Pesquisar

Exercícios afundo: conheça

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe quais músculos são fortalecidos pelos exercícios afundo?

Cada atividade física exige maiores esforços de partes específicas do corpo humano. Alguns esportes formam atletas com pernas muito densas, outros destacam braços e por aí vai. Por isso que esportistas realizam exercícios de musculação extremamente específicos para servir aquelas funções que precisam desempenhar. O trabalho do preparador físico é orientar esses treinos e garantir a prática correta.

Mas, mesmo quem não é atleta profissional ou está procurando a melhora da performance em um esporte específico encontra muitos benefícios em desenvolver sua musculatura. Os exercícios afundo são indicados para definir coxas e bumbum. Ou seja, o afundo é um exercício de membros inferiores, que ajuda no fortalecimento destes e das articulações das pernas.

Quem quer coxas e glúteos maiores por razões estéticas encontra este resultado, entre outros fatores, no afundo. Atletas de esportes que exigem muito das pernas como futebol, basquete e corrida também trabalham intensamente estes músculos.

Benefícios dos exercícios afundo

O fortalecimento de qualquer músculo não serve apenas para melhorar sua performance ou por mudanças estéticas. A força física ajuda na prevenção de lesões, é perigoso levantarmos peso com uma postura incorreta ou sem a força necessária, por exemplo.

Os músculos beneficiados pelos exercícios afundo são:

  • Adutores;
  • Glúteo máximo e mínimo;
  • Sartório;
  • Isquitibiais;
  • Quadríceps;
  • Grácil;
  • Tensor da Fáscia Lata.

Além desses músculos específicos, o afundo fortalece o core, composto pelo transverso abdominal, oblíquo interno e externo, multífidus, eretor da espinha, ílio-psoas, bíceps femoral e reto abdominal. O que constitui um desenvolvimento avançado do tronco, muito importante para o físico do indivíduo como um todo.

O tronco é a parte do corpo onde a coluna está localizada, todos os membros estão conectados à ele, então o fortalecimento dessa região através de exercícios afundo garante coordenação motora, equilíbrio, estabilidade e agilidade para todo o corpo.

Como fazer exercícios afundo?

Qualquer atividade física é melhor realizada através da orientação de um profissional da educação física. Existem detalhes muito sutis dos movimentos da musculação que podem fazer toda a diferença entre a eficiência destes e lesões.

Antes de fazê-lo é muito importante se alongar, garantindo a flexibilidade dos músculos que serão trabalhados. Dito isso, confira o passo a passo de como realizar um afundo:

  • 1º passo: Fique de pé e dê um passo a frente com um dos pés, deixando o de trás na ponta dos dedos.
  • 2º passo: Com o pé que está a frente plantado, por inteiro, no chão, abaixe o quadril flexionando o joelho da perna a frente.
  • 3º passo: Abaixe o quadril com o joelho da perna de trás na linha do tronco e pare quando ele quase encostar o chão.
  • 4º passo: Depois de parar a descida com o joelho de trás próximo ao chão volte a posição inicial.
  • 5º passo: Repita o movimento pelo mesmo número de vezes nas duas pernas.

Obs: Ao levantar o corpo não estenda o joelho da frente por completo, mantendo a tensão muscular na coxa entre as repetições. Também é fundamental que o tronco esteja reto, com a cabeça apontando para frente. Outro detalhe importante é não levantar a ponta nem o calcanhar do pé da frente. Além disso tudo, a tensão do músculo pode forçar seu joelho da frente em direção aos lados, mas você deve mantê-lo na linha do tornozelo.

Como continuar evoluindo?

O exercício afundo é um movimento específico da musculação, para continuar desenvolvendo sua musculatura é importante praticar mais. O próprio movimento do afundo pode ser feito com o uso de cargas auxiliares. Se você segurar algum peso em suas mãos o esforço da perna será muito maior, logo os ganhos musculares também cresceram.

Se você está procurando desenvolver a musculatura da perna é muito importante procurar exercícios que fortaleçam a panturrilha e outras partes da coxa. Para a “batata da perna” você pode subir em alguma plataforma deixando os calcanhares para fora, então levante-se ficando na ponta dos pés e voltando o calcanhar para a suspensão anterior. Este exercício também pode ser feito segurando pesos para aumentar a dificuldade.

Além das pernas é muito importante fortalecer tronco, braços, pescoço e toda a musculatura do corpo. Cada atividade é eficiente para um objetivo específico, por isso que o melhor que você pode fazer é procurar a ajuda de um profissional. Se você sentir dores ao praticar a musculação, é importante procurar um fisioterapeuta ou um ortopedista.

As atividades aeróbicas também são muito importantes para a melhora da saúde. Os sistemas cardiorrespiratório e circulatório encontram muitos benefícios naquele tipo de exercício que acelera a respiração e os batimentos cardíacos. Natação, corrida, andar de bicicleta e pular corda são apenas alguns dos exemplos de exercícios aeróbicos.

Todas as vantagens da atividade física são potencializadas por uma alimentação de qualidade. Comer bem faz toda a diferença em muitos aspectos da vida, aumentando tanto a disposição e energia para treinar como garantindo o aumento da massa muscular.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?