Pelo fato de ser um problema comum no Brasil, a procura por médico para coluna só aumenta. Dito isso, com esse post a ideia é ajudá-lo a encontrar um médico que atenda seu problema. Além disso, explicar também um pouco mais dessa especialidade já que há muitos fatores que causam problemas na coluna.
O que verá no post
Causas do problema na coluna
Por se tratar de uma parte de importante do nosso corpo, é fundamental que sua coluna esteja em plenas condições, já que serve para sustentação e locomoção. Em suma é formada por basicamente, músculos, ligamentos e vértebras. Dito isso, veja o que pode prejudicar a coluna e causar diversos problemas, seja de locomoção ou desconfortos.
Sedentarismo
Ao abdicar de hábitos saudáveis, o sedentarismo é um forte problema para sua coluna. Isso por conta do seu efeito nas vértebras. Ou seja, ele é capaz de enfraquecer a musculatura abdominal. Sendo assim, as dores estão geralmente ligadas à lombar. Assim se torna muito necessário um médico para coluna.
Postura errada
Ao forçar sua coluna com uma postura errada ocorre um desequilíbrio entre os músculos e ossos. Isso acaba causando alguns problemas um pouco mais severos como:
- Encurtamento dos músculos;
- Enrijecimento das articulações.
Ou seja, sua má postura é capaz de causar graves problemas à sua coluna tornado-se muito necessária a ajuda de um médico para coluna. Já que só ele é capaz de ajudar com alguns exercícios ou outros métodos para ajudar o paciente da melhor forma.
Excesso de estresse
Nesse caso, ao falar de estresse tudo que exija um pouco mais do que estamos acostumados pode causar o estresse. Isso porquê ele é uma forma física e emocional de nós reagirmos à certos acontecimentos do nosso dia a dia. Dessa forma, a dor na coluna pode acontecer por uma rigidez ou tensão muscular.
Quem é o médico para coluna?
Esse é o ponto-chave do nosso post não é verdade? Sendo assim, a depender da sua queixa sobre a coluna você deve analisar qual especialista pode te ajudar. Visando facilitar esse processo de saber qual é o médico para coluna que você de ir, veja um pouco sobre o Ortopedista e o Neurocirurgião.
Ortopedista
Formado visando tratar as patologias do sistema músculo esquelético, essa especialidade pode tratar muitas outras coisas, mas em relação à coluna, apenas quando sua queixa está ligada ao músculo, por exemplo.
Neurocirurgião
Neste caso, geralmente essa especialidade tem mais enfoque para tratar as doenças ligadas ao sistema nervoso. Dessa forma, quando o assunto é, por exemplo, uma dor na lombar, o Neurocirurgião não é a melhor opção. Dito isso, é nesse sentido que você deve analisar seu problema para buscar a melhor opção para tratar.
Não é uma especialidade médico para coluna?
Em suma, não! Porém, quando precisar de alguém que trate dessa região do corpo o certo é fazer um pré-diagnóstico para direcionar melhor o tratamento. Ou seja, 1.º é passar com um clínico geral, assim ele poderá te direcionar para o médico adequado. Seja ele, Ortopedista, Reumatologista ou Neurocirurgião.
A saber, são casos e casos, e por isso é sempre importante buscar o melhor diagnóstico para o que está acontecendo. Sendo assim, caso queira uma consulta:
Conclusão
Sendo assim, para não errar na hora de buscar um médico preciso, passe 1.º num Clínico Geral. A saber, é um ponto muito importante essa primeira passagem para entender melhor a gravidade do problema e analisar de forma mais precisa.
Para buscar melhor essa primeiro contato, vá a um clínico geral que você já conheça, ou seja, busque um profissional de confiança. Caso não tenha, tenho uma sugestão para você: Na Kompa Saúde, ao assinar o Premium você tem uma consulta com o Médico Dedicado, que pode resolver até 80% dos casos.
Ficou interessado?Clique aqui e consulte os valores na Kompa Saúde, assim você terá um médico de confiança sempre que precisar, seja por Telemedicina ou presencial.
Fontes:
- ITC Vertebral (20/04 às 16H);
- Clínica Ortopédica Paulista (20/04 às 15H45);
- Coluna RS (20/04 às 15H);
- Tua Saúde (20/04 às 13H).
Comentários