Pesquisar

Gastroenterite: o que é e como acontece

  • Compartilhar:
post-title

Gastroenterite é uma condição comum que ocorre quando o estômago e o intestino ficam inflamados, devido a alguma infecção por vírus, bactérias ou parasitas, resultando nos sintomas de dor de barriga, diarreia e náuseas.

No geral, a gastroenterite acontece pela ingestão de alimentos que estão contaminados ou estragados, mas também pode surgir após o contato com outra pessoa que esteja com o problema.

Existe tratamento, que consiste em beber bastante líquido e adotar uma dieta leve para o descanso e recuperação do sistema. Em todos os casos, um médico deve ser consultado!

O que é Gastroenterite?

A Gastroenterite é a inflamação que ocorre no estômago, intestino grosso e delgado. Essa doença pode se desenvolver após a ingestão de medicamentos, toxinas químicas, alimentos contaminados e por meio da água.

A infecção poderá ocasionar vômitos, diarreia, febre, cólica abdominal e perda do apetite, podendo gerar um quadro de desidratação.

Principais sintomas de Gastroenterite

Os principais sintomas dessa doença podem surgir após alguns minutos do consumo do alimento contaminado, quando existem toxinas produzidas pelo microrganismo, ou poderá demorar até 1 dia quando o agente infeccioso estiver presente no alimento.

Os sintomas que indicam um caso de gastroenterite geralmente são:

  • Mal-estar geral
  • Dor de barriga
  • Diarreia intensa e repentina
  • Nauseas e vomitos
  • Febre baixa
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite

Grande parte dos casos de gastroenterite por vírus e parasitas, melhoram após 3 ou 4 dias, sem precisar de tratamento específico.

Tomando apenas o cuidado para fazer uma dieta leve, beber bastante líquido e ficar em repouso. Nos casos de gastroenterite bacteriana, são mais demorados e pode até precisar de antibióticos para melhorar os sintomas.

Causas da Gastroenterite

A gastroenterite é muito frequente em crianças e idosos, devido a ingestão de alimentos contaminados ou estragados, mas também pode acontecer por ter colocado a mão suja na boca. Nessa situação a gastroenterite só vai se desenvolver quando existir uma alta carga infecciosa.

Dessa forma, após o consumo de alimentos estragados ou contaminados, é possível que as toxinas produzidas pelo microrganismo causem uma irritação da mucosa gástrica, chegando à corrente sanguínea.

Vírus, bactérias ou parasitas se desenvolvem no organismo, e levam ao desenvolvimento dos sintomas.

Variando de acordo com o tipo de gastroenterite, os microrganismos que podem estar na origem da doença são:

  • Gastroenterite bacteriana: pode ser causada por bactérias, por exemplo, Shigella sp, Campylobacter spp., Escherichia Coli e Staphylococcus aureus.
  • Gastroenterite viral: causada principalmente pelo Adenovirus, Rotavirus ou Rotavírus
  • Gastroenterite parasitária: comum em lugares que possuem poucas condições de higiene, podendo ser relacionada com os parasitas “Giardia Lamblia”, “Entamoeba Coli” e “Ascaris lumbricoides”

A gastroenterite também pode acontecer como um resultado da ingestão ou contato com alguma substância tóxica química, ou ser decorrente do uso de medicamentos.

Diagnóstico de Gastroenterite

Exames de fezes são solicitados para detectar a Gastroenterite, com ele, é possível determinar o tipo de agente infeccioso presente no organismo.

Além disso, os exames de sangue e uma avaliação clínica podem ser recomendados para investigar e diagnosticar o quadro da doença.

Tratamento de gastroenterite

Em grande parte dos casos de gastroenterite é possível obter melhoras em casa, sem precisar ir a um hospital e fazer tratamento específico.

Porém, em pessoas com sistema imune enfraquecido ou quando a doença está sendo provocada por uma bactéria mais resistente, poderá ser preciso começar o tratamento com antibiótico ou ficar internado no hospital, para conseguir repor os líquidos perdidos com diarreia e vômitos.

O tratamento envolve repouso e reposição de líquidos com sais de reidratação oral ou soro caseiro, muita água e água de coco.

A alimentação precisa ser leve e de fácil digestão, oferecendo os nutrientes necessários sem provocar diarreia ou vômito. É necessário evitar a ingestão de frituras, café e alimentos com muitas fibras, como mamão, pão ou sementes.

Dessa forma, será possível evitar os sintomas e melhorar a inflamação do sistema digestivo.

O consumo de medicamentos para interromper a diarreia e vômito deve ser utilizado com a recomendação de um gastroenterologista, pois poderá causar a piora da infecção.

Porém, os suplementos probióticos podem ser utilizados para regular a flora bacteriana, principalmente após estar recuperado da gastroenterite.

Prevenção da gastroenterite

Para conseguir evitar a infecção e o desenvolvimento, é necessário lavar bem as mãos depois de utilizar o banheiro ou antes de cozinhar.

Também é importante evitar partilhar talheres e outros objetos com pessoas doentes, manter as superfícies de casa limpa, principalmente na cozinha, e evitar comer carne e peixe cru ou vegetal não lavado.

No caso das crianças, também existe um risco alto de pegar através da infecção com vírus, sendo o rotavírus.

Nesse caso, é recomendado vacinar-se contra o vírus, o que pode ser feito durante o primeiro ano de vida.

Conclusão

Agora que você sabe o que é gastroenterite, sintomas e o tratamento, marque uma consulta com o gastroenterologista aqui na Kompa Saúde. Podemos te ajudar a diagnosticar e tratar essa infecção, acesse e conheça os benefícios.

Referências

Tua saúde (31/08/2022 às 16:02)

Eurofarma (31/08/2022 às 16:46)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?