer então?
Diferente de uma Depressão Pós-parto ou um Baby Blues (tristeza por conta de hormônios). O Puerpério visa dar um holofote ás necessidades da nova mamãe que teve um parto recente. Por mais que seja um excelente momento na vida da família, as noites sem dormir, preocupações com o trabalho e outros pontos que se deve ter atenção.
Sintomas do Puerpério Emocional
Mesmo que “apenas um termo”, os sintomas do Puerpério Emocional são bastante reais, por isso em caso de algum desses sintomas, além da ajuda familiar, uma visita ao médico é uma das opções mais corretas a se fazer, abaixo está a lista dos sintomas:
- Exaustão;
- Medo da incapacidade;
- Oscilação de humor;
- Possível presença da Depressão Pós-Parto;
- Insônia.
Como pôde observar são problemas sérios, e isso tem a capacidade de prejudicar a saúde mental de muitas mães. Portanto como já mencionado, vá à um médico para que o auxílio de um profissional lhe ajude a passar por essa fase. Vale destacar, que muitos desses problemas que estão no Puerpério Emocional, são por conta dos hormônios, até que eles voltem a normalidade são mais ou menos 20 dias, depois disso diminui.
Quais cuidados necessários?
Além da procura por um médico, é uma boa opção fazer algumas coisas, visando diminuir todo esse peso que a nova mamãe está carregando no pós-parto. Vamos listar abaixo alguns procedimentos que podem aliviar toda essa tensão que está passando, assim há menos chances de uma possível Depressão Pós-Parto.
- Atividades Físicas;
- Melhorar a qualidade do sono (uma opção é dormir junto ao bebê);
- Boa alimentação;
- Autoconhecimento;
- Mais tempo de você com você!
O que pode concluir sobre tudo isso?
Depois de tudo, ficou claro que Puerpério Emocional tem seus riscos, e que deve ter uma atenção mais cautelosa sobre tudo. Por isso vá à um médico, pois além de conseguir entender melhor o que fazer e como passar por todos os problemas da melhor maneira e conseguir cuidar do mais novo ser humano da sua família.
A saber, na Kompa é possível fazer um plano de saúde onde você e seu bebê podem passar com o mesmo médico. Estamos falando do médico dedicado, além disso você terá um acompanhamento pelo app e consultar todas as receitas médicas já feitas. Acesse já o site da Kompa e faça seu cadastro por um preço acessível à todos!
Fontes:
- SuperaFarma (23/09/2021 às 15H);
- SciElo PDF – Reações Emocionais da mulher no Puerpério (23/09/2021 às 17H);
- SciElo (23/09/2021 às 17H30).
Comentários