A cirurgia de adenoide é feita, principalmente, em casos de adenoidite. Sua realização é necessária para devolver a plena qualidade de vida à pacientes que apresentem quadros frequentes de inflamação deste tecido linfático. Assim como as amigdalas, a adenoide faz parte do sistema de defesa do organismo, de forma que infecções causam sua inflamação.
Existem duas adenoides no corpo humano, localizadas uma de cada lado do rosto, na transição interna entre nariz e garganta. Então, pessoas que apresentam infecções com muita frequência, principalmente crianças, nesta região, são candidatas tanto a remoção da adenoide quanto das amigdalas. Ambas partes fazem parte do Anel Linfático de Waldeyer, responsável pela proteção de cavidades nasais, boca e garganta.
Essa área do organismo tem grande contato com agentes externos, visto que está a todo momento proporcionando a circulação de ar. Por isso que vírus respiratórios tem potencial contagioso tão alto, por exemplo. Assim como infecções do contato com saliva infectada, a mononucleose por exemplo, conhecida como a doença do beijo.
Entre os 3 e os 7 anos, a adenoide se desenvolve e cresce bastante, de forma que deveria regredir durante a adolescência. Mas algumas crianças e adolescentes apresentam casos frequentes de inflamação da região, prejudicando seu bem-estar. Desta forma, o otorrinolaringologista pode indicar a remoção de adenoides e amigdalas.
Tabela de conteúdos
Cirurgia de adenoide, necessária ou não?
O tratamento para adenoides infectadas pode ser feito com antibióticos, anti-inflamatórios e corticoides. No entanto, o corpo pode não responder de forma satisfatória à esta terapia e os sintomas não irão sumir. Além disso, é possível que o corpo melhore, a adenoide diminua, mas logo esteja infectada e inflamada novamente. Uma frequência muito grande de problemas do tipo deve ser investigada pelo médico otorrinolaringologista, que pode, então, orientar a retirada deste tecido.
Com a remoção, a qualidade da respiração será reestabelecida e não haverão mais infecções nesta região. Sobre isso, é importante lembrar que o organismo consegue se defender de agentes externos mesmo sem adenoide e amigdalas.
Sinais de problemas na adenoide
As adenoides aumentadas, ou hipertrofiadas, assim como inflamadas e infectadas, geram sintomas físicos ao indivíduo. Estes problemas tem outras soluções para além da cirurgia. Mas, acima de tudo, é importante que você preste atenção ao seu corpo, para consultar um médico caso necessário.
Desta forma, a dificuldade de respirar pelo nariz é um dos sintomas mais recorrentes e incômodos. Este tem relação direta com o aumento de tamanho da adenoide e a obstrução da passagem de ar. Esta dificuldade também pode tornar a respiração ruidosa, o que pode ser percebido por você ou até por quem está à sua volta.
Estes problemas de oxigenação durante o sono da criança podem resultar em dificuldades de concentração, irritabilidade, sonolência durante o dia, hiperatividade, queda no rendimento escolar e falhas no crescimento.
Este bloqueio causa também aquele tipo de fala de quem está com o nariz entupido. Quando está se mantém por períodos longos pode significar um aumento da adenoide. Da mesma forma que episódios frequentes de faringite, sinusite e otite podem ter origem na inflamação da adenoide.
Como a estrutura do rosto é bastante compacta, este tipo de aumento pode causar dificuldades na audição, desalinhamento da arcada dentária e crescimento irregular dos ossos da face. Não realizar a cirurgia, para casos onde é necessária, na infância ou adolescência, pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
Pré e pós-operatório da cirurgia de adenoide
O ideal é que a criança tenha ao mínimo 6 anos de idade para realizar a cirurgia de remoção de adenoides ou amigdalas. Mas a dificuldade na respiração pode se tornar um perigo maior, de forma que um médico pode autorizar o procedimento em menores de 6 anos.
A anestesia geral é necessária para a cirurgia de adenoide, o que significa que um jejum de 8 horas antes da operação também é exigido. Desta forma, a retirada é feita através da boca, sem necessidade de cortes na pele. Então o procedimento dura, aproximadamente, 30 minutos, e o paciente pode retornar para casa assim que a anestesia passar, caso não hajam maiores complicações.
É raro, mas pode ocorrer um novo crescimento da adenoide, principalmente se a operação é feita em bebês, cujo tecido está em crescimento.
Apesar de simples, o procedimento, como qualquer outro, exige uma recuperação cuidadosa. É muito importante manter repouso durante duas semanas após a cirurgia, evitando aglomerações e pacientes com infecções respiratórias. Além disso, é fundamental tomar os antibióticos prescritos pelo médico e, nos 3 primeiros dias comer alimentos pastosos, líquidos e frios.
Cirurgia de adenoide na Kompa
Conseguir cirurgias e procedimentos é muito caro através de redes particulares. Por isso que a Kompa oferece uma grande variedade de operações aos seus pacientes, todas com desconto e pagamento parcelado. Está com a garganta inflamada? Clique aqui para se consultar com um otorrino. Já sabe que precisa de uma cirurgia de adenoide? Clique aqui e confira valores de cirurgias e procedimentos na Kompa.
Comentários