Pesquisar

Conheça os sintomas de apendicite

  • Compartilhar:
post-title

Você sabe o que é e quais são os sintomas de apendicite? Não? O paciente que está sofrendo com esses sintomas está com uma inflamação da parte do intestino, ela é conhecida como apêndice.

O sinal mais comum da apendicite é o surgimento de dores fortes e agudas, e que podem vir acompanhadas de enjoo, vômitos, febre e falta de apetite. Geralmente, essa inflamação é causada pelo acúmulo de fezes e bactérias no interior da apendicite, e pode surgir em qualquer momento da vida. 

O apêndice deve ser retirado rapidamente através de uma cirurgia para poder tratar o problema. Portanto, para evitar que ela fique mais grave, você poderá descobrir quais são os sintomas de apendicite e como obter ajuda de um médico online. Confira abaixo:

O que é apendicite?

A apendicite é a inflamação dolorosa na apêndice, que é “bolsinha” localizada no lado direito do intestino grosso. O problema acontece quando pequenas quantidades de fezes, parasitas ou bactérias obstrui a estrutura. Levando a um inchaço e aparecimento de um abscesso na ponta, favorecendo a proliferação de bactérias.

É importante saber reconhecer os sintomas de apendicite, tratamentos e o momento em que o médico deve ser procurado. Como dissemos no início, o médico deve realizar uma cirurgia para resolver o problema rapidamente, quanto antes o diagnóstico for realizado, melhor será para o paciente.

Como se prevenir da apendicite?

A apendicite é um problema que é associado ao funcionamento do intestino, portanto, uma dieta rica em frutas, verduras e fibras, podem diminuir o tempo de trânsito intestinal das febres, reduzindo o risco de pararem na apêndice. 

Porém, é importante lembrar que as medidas não são 100% eficazes visando a prevenção!

Quais são os fatores de risco?

Os sintomas de apendicite podem ocorrer em pessoas de qualquer idade, tornando-se frequente entre 10 e os 30 anos de idade. É exatamente por isso que é importante procurar ajuda de um médico quando sentir dores abdominais agudas. E caso a dor seja em pacientes crianças que possuem mais dificuldade para descrever o que sentem, o médico deve ser procurado o mais rápido possível.

Sintomas de apendicite:

O principal sintoma de apendicite é a dor abdominal intensa, localizada no lado inferior direito da barriga. Ela também pode ser leve, sem localização específica. É comum que a dor vá se deslocando até ficar em cima da apendicite, ou seja, do lado inferior direito na barriga do paciente. 

Além da dor intensa ou leve, outros sintomas geralmente são:

  • Alteração do trânsito intestinal;
  • Febre baixa;
  • Nauseas e vomitos;
  • Dificuldade para liberar gases intestinais;
  • Perda de apetite.

Sintomas de apendicite em bebês e crianças:

Os sintomas de apendicite são raros em bebês, mas quando acontece provoca sintomas de dores na barriga, febre e vômitos. Também é possível notar um inchaço na barriga (em alguns casos), e uma extrema sensibilidade ao toque.

Já em crianças, os sintomas evoluem rapidamente em comparação aos sintomas de apendicite em adultos. Também existem riscos de perfuração, devido à fragilidade da mucosa abdominal.

Sintomas de apendicite em grávidas:

Em mulheres grávidas, os sintomas podem surgir em qualquer momento da gestação. Geralmente eles são mais frequentes nos primeiros trimestres da gravidez.

Os sintomas são como os que falamos antes, dores do lado inferior direito da barriga. Ao final da gestação, os sintomas podem ser menos específicos, isso se dá pelo deslocamento do apêndice e os sintomas podem ser confundidos com as contrações ou desconfortos abdominais. Isso dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento, portanto, fique alerta e faça consultas médicas e exames regularmente.

Sintomas de apendicite crônica:

Outro tipo é a apendicite crônica, algumas pessoas podem desenvolvê-la. Surgindo uma dor abdominal generalizada, podendo ser um pouco mais intensa no lado direito em região inferior abdominal. A dor pode durar por meses ou anos, até que o diagnóstico seja feito corretamente.

Agora que você conheceu os tipos e sintomas de apendicite, você pode realizar o teste online que preparamos para te ajudar. Veja abaixo!

Realize o teste online para saber se é apendicite:

Se você está suspeitando que está sofrendo com dores na apendicite, responda as perguntas do seguinte teste online:

  • Está com dor ou desconforto abdominal?
  • Está sentindo dores intensas no lado inferior direito da barriga?
  • Sente náuseas ou teve vômitos?
  • Teve perda de apetite?
  • Está com febre baixa e persistente (de 37,5º e 38º)?
  • Sentiu mal estar?
  • Está com prisão de ventre ou diarreia?
  • Sua barriga está inchada ou com excesso de gases?

Depois de responder essas perguntas, você poderá saber se deve ou não procurar pelo médico. Caso você tenha: Febre acima de 38ºC, calafrios e tremores, vômitos, dificuldade para evacuar ou liberar gases, aumento da dor abdominal, procure pelo médico imediatamente.

Esses sintomas indicam que o apêndice rompeu e as fezes se espalham pela região abdominal, e podem causar graves infecções!

Existem outros sintomas que podem confundir o diagnóstico?

É muito comum confundirmos outros problemas com os sintomas de apendicite, e para resolver esse problema, os exames e diagnósticos são indispensáveis. Veja quais são as condições e doenças que geralmente são confundidas com a apendicite:

  1. Obstrução intestinal;
  2. Diverticulite aguda;
  3. Doença inflamatória intestinal;
  4. Doença inflamatória pélvica;
  5. Pedra nos rins;
  6. Torção dos ovários;
  7. Prisão de ventre;
  8. Gravidez ectópica.

Exames para diagnosticar e tratar a apendicite:

O médico deve solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico, principalmente nos casos que não são comuns de ocorrerem. Veja quais são estes exames:

  • Exame de sangue: Esse exame possibilita a avaliação da quantidade de células brancas, elas ajudam a confirmar a presença de inflamações no corpo do paciente;
  • Ultrassom abdominal: Também pode ser feito uma tomografia computadorizada, permitindo a observação da dilatação e a inflamação da apendicite;
  • Teste de urina: O teste de urina ajuda a confirmar se os sintomas não estão sendo causados por infecção urinária.

Em todos os casos, o médico vai solicitar a realização de exames para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento. O tratamento mais utilizado é a realização de uma cirurgia para retirar todo o apêndice.
A cirurgia é conhecida como apendicectomia, onde o apêndice é retirado através de um corte pequeno no abdômen. O paciente fica internado depois do tratamento por 1 ou 2 dias, para fazer avaliações se o intestino está funcionando corretamente, e que não ocorreu nenhuma complicação da cirurgia.

Conheça o novo meio de atendimento:

Uma forma de obter ajuda de um médico é através da tecnologia, essa nova forma de atendimento é através da telemedicina. Os profissionais da saúde realizam consultas a distância, possibilitando que o paciente consiga tratar as dores e sintomas, sem precisar sair de casa.

Aqui na Kompa você poderá agendar sua consulta com os especialistas para tratar os sintomas de apendicite. E caso seja diagnosticado que você não está com problemas de apendicite, você pode agendar outra consulta com outro médico e tratar a dor corretamente.

Conclusão:

Lembrando que para acessar nossa plataforma e ter uma consulta online bem sucedida, você deverá ter um computador ou celular conectado a internet. Também é importante estar em local bem iluminado e silencioso para conseguir falar com o médico sem interrupções. 

E pronto, basta acessar nosso site de atendimento e agendar sua consulta para tratar corretamente todos os sintomas de apendicite.

Referências:

https://www.uol.com.br/

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?