Ter um bom atendimento médico é o desejo de todos! E ter seu médico na palma das mãos? Calma, vou explicar tudo. Seria a teleconsulta, também conhecida como médico online. Seria praticamente falar com seu médico através do computador ou celular através de uma chamada de vídeo e assim ter suas dívidas e orientações feitas de maneira rápida, segura e sem ter que sair de casa. Muitas pessoas já vivenciam esta inovação que é aprovada pelos órgãos responsáveis aqui no Brasil e em diversos países pelo mundo.
Que o mundo está cada vez mais digital não é novidade. Hoje em dia, quase todas as pessoas conseguem acesso à internet e possuem telefones celulares com pacotes de internet. Isso, permitiu encurtar a distância entre profissionais da área da saúde e seus pacientes.
Quer saber como começar a ser atendido por médicos e outros profissionais da saúde de maneira remota? Vamos te ensinar agora como ter seu médico online de confiança mais próximo de você.
Como surgiu a telemedicina e como encontro onde moro
A telemedicina origina para palavra “tele” que significa distancia, vindo do grego. Ela está relacionada com todo tipo de atuação médica que seja realizada à distância.
Num país tão grande e com muitas áreas remotas notou-se a possibilidade de atender pessoas com dificuldades de deslocamento, através da tecnologia que a telefonia proporciona. Diante dos resultados positivos, estes atendimentos passaram a fazer parte da telemedicina e integrar o pacote de atendimentos dos mais inovadores centros médicos.
O atendimento pode acontecer entre médico e paciente, sendo uma consulta similar a que se está habituado nos consultórios.
A telemedicina facilitou o dia tanto de médicos como de pacientes, já que se deslocar sempre necessita que a pessoa disponibiliza tempo. Dentro da telemedicina os médicos podem interagir em casos e decidir em reuniões quais procedimentos utilizar ao fazer estudos de casos com toda rapidez que muitas situações exigem.
Podem ser emitidos laudos de exames laboratoriais através de checagem remota dos exames e emissão do laudo via softwares inteligentes.
Até cirurgias podem ser operadas por médicos em localidades distantes com auxílio de robôs. Já que a tecnologia atual permite grande precisão de movimentos destas máquinas, conexão de internet segura e softwares que permitem sigilo para o paciente.
Quais as vantagens da telemedicina
As vantagens da telemedicina são muitas, mas a principal com certeza é eliminar as distâncias. Quando a pessoa é atendida inicialmente pela teleconsulta, descentraliza a as filas de clínicas e hospitais, tornando mais fluido o processo. Além disso podemos destacar:
Acesso a profissionais de referência por mais pessoas e profissionais.
Facilidade na emissão de laudos médicos por profissionais das mais diversas localidades.
Melhora na troca de informações entre clínicas, hospitais e órgão de saúde.
Diminuição da necessidade de deslocamentos para visitas presenciais.
Proximidade entre pacientes e médicos melhorada facilitando os diagnósticos e detectando casos precocemente.
Áreas médicas mais beneficiadas pela telemedicina
Algumas especialidades da medicina de beneficiam com o atendimento médico online ou com realização de exames. As mais notáveis são:
Cardiologia: muitos pacientes precisam de exames que exigem monitoramento contínuo por diversas horas. Essas métricas podem ser enviadas remotamente e facilitar os laudos.
Radiologia: envio do raio-x, mamografias e tomografias.
Neurologia: exames como o mapeamento cerebral e eletroencefalograma.
Dermatologia: através de equipamentos fotográficos profissionais é possível fotografar e diagnosticas lesões na pele de pacientes.
Regulamentação da telemedicina no Brasil
A telemedicina é aprovada pelo CFM- Conselho Federal de Medicina e amparada pelas leis brasileiras. Existem regras estabelecidas pelo órgão e que devem ser seguidas com objetivo de garantir a segurança de dados, integridade das pessoas e qualidade dos procedimentos.
É necessário que as empresas que atuem nessa modalidade, tenham um médico responsável técnico com registro vigente no conselho regional de medicina da localidade de origem da atuação.
Há muito cuidado na lei com relação a segurança das informações dos pacientes. Imagens, conversas e laudos devem ser mantidos em softwares desenvolvidos apenas para esta finalidade. A lei ainda afirma que somente os médicos podem emitir laudos feitos à distância.
A telemedicina ou consulta com médico online custa caro?
Quando se pensa em tanta inovação e tecnologia associada, logo pensamos não ser para o próprio bolso. A impressão é que isso custará caro demais. Impressão errada! Perto de tantos benefícios que a telemedicina proporciona o valor é até baixo. Como esta modalidade evita deslocamentos em série e necessidade e menos e menores espaços físicos, as clínicas não precisam repassar estes valores aos pacientes.
Com a telemedicina todos saem ganhando. Desde os profissionais dos laboratórios de exames, pacientes, médicos, clínicas e hospitais.
Gostou? Quer começar uma experiência e ser atendido de maneira moderna por seu médico online? Não deixe de entrar em contato com nossos atendentes. Estamos prontos para te auxiliar.
Comentários