Com um pouco de atraso do dia , ou adiantamento para o ano que vem (depende do ponto de vista). O intuito desse conteúdo é trazer algumas informações sobre a vacinação e como ela pode ajudar a dizimar algumas doenças já conhecidas pela população.
Sendo assim, o que se pretende neste post, é disseminar o máximo de informações possíveis. Assim, não haverá qualquer dúvida em relação à eficácia das diversas vacinas para as mais variadas doenças. Além disso é um método de instruir as pessoas que ainda tenham qualquer dúvida em relação à vacinação e como ela funciona no organismo.
Índice
Como funciona uma vacina?
De forma simples e objetiva, a vacinação é a forma mais eficaz de combater algumas doenças. A saber, uma pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que com o uso das vacinas, mais de 2 milhões de pessoas são salvas. Isso só mostra que são métodos bem eficazes para evitar qualquer tipo de doença.
Tratando da forma mais prática de como funciona, a vacina é a forma mais eficaz de combate às doenças, pois ela permite que nosso sistema imunológico se prepare. Sendo assim é possível combater determinadas infecções. Em suma, o conteúdo são os vírus atenuados que ajudam o organismo à entender suas particularidades, e se prevenir quando a doença entrar no sistema do indivíduo.
Saiba o motivo de manter a vacinação em dia
Além de ser um bem individual, quando a pessoa toma uma vacina, ela é uma forma de prevenção social. Ou seja, é um imunizante para todos mesmo que uma pessoa não tenha tomado a vacina, estará protegido. Em suma isso só é possível por conta da característica de transmissão dessas doenças.
Por isso, quando uma pessoa dentre as outras se vacina, todo o ciclo de contágio se rompe. Por exemplo: Uma pessoa X entra em contato com você que já está vacinado, as chances de você contaminar sua família são baixas. Dessa forma, o “ciclo do contágio”. Dito isso, esses são os motivos que devem te fazer colocar a mão na consciência e buscar a vacina em vigência.
17/10 – Dia Nacional
No Brasil, há um dia em específico onde há um maior incentivo em relação à vacina. Por isso ficou conhecido como o “Dia Nacional da Vacina”. Em suma a ideia é apresentar para toda população, maiores informações sobre a imunização. Isso com o intuito de controlar epidemias.
Como surgiu?
Ao longo da história, cientistas notaram que o o corpo humano tinha a capacidade de gerar anticorpos ao receber amostras dos patógenos. Desde então, as vacinas vem num avanço enorme no decorrer dos anos, transformando a ideia de prevenção à algumas doenças já muito conhecidas.
A prova de sua eficácia é pelo fato de erradicar doenças, como é o caso da Varíola. Sendo assim, o último caso de enfermidade no mundo aconteceu apenas em 1977. Trazendo para o Brasil, era uma grande doença que matava muitas crianças, a Poliomielite (Paralisia Infantil). No entanto, não há registros dessa doença desde 1987, ou seja há 34 anos. No entanto, para que esse período longe da doença continue crescendo, todas as crianças devem tomar tal vacina.
Em relação à escolha do dia, é uma data criada pelo Ministério da Saúde. A ideia do dia 17/10 é trazer uma maior conscientização para toda a população. Pois, é muito possível que haja uma desatenção, ou até mesmo desinteresse de alguns pais em relação à vacinação de seus filhos. Dessa forma, o deputado Professor Kenney, foi o responsável por uma Lei: Nº17.252/20, ela diz que: para matricular crianças em escolas do estado, é necessário que apresente a carteira de vacinação.
E sobre a COVID-19?
Esse é um assinto mais delicado, uma vez que a ideia do conteúdo é independente do dia ou ano que estiver vendo, as informações sigam úteis. Por isso, numa perspectiva mais otimista, esperamos que daqui há alguns anos, não se fale mais em COVID-19 e que seja águas passadas.
No entanto, algo que não há mais alterações e que para sempre estará na história do mundo é que: no dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia do Coronavírus. Desde então, todas as entidades de saúde começaram a correr contra o tempo em busca de uma forma de erradicar a doença.
Olhando de uma perspectiva mais otimista, foi em dezembro do mesmo ano, mais precisamente no dia 8, que a 1ª pessoa tomou a 1ª dose. Isso além de um marco, mostrou a efetividade da vacinação ao mundo. O ponto chave disso é que, ao falar de COVID-19, a vacinação deve ter o mesmo enfoque.
O que concluir sobre a vacinação?
Como você pode ver, há diversos benefícios quando se trata de vacina. Isso pelo fato de que as mudanças no mundo precisam ter relação às vacinas sobre a COVID-19. Dito isso, a melhor forma de evitar o pior em relação a pandemia que se viveu no último ano. A maior parte das pessoas devem se vacinar.
Sendo assim, não esqueça de ir à uma UBS próxima a sua casa para tomar a 1ª ou 2ª dose da vacina contra a COVID-19. Antes de acreditar em tudo que sai pela internet, pesquise um pouco, tire suas dúvidas com os médicos que confie. Uma vez com suas dúvidas sanadas, é muito mais confortável tomar a vacina.
A saber, já está na hora de alguns idosos tomar a dose de reforço. Isso quer dizer que você já pode tomar sua 1ª ou 2ª dose, dependendo do dia, assim quanto mais pessoas no caminho da vacinação, mais rápido o mundo pode seguir em frente e deixar no passado a pandemia.
Trazendo boas notícias, no mundo inteiro, há mais de 49% da população mundial com pelo menos uma dose, ou seja, está em torno de 3 bilhões de pessoas. Já as totalmente imunizadas está em torno de 38%. Dessa forma há mais de 2 bilhões de pessoas, faça parte desse numero rumo à normalidade.
Fontes
- Pfizer (20/10/2021 às 15H);
- Assembléia Legislativa de SP (21/10/2021 às 16H);
- Brasil Escola (21/10/2021 às 17H);
- Biblioteca Virtual em Saúde (21/10/2021 às 18H).
Comentários