Pesquisar

Aprenda a ter um café da manhã saudável

  • Compartilhar:
post-title

Aprenda a ter um café da manhã saudável com as dicas a seguir:

Sabemos que nossa alimentação influencia na nossa disposição, energia, humor, e tantas outras questões relativas à saúde. Alimentar-se bem é uma das chaves para manter o funcionamento adequado de nosso organismo. Além de que, através do que comemos, podemos ganhar ou perder peso, evoluir a massa muscular, etc.

É bom lembrarmos que o controle do peso deve se dar por questões de saúde em primeiro lugar. Alguns distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia causam a perda de peso mas de forma que não é saudável. O que você come é mais importante do que a quantidade, lembrando que o exagero no consumo de qualquer comida não é saudável.

Começamos nosso dia com o café da manhã, ele funciona como nossa abertura para as atividades diárias. Dessa forma, um café da manhã saudável pode ser a chave para termos mais energia e disposição ao longo do dia. Pular essa refeição, pode gerar mais fome nas próximas e, ao contrário do que muitos pensam, não ajudar a emagrecer.

Lembrando que quaisquer dúvidas sobre alimentação devem ser solucionadas corretamente por uma nutricionista.

Dicas de café da manhã saudável

Muitas pessoas saem de casa sem tomar café pois acreditam que não gastamos energia enquanto dormimos, isso não é verdade. Um café da manhã saudável, preferencialmente inclui carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. A seguir virão algumas dicas de refeições completas que suprem estas necessidades:

1ª Dica: Quanto café podemos beber? A quantidade saudável de café a ser consumido em um dia é de 100 ml. Sabemos como muitas pessoas dependem dessa bebida energética para aguentar o dia inteiro, mas deixe para bebê-lo em momentos estratégicos. Não existe nenhuma contraindicação sobre misturar café e leite, mas é sempre bom evitar a adição de açúcar.

2ª Dica: Um dos alimentos mais consumidos no café da manhã é o pão. Sobre isso, dê preferência aos pães integrais. Duas fatias destes já garantem um terço do consumo de fibras necessário em um dia. Além disso, o tipo de carboidrato que compõe esse pão é resistente à digestão e ajuda na prevenção da constipação e diverticulite. O pão de centeio integral ajuda, inclusive, no diminuição do colesterol ruim, o LDL.

3ª Dica: Coma frutas. As fibras e vitaminas adquiridas no consumo de uma boa salada de frutas são essenciais para o organismo. Também é muito saudável misturar as frutas picadas com iogurte sem açúcar, farelo de aveia e sementes como chia, linhaça ou girassol.

4ª Dica: Comer ovos faz muito bem. Existem controvérsias ao redor do consumo de ovo, a verdade é que este alimento é composto por proteínas nutritivas e uma substância chamada colina, cuja capacidade é de melhorar a performance e a memória cognitiva. O problema do ovo está no seu preparo, muitas pessoas usam muito óleo, azeite ou manteiga na frigideira, além de adicionarem muito sal. Portanto, tente não adicionar óleo vegetal e prepará-lo com poucas gotas de azeite ou manteiga clarificada.

5ª Dica: Dê preferência ao queijo branco. Queijos minas, cottage e ricota tem menos gorduras do que o queijo prato, além de oferecerem minerais como cálcio e fósforo. Também são queijos muito ricos em proteínas, que favorece a saciedade. Esta última dica é uma grande ideia, pois o queijo branco é saboroso e muito vantajoso.

O que evitar nessa refeição?

As dicas anteriores descreveram quais alimentos você deve dar preferência na busca por um café da manhã saudável. Agora também é importante lembrarmos daqueles hábitos que precisamos abrir mão se quisermos comer bem ao acordar.

Comer bacon de manhã é um fator cultural muito visto nos Estados Unidos, felizmente este hábito não é tão comum no Brasil. De qualquer jeito é bom lembrarmos que a carne suína é inflamatória, e o bacon é muito gorduroso, o que faz deste uma péssima opção para começar o dia.

Sucos de caixa, geralmente, tem muita adição de açucares, evite-os. Por mais que dê energia, o açúcar consumido em excesso é um grande risco à saúde.

O açúcar também é um problema para o consumo do cereal matinal, este alimento é muito querido, principalmente, por crianças. Existem opções de cereal que não tem açúcar, mas nós sabemos muito bem que não são essas que as crianças gostam.

Muitas pessoas consomem requeijão cremoso e margarina, passando-os no pão. A margarina tem alguns tipos diferentes de gordura em sua composição, fazendo dessa uma opção a ser evitada completamente. Enquanto o requeijão cremoso contém caseína, substância inflamatória, e amido na sua composição. A presença do amido é o que faz tanto pães brancos como requeijões serem evitados, é ele que é responsável pelos picos da insulina.

É importante deixar claro que essas dicas são generalizadas e no caso de algumas doenças, alergias, intolerâncias ou individualidades é necessário seguir o planejamento alimentar indicado por uma nutricionista.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?