Pesquisar

Como identificar os sintomas de glicose alta

  • Compartilhar:
post-title

Os sintomas de glicose alta é caracterizado como hiperglicemia, sendo uma situação gerada por uma grande quantidade de açúcar circulando no sangue. É possível verificar o valor estando acima de 180 mg/DL de glicose várias vezes durante o dia, mesmo após horas da refeição. 

Isso pode acontecer devido a quantidade insuficiente de insulina circulando no organismo, ou até mesmo do sedentarismo, alimentação inadequada, obesidade e muitos outros motivos. As grandes quantidades de açúcar no sangue ao longo do dia, poderá favorecer para o aparecimento de alguns sintomas de glicose alta.

E iremos falar sobre cada um deles nesse artigo, também iremos te explicar sobre as melhores formas de evitar as complicações e como ter uma consulta com nutricionista para adotar uma dieta para glicose alta. Acompanhe:

O que é glicose?

Estamos falando de um carboidrato que é considerado a nossa principal fonte de energia, o pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio denominado “insulina”. Ele é o responsável pela permissão da entrada da glicose em nossas células. 

Quando o pâncreas está comprometido, poderá ocorrer uma deficiência na produção de insulina. Isso irá alterar a captação da glicose pelas células, causando o aumento da glicose no sangue (ocorre a hiperglicemia). 

O paciente deve procurar por ajuda médica de um endocrinologista para baixar a glicose, caso as medidas corretas não sejam tomadas, a glicose alta poderá desenvolver a diabetes mellitus.

Hiperglicemia:

A hiperglicemia é caracterizada pela quantidade maior de açúcar presente no sangue, o paciente terá os valores acima de 180 mg/dL de glicose. Esse valor poderá ser medido várias vezes ao dia e será apresentado em todas as vezes, mesmo após as refeições.

Esse fator pode ser desenvolvido pela quantidade insuficiente de insulina presente no organismo, muitas vezes ela também pode ser uma consequência do estilo de vida da pessoa. Por exemplo, o sedentarismo, obesidade e a alimentação inadequada, sendo rica em gorduras e frituras.

Por que a hiperglicemia ocorre?

A hiperglicemia ocorre quando a pessoa está sofrendo com a falta de insulina circulando no sangue, sendo o hormônio que controla a glicemia. Devido a essa pequena quantidade, o excesso de açúcar não será removido, causando a hiperglicemia. Esse quadro pode estar ligado com os seguintes fatores:

  • Diabetes tipo 1: Onde há uma deficiência completa na produção da insulina pelo pâncreas;
  • Diabetes tipo 2: Onde a insulina produzida não consegue ser usada corretamente pelo próprio organismo;
  • Administração incorreta da dose de insulina;
  • Obesidade;
  • Problemas no pâncreas, por exemplo, paciente com pancreatite. Lembrando que o órgão é responsável pela produção e liberação do hormônio denominado Insulina;
  • Alimentação inadequada;
  • Sedentarismo.

Algumas pessoas possuem uma probabilidade maior de ter hiperglicemia, portanto, é importante realizar exames de glicose para saber se precisa ou não de controle da glicemia diariamente. O teste de glicose diário nesse quadro, deve ser feito em jejum, antes e depois das refeições. 

Também será importante que essa pessoa mude alguns hábitos de vida através da alimentação e exercícios físicos. Desse modo, será possível avaliar os níveis de glicose e descobrir se eles estão controlados de forma correta ou se o paciente está apresentando hiperglicemia.

Sintomas de glicose alta:

O paciente poderá ter os seguintes sintomas de glicose alta, veja quais são:

  • Pele seca;
  • Visão embaçada;
  • Cansaço e fadiga frequente;
  • Emagrecimento repentino sem redução da ingesta de calorias;
  • Fome excessiva;
  • Excesso de urina;
  • Sede insaciável;
  • Dificuldade em cicatrização;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Vômitos e náuseas frequentes.

Veja os valores de referências de glicemia:

Nível de glicemia normal em jejum: níveis inferiores a 99 mg/dL;

Glicemia de jejum alta: estando entre 100 mg/dL e 125 mg/dL;

Hipoglicemia (glicemia baixa em jejum): Valor igual ou inferior a 70 mg/dL.

Vale lembrar que deve ser realizado os exames para obter o diagnóstico definitivo da glicemia. A confirmação do diagnóstico de diabetes será realizada através de dois exames, ambos devem ser feitos em jejum em dias diferentes. O médico irá observar o valor da glicemia, avaliando se está igual ou superior a 126 mg/dL.

O endocrinologista também pode solicitar mais exames para complementar e avaliar melhor o quadro para confirmar o diagnóstico.

Sintomas de glicose alta – O que fazer?

Para conseguir regular os níveis de açúcar presente no sangue, e controlando e evitando a hiperglicemia, é fundamental que o paciente adote alguns hábitos. Por exemplo, um estilo de vida saudável e siga todas as outras orientações do médico. Veja algumas delas:

  • Mantenha o peso ideal: realizando exercícios e adotando uma alimentação adequada, será possível garantir uma atividade melhor da insulina e evite o acúmulo de açúcar no sangue;
  • Medir os níveis de glicemia regularmente: É possível avaliar a concentração de açúcar no decorrer do dia, dessa forma, será avaliado a necessidade de ir até um hospital;
  • Alimentação saudável: adotando uma alimentação equilibrada com a ajuda de uma nutricionista, é importante consumir alimentos integrais e vegetais. Evite os refrigerantes e alimentos que sejam ricos em açúcares ou carboidratos;
  • Atividade física: A atividade física deve ser praticada regularmente, assim será possível fazer com que o açúcar seja utilizado pelo corpo como fonte de energia, evitando que ele se acumule no sangue.
  • Tenha horários: Não fique beliscando durante o dia, se alimente de 3 em 3 horas. Dessa forma, será possível ingerir uma quantidade menor de alimentos por vez.
  •  Reduza e inclua: Os doces, balas, chocolates e chicletes. Inclua frutas e verduras em seu cardápio.

Quando o nível de glicemia está muito elevado, é recomendado que o paciente procure pelo médico para receber uma injeção de insulina, sendo uma tentativa de regularizar os níveis de açúcar. 

Consultas médicas:

A pessoa com sintomas de glicose alta irá precisar ter uma consulta com um endocrinologista e com o nutricionista. O endócrino é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento da diabetes e outras doenças. Ele irá solicitar os exames que são necessários para descobrir os níveis de glicose, e recomendar o melhor tratamento para o paciente.

Geralmente os exames são: glicose em jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG), hemoglobina glicada (A1c). Após obter a confirmação do diagnóstico, o médico poderá prescrever o tratamento ideal para o quadro do paciente, lembrando que o tratamento poderá variar para cada caso.

A alimentação também é fundamental em casos de sintomas de glicose alta, portanto, será necessário seguir as recomendações de um nutricionista. Ele poderá avaliar os resultados dos exames e prescrever a melhor dieta para baixar a glicose alta, evitando as doenças que ela pode causar.

Para conseguir falar com esses médicos, todos os pacientes podem acessar nosso site Kompa e marcar uma consulta online. Dessa forma, será possível ter o atendimento, diagnóstico e acompanhamento com a ajuda de nosso teleatendimento e profissionais da saúde.

Oferecemos a segurança de saber que o paciente terá um médico por perto quando precisar, acompanhamos sua saúde por inteiro. 

Conclusão:

Você conheceu os sintomas de glicose alta e o por que ela é causada, portanto, poderá ficar de olho nos sinais do seu corpo e procurar ajuda médica caso suspeite que está com o problema. Está com alguma dúvida sobre a sua saúde? Converse com nossa equipe através do chat da Kompa

Utilize a teleconsulta para ser atendido de onde você estiver, cheque o que está acontecendo. Receba orientações sobre alimentação e exercícios para aplicar em sua rotina, acesse e conquiste uma qualidade de vida melhor e mais saudável. 

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?