Pesquisar

Médico Vascular: o que ele faz e como pode te ajudar?

  • Compartilhar:
post-title

Pelo fato da necessidade do cuidado com a saúde, muitas pessoas vão em busca de diversos médicos para os mais diferentes problemas. Com isso, visando ajudar as pessoas, conheça um pouco mais sobre o médico vascular. Em suma, esse conteúdo irá ajudar a entender onde ele atua e como ele pode fazer diferença na sua vida de forma mais eficaz.

Qual a função do Médico Vascular?

Em suma, ao falar do médico vascular é muito comum causar confusão com o cirurgião vascular. A saber, o ideal é que haja um trabalho em conjunto entre às duas especialidades. Sendo assim, ao passar com um Médico Vascular, o ideal é que ao surgir um problema mais complexo, procure um Cirurgião.

Uma coisa que é muito importante de se saber, há um nome específico para o profissional que cuida dessa área vascular. A saber, o nome é Angiologista. Portanto, agora que já conhece o nome técnico dessa especialidade, que tal conhecer um pouco da trajetória desse médico?

Angiologista

De forma simples e objetiva: É o médico que se especializou em tratamento e prevenções ligados à problemas de vasos linfáticos, veias e artérias.

Focado em resolver as doenças do sistema cardiovascular, seu nome vem da palavra grega ‘angeīon’ que significa “vaso”.

Quando procurar essa especialidade?

Pelo fato de ter um foco muito grande no sistema cardiovascular, o ideal é buscar o Médico Vascular em alguns casos onde se precisa fazer algum exame mais detalhado. Ou seja, quando um paciente se encontra com problemas em veias e artérias que precisam de uma análise, é o momento de buscar o Angiologista.

Sendo assim, ao apontar algum tipo de problema, o ideal é que contacte um Cirurgião Vascular, pois a partir desde momento talvez haja a necessidade de fazer algum tipo de procedimento que exija uma intervenção cirúrgica.

Sintomas que sinalizam a necessidade de uma consulta

É claro que quando está com algum problema no sistema cardiovascular, deve-se ter muito cuidado com muitos sintomas. Portanto, confira alguns deles, ao senti-los procure tanto um médico vascular quanto um cirurgião vascular, vai depender de cada caso.

  • Fraqueza nas pernas;
  • Mudança na cor das pernas;
  • Perda de cabelo;
  • Formigamento;
  • Alteração de temperatura;
  • Pulso fraco nos pés e pernas.

Sendo assim, agora que conhece alguns sintomas mais comuns nas pessoas que sofrem ou já sofreram com problemas no sistema cardiovascular, que tal buscar uma consulta com o médico vascular (ou Angiologista).

Tem diferença entre Médico Vascular e Cirurgião Vascular?

Em suma, essa é uma confusão até que comum. Porém, sim uma diferença entre às duas especialidades. No entanto, vale destacar que ambas são extremamente compatíveis para tratar de um paciente. Ou seja, quando uma pessoa vai ao Médico Vascular por conta de algum problema no sistema cardiovascular, é possível que precise de cirurgia. Dito isso, é aí que entra o Cirurgião Vascular na história, buscando sanar o problema da pessoa.

Portanto, por mais que tenham nomes semelhantes, elas são áreas co-dependentes, ou seja, uma ajuda a outra quando algum problema de certo paciente necessite de uma intervenção cirúrgica, como, por exemplo, uma Ponte de Safena.

Médico Vascular é importante?

De forma simples e objetiva, sim e muito! Isso pelo fato de ter uma grande responsabilidade em relação às doenças que envolvem as artérias, venosas e linfáticas do corpo. Mas, vale destacar que mesmo com uma grande área de foco, essa especialidade não é responsável nem pelo coração, nem pelo cérebro.

Portanto, sim, ele é muito importante na vida de muitas pessoas e principalmente quando já há casos de problemas anteriores ou até mesmo casos na família. Ou seja, aí nesse caso a visita ao Angiologista se faz para ver se não risco de problemas hereditários.

Conclusão

Por fim, agora que já conhece mais sobre essa especialidade tão importante no mundo da medicina, o importante é se cuidar e sempre buscar viver da melhor forma possível. Sendo assim se torna muito mais palpável ter uma vida saudável sem complicações que partam do seu sistema cardiovascular.

Em suma, cuidar da sua saúde é um dever que é para praticá-lo de forma diária. Uma vez que acaba se descuidando por algum motivo, é possível sofrer com isso mais na frente. Dito isso, sempre que possível, faça um exercício e busque uma alimentação de acordo com suas necessidades, ou seja, procure um nutricionista.

Fontes:

  • Amato (17/03 às 16H30);
  • SBACV (17/03 às 17H30);
  • Dr. Atende (17/03 às 18H).

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?