Geralmente a dor de barriga é causada pela diarreia, ela acontece devido a um aumento da atividade intestinal e das evacuações. A dor também pode ser causada por outras infecções como bactérias, vírus e outras condições.
Ela pode estar associada a sintomas como vômitos, febres ou enjoo. Normalmente a dor de barriga dura de 3 a 7 dias. Dependendo da causa e gravidade da dor, ela pode ser tratada em casa com remédios, hidratação e repouso para aliviar a dor e gradualmente voltar ao normal.
Se você ou alguém conhecido está passando por uma dor de barriga, precisa de ajuda para melhorar e aliviar os sintomas. Leia e compartilhe este artigo com explicações fundamentais para melhorar a dor.
Acompanhe abaixo:
Tratamento para dor de barriga:
Muitos casos de dor de barriga se resolvem de 3 a 7 dias, tratando em casa com remédios, hidratação com soro caseiro ou água e repouso, eles podem ser caseiros ou comprados em farmácia. Os sintomas podem ser controlados através de analgésicos, antiemético como dipirona e antiespasmódicos.
O soro fisiológico deverá ser bebido enquanto a pessoa ainda estiver com diarreia, a cada evacuação deve ser tomado 1 copo de sono. Caso a dor seja por uma infecção por bactérias, será necessário o uso de antibióticos.
Casos em que a dor de barriga seja resultado de uma doença, alergia ou intolerância é recomendado ter uma consulta com gastroenterologista, ou clínico geral para ter o tratamento certo.
Criança com dor de barriga:
Geralmente os casos em que crianças sentem dores de barriga, são resultados de uma intoxicação alimentar ou infecção. O médico pediatra deve tratar a criança com os medicamentos e hidratação.
Podemos saber quando a dor de barriga é grave quando ela vem acompanhada de febre alta, apatia, sonolência, sede, fezes muito líquidas e muitas evacuações. Nesses casos a criança deve ir ao médico imediatamente, para que o pediatra faça um diagnóstico e trate o problema.
Alimentos não indicados para quem está com dor de barriga:
Quando ingerimos grandes quantidades de alimentos que é mais difícil para ocorrer a digestão, nosso estômago recorre a uma “ajuda” através de estímulos hormonais e mecânicos à vesícula biliar, que descarrega o estoque com a função de quebrar o excesso de gordura.
O problema acontece quando o volume de bile irrita o cólon, e a única solução para o corpo é esvaziar de forma rápida o tubo digestivo.
Portanto, evitar os alimentos que são difíceis para fazer a digestão, devem ser evitados. Mas quais são eles? Veja abaixo:
Leites e derivados:
A gordura presente no leite e a lactose são digeridas pelas bactérias intestinais, por isso aumentam a dor e diarreia devido ao comprometimento do fluxo intestinal.
Gorduras e frituras:
As gorduras e frituras que ingerimos começam a agir em nosso organismo, para diminuir o excesso de gordura, o processo pode irritar a parede estomacal. E com o intestino já sensível, a solução encontrada pelo corpo será a de colocar tudo para fora. Dessa forma, a pessoa terá um aumento da diarreia.
Pão integral:
Por incrível que pareça, o pão integral também complica os sintomas. Ele possui um alto teor de fibras insolúveis, o que faz com que a formação do bolo fecal seja maior e mais rápida.
Prefira esses alimentos:
Assim como existem alimentos que devem ser evitados, existem os que devem ser consumidos. São eles:
- Batata
- Cenoura
- Maçã sem casca
- Banana
- Melancia
- Carnes brancas
- Sopa de legumes
- Arroz ou caldo.
Cuidados com desidratação na dor de estômago ou barriga:
Geralmente quando a pessoa está com o organismo desidratado, ela terá sintomas como: olhos fundos, diminuição da quantidade de urina, ter muita sede, boca e língua secas, e muitos outros.
Nesses casos, o paciente deverá cuidar da desidratação e da dor de barriga. Veja as dicas do que fazer:
- Beber soro caseiro;
- Aumentar a ingestão de outros líquidos (sopas ou sucos);
- Ingerir mais água, de 50 a 100 ml após cada evacuação;
- Manter a observação aos sinais de desidratação.
Melhorar de uma dor de barriga sem precisar sair de casa:
Um dos melhores benefícios da telemedicina é não precisar sair de casa para conseguir ser atendido, dessa forma, o paciente consegue tratar os sintomas a distância. Para ter uma consulta online, você pode acessar nossa plataforma Kompa e entrar em contato com nossa equipe de atendimento.
Eles irão solicitar algumas informações comuns para dar início ao agendamento, em poucos minutos. em seguida você recebe a data, horário e dados do médico que irá lhe atender. É uma forma rápida e eficiente de receber um diagnóstico e tratar a dor de barriga e outros sintomas.
Conclusão:
O ideal antes de utilizar medicamentos é ter uma consulta com o médico, somente ele poderá diagnosticar e passar as orientações sobre o que o paciente realmente tem. A telemedicina é uma opção ideal para quem está procurando diagnóstico para aliviar a dor de barriga.
Conheça o atendimento online e os benefícios que ele oferece para os pacientes, independente da cidade, estado ou problema. Todas as pessoas que precisam de ajuda, conseguem recebê-la acessando o médico online. É rápido, fácil e com apenas alguns cliques e informações, a consulta com o profissional poderá ser feita.
Basta acessar nossa plataforma e dar início ao agendamento, e posteriormente, basta estar online no dia e horário marcado e receber a avaliação, diagnóstico e tratamento correto para dor de barriga e outros sintomas.
Comentários