A obstrução intestinal é uma interrupção do funcionamento normal do intestino, devido a um bloqueio que impede a passagem das fezes e gases pelos órgãos. Existem diversas causas, como tumores, inflamação, efeitos de cirurgias e verminoses.
Entre os sintomas de obstrução intestinal estão, náuseas, vômitos, inchaço e dor abdominal e dor para conseguir evacuar. Mas o que fazer nesse caso? continue lendo abaixo e saiba como resolver este problema com ajuda de um médico.
O que é obstrução intestinal?
A obstrução intestinal é a situação de emergência que ocorre quando as fezes não conseguem passar pelo intestino, devido a algum bloqueio no trajeto.
Nos casos, geralmente surgem sintomas intestinais como a dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço na barriga, náuseas ou dor abdominal, que pode piorar com o decorrer do tempo.
A obstrução intestinal também impede a passagem de alimentos digeridos pelo intestino, por isso, as fezes, gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e o risco de graves complicações, como a perfuração intestinal, infecção generalizada ou morte do tecido intestinal.
Sempre que existir a suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado buscar atendimento médico imediatamente, para confirmar o diagnóstico e começar o tratamento.
Sintomas de obstrução intestinal
Confira abaixo os principais sintomas de obstrução intestinal:
- Dor abdominal em cólica, que vai piorar com o tempo
- Inchaço na barriga
- Dificuldade para conseguir evacuar e eliminar gases
- Diminuição do apetite
- Vômitos
- Náuseas
Em alguns casos a obstrução intestinal também pode ser parcial, ou seja, ainda permite a passagem de algum conteúdo. Nesses casos, poderá haver a eliminação de gases e os sintomas podem ser mais leves, no entanto é comum que o desconforto abdominal seja persistente.
A intensidade dos sintomas muda de acordo com a causa e gravidade da doença que causa a obstrução intestinal.
Além disso, os sintomas podem variar de acordo com o local afetado, sendo que náuseas e vômitos são mais comuns na obstrução do intestino delgado, enquanto o inchaço abdominal e prisão de ventre são mais frequentes na obstrução do intestino grosso.
O que pode causar a obstrução intestinal?
Existem diversos motivos que podem levar ao surgimento da obstrução intestinal, desde causas mecânicas onde há um obstáculo físico, e também uma obstrução funcional, quando os movimentos do intestino ficam paralisados. As causas principais são:
- Hérnias
- Bridas intestinais, são as aderências de tecido nas paredes do intestino, muito comum em pessoas que já passaram por uma cirurgia abdominal
- Tumor intestinal, principalmente no intestino grosso
- Diverticulite
- Doenças inflamatórias do intestino
- Torção do intestino
- Paralisia dos movimentos intestinais, chamada de íleo paralítico, devido a alterações metabólicas, como a falta de potássio no sangue
- Isquemia do intestino
- Endometriose intestinal
- Enterite por-radiação no tratamento de câncer
- Intoxicação por chumbo
- Acúmulo de vermes
Algumas das causas podem resultar na obstrução completa e abrupta do intestino, gerando os sintomas mais graves, ou apenas a obstrução parcial ou que acontece aos poucos, quando os sintomas são mais leves, e existem menores riscos para a saúde.
Porém, todos os casos devem ser tratados corretamente, da forma mais breve possível.
Diagnóstico de obstrução intestinal
Geralmente, para conseguir identificar a obstrução intestinal, o médico começa avaliando os sintomas e fazendo a palpitação da barriga com as mãos, para tentar identificar alguma alteração.
Ainda poderá utilizar o estetoscópio para escutar se existe barulho na barriga que indica se o intestino está funcionando de forma correta ou não.
Se existir a suspeita de obstrução intestinal, é preciso fazer pelo menos um exame de diagnóstico, como uma tomografia e radiografia computadorizada, para confirmação do diagnóstico e observar em que local do intestino está a oclusão.
Tratamento de obstrução intestinal
O tratamento da obstrução intestinal varia de acordo com a localização e gravidade dos sintomas e deve ser feito no hospital, para conseguir evitar o surgimento das complicações, que podem ser agravadas caso tente utilizar laxantes em casa.
Em caso de obstrução parcial, com sintomas mais leves, geralmente poderá precisar apenas fazer a administração de líquidos na veia, para melhorar a hidratação e facilitar a passagem de líquidos e fezes.
Além disso, também deve ser feito repouso intestinal, sendo preciso ficar em jejum até que o problema esteja devidamente resolvido.
Algumas vezes também pode ser colocado uma sonda desde o nariz até o estômago para conseguir retirar o excesso de líquidos e gases, aliviando a pressão no intestino.
Em casos mais graves, como na obstrução completa, além de cuidados anteriores, também é preciso fazer cirurgia para tratar a causa e desobstruir o intestino, permitindo que as fezes possam passar novamente.
Conclusão
O tratamento da obstrução intestinal deve ser começado o mais rápido possível, para que seja possível evitar as complicações no paciente.
Se você estiver sofrendo de obstrução intestinal, acesse a plataforma Kompa Saúde e busque ajuda dos nossos médicos para tratar o problema rapidamente.
Referências
(27/08/2022 às 18:30) CNN Brasil
(27/08/2022 às 19:02) Rede Doutor São Luiz
(27/08/2022 às 19:30) Minha vida
Comentários