Você sabe o que é e como medir a pressão arterial?
Um dos órgãos mais importantes do corpo humano é o coração, o músculo cardíaco se contrai aproximadamente 95 mil vezes por dia. Essa movimentação é o que leva impulsiona o sangue através de artérias e veias, todas as funções do corpo humano referentes ao transporte de sangue fazem parte do sistema circulatório.
O sangue transporta os nutrientes, o oxigênio e os hormônios por todo o organismo. A falta de oxigênio no cérebro, por exemplo, leva à morte cerebral, e consequentemente à morte do indivíduo. Todo o funcionamento do corpo humano depende das substâncias transportadas pelo sangue. O ritmo e a ansiedade com que o sangue se movimenta dependem diretamente dos batimentos cardíacos.
Desta forma, o coração exerce força para impulsionar o sangue através dos vasos sanguíneos de todo o corpo. A cada batida do coração o sangue exerce força contra as paredes de vasos e artérias, fazendo com que elas se expandam. A diferença entre a maior pressão exercida (pressão sistólica) e a menor pressão exercida (pressão diastólica) é o que define a medida da pressão arterial.
Navegue pelo post
Como interpretar sua pressão arterial?
Existe a ideia de que a pressão arterial ideal é aquela 12 por 8 que ouvimos falar muitas vezes. Mas nossa movimentação e nossas atividades ao longo do dia fazem muita diferença no resultado de eventuais medições. A pressão exercida aumenta, por exemplo, caso você esteja praticando alguma atividade física, pois os músculos precisam de maior oxigenação para manter esta intensidade.
É por este motivo também que a prática de exercícios físicos ajuda no controle da pressão arterial, estar preparando o coração para este aumento de intensidade faz com que ele, em estado de repouso, mantenha seu nível de tensão mais baixo.
Pessoas com pressão alta podem apresentar uma série de problemas decorrentes desta doença. Entre eles estão AVC, infarto, embolia e trombose, que podem, até, levar a morte.
Clique aqui para ler mais sobre pressão alta.
Uma única medição da pressão arterial não é suficiente para se fazer um diagnóstico de qualquer problema. Por isso que existe o exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), que registra de 20 em 20 minutos a pressão do paciente durante 24 horas, enquanto ele pratica suas atividades cotidianas. Os registros desse teste servem para identificar o aumento considerável da pressão.
Se uma pressão acima de 12 por 8 é considerada elevada, uma medida abaixo disso é considerada pressão baixa, que, apesar de menos conhecida que a hipertensão, também é um problema de saúde que pode causar prejuízos ao indivíduo.
Controle da pressão arterial
A pressão arterial faz parte das funções do organismo que nós não controlamos voluntariamente. É claro que existem exercícios de respiração que permitem a diminuição do ritmo cardíaco e da pressão. Mas quando não estamos pensando fazendo nada para modificar os batimentos cardíacos o nosso organismo os controla naturalmente.
Então, uma série de fatores externos pode alterar tanto pressão quanto ritmo cardíaco. Se você toma um susto, por exemplo, seu cérebro entende instantaneamente que você está em perigo e produz um hormônio chamado adrenalina. Esta substância acelera os batimentos cardíacos pra te ajudar a enfrentar a situação de perigo, então apenas quando a situação for aliviada é que o coração voltará ao normal.
Mas, em momentos de repouso ou de atividades cotidianas o normal seria a pressão estar sob controle, mas alguns problemas de saúde como o hipertireoidismo podem acelerar os batimentos.
Leia mais sobre hipertireoidismo aqui.
A alimentação também influencia diretamente na saúde do indivíduo. O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos dificulta a passagem de sangue e desencadeia no aumento de pressão. Por isso que o consumo de alimentos muito gordurosos causa, à longo prazo, o aumento das chances de desenvolvimento de problemas cardíacos.
Como fazer a medição da pressão?
Visto que a pressão flutua pra cima e pra baixo ao longo do dia, existem momentos adequados para se fazer a medição. O ideal é se medir a pressão arterial pela manhã e antes de tomar qualquer remédio, estando sentado e em repouso há pelo menos 5 minutos. Nos 30 minutos que precedem a medição não se pode fumar, tomar café ou bebidas alcoólicas.
Muitas pessoas que tem problemas de hipertensão tem o medidor em casa, a fim de garantir que os batimentos estejam sob controle. O aparelho mais comum para realizar a medição é a braçadeira colocada no braço, ela então infla e pressiona o membro para sentir a variação entre a pressão sistólica e diastólica.
Mesmo existindo aparelhos que você pode comprar, o ideal é medir a pressão arterial com a orientação de um profissional da medicina. Alguns pequenos erros no processo podem alterar os resultados, o que é um risco para o diagnóstico.
Quer ter acompanhamento de saúde com médico dedicado, enfermeiras e tudo que é necessário? Conheça a Kompa Saúde.
Comentários