Pesquisar

Cravos e espinhas: entenda tudo sobre isso!

  • Compartilhar:
post-title

Sendo uma doença muito comum na adolescência, cravos e espinhas podem surgir em qualquer idade. Dito isso, para ajudar o maior número de pessoas, esse conteúdo está repleto de informações acerca das duas doenças. Por isso, será um post mais completo, com o intuito de propagar informação.

Em suma, são doenças que podem surgir em qualquer parte do corpo, porém são mais comuns no rosto, peito e costas. Por isso, se deve ter cuidado. Mas fique tranquilo, todas as informações para fazer isso estarão presentes neste conteúdo.

Cravos — O que são?

De início, vamos apresentar os cravos. Em suma, para entender o que é um cravo, precisa 1.º conhecer um pouco sobre a pele humana.

Nossa pele é composta por inúmeros folículos. Eles são estruturas que abrigam desde pelos à glândulas. Ou seja, a parte mais externa desses folículos são os poros. Dessa forma, quando ele acaba entupido, por conta de excesso de sebo ou até mesmo sujeira, surge o cravo.

Quer saber mais alguma informação sobre os cravos? Acesse aqui!

Espinhas — O que são?

Agora, vamos falar um pouco sobre as espinhas. A saber, elas são frutos de alguma inflamação na nossa pele. Concentradas mais no rosto e peito. Em nosso corpo, as glândulas sebáceas fabricam uma gordura de proteção para nossa pele. Uma vez que, há uma produção excessiva dessa secreção parte do sebo fica retido e entope os poros.

Quando acontece isso, atrai uma bactéria. Quando chega no local, ela libera uma substância tóxica que irrita nossa pele. Visando parar o micro-organismo, nossas células de defesa causam uma reação inflamatória. Em casos mais graves é possível se tornar um abcesso com pus.

Quer mais informações sobre as espinhas? Clique aqui!

Como tratar os cravos e espinhas?

Como agora conhece um pouco sobre cada um dos termos mais comuns na vida dos adolescentes, que tal ver alguns tratamentos. Em suma, mesmo que sejam parecidos, existem formas diferentes de se tratar os cravos e espinhas. Portanto, vamos intercalando, um para cravos e outro para espinhas, assim terá a mesma quantidade de métodos para cada um.

Cravos

Como todo mundo conhece, um bom ácido salicílico é a melhor opção, já que é um esfoliante que irá desobstruir os poros e ajudar na regeneração. Vale destacar, para o tratamento de cravos e espinhas é muito importante tratar a área com certa delicadeza, visando evitar uma irritação da pele.

Espinhas

Nos mais comuns casos de acne, lavar a área apenas com sabonete suave entre 1 ou 2 vezes ao dia já é o suficiente. Isso geralmente no banho, após isso, por indicação de seu dermatologista, recomenda-se passar alguma loção que contenha Ácido Retinoico que ajuda na desobstrução.

Em casos mais graves de cravos

Caso tenha um excesso de cravos em uma região, por exemplo, no nariz, o recomendado é ir até um dermatologista. Já que ele irá trazer soluções com alguns produtos encontrados no mercado. Mas o ponto é, deixe que o médico lhe recomende esses produtos, já que alguns podem conter substâncias que estimulam a produção do sebo.

E quando se trata das espinhas?

Em suma, os casos mais graves das espinhas requerem algumas medidas diferentes. Isso pelo fato de conter pus e uma certa inflamação na região. Para inibir a produção das glândulas sebáceas utiliza-se muito o isotretinoína. No entanto, vale destacar que ele tem alguns efeitos como:

  • Alteração no fígado;
  • Ressecamento da pele;
  • Dor muscular;
  • Ressecamento labial.

Param ambos os casos de cravos e espinhas, o acompanhamento médico é a melhor solução nos casos mais severos. A procura por um Dermatologista se faz necessária. Quer saber um pouco mais sobre onde achar um, basta acessar aqui que irá para a Kompa Saúde.

O que concluir sobre cravos e espinhas

De certo, como você viu há muitas coisas importantes sobre os cravos e espinhas que precisam de atenção. Portanto, ao buscar algum medicamento para tratar esses problemas, faça um cuidado primário lavando com sabonete suave. A depender do tamanho, só isso deve resolver. No entanto, se por um acaso precisar de alguns produtos mais fortes, vá ao dermatologista.

Por fim, para quem não conhece na Kompa há diversas especialidades médicas que atuam tanto online quanto presencial. Está interessado em uma consulta, acesse aqui o site da Kompa Saúde para mais informações pertinentes, de valores, localidades entre outros tópicos.

Fontes:

  • Saúde Abril (10/03 às 13H);
  • Rede D’or São Luiz (10/03 às 15H);
  • Tua Saúde (10/03 às 15H30);
  • La Roche Posay (10/03 às 16H30)

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?