Essa alergia emocional aparece quando as células de defesa do corpo reagem a uma situação que gera estresse e ansiedade, resultando em alterações em diferentes locais do corpo.
A principal região afetada é a pele, onde os sintomas causados são: coceira, vermelhidão e o surgimento de urticária, também pode surgir a insônia e falta de ar.
A alergia emocional pode ser causada por diversos fatores, o estresse e ansiedade aumentam a produção de algumas substâncias, fazendo com que a relação do hormônio cortisol ocorra, e isso provoca uma reação inflamatória do corpo.
Mas afinal, quais são os principais sintomas e o que deve ser feito para a alergia emocional? Saiba os principais sintomas e as informações sobre o dermatologista atendendo online:
Os principais sintomas da alergia emocional:
Essa alergia pode ser causada por estresse e ansiedade, e apresenta muitos sintomas que podem variar de cada paciente, idade e intensidade das emoções. Elas podem ser:
- Falta de ar;
- insônia;
- Vermelhidão na pele;
- Coceira;
- Manchas avermelhadas;
- Bolhas brancas ou vermelhas;
A manifestação é mais comum na pele, as terminações nervosas estão diretamente ligadas aos sentimentos de ansiedade e estresse. Pacientes com problemas de asma, dermatite atópica, psoríase e rinite, podem ter sintomas piores ou lesões na pele causadas pelo emocional.
Quando a alergia emocional precisa de intervenção:
A intensidade dos sintomas varia de uma pessoa para outra, dependendo dos sentimentos, idade e a maneira em que se comporta nas dificuldades e na predisposição genética.
Essa mesma intensidade vai definir se o paciente precisa ou não de intervenção médica, e no caso em que é preciso, o profissional irá passar novas orientações para resolver a alergia.
O psiquiatra é o profissional que poderá ajudar a diminuir a ansiedade e estresse, recomendando medicamentos que ajudem a liberar essas substâncias chamadas de catecolaminas, elas são responsáveis pela reação inflamatória na pele das pessoas.
Alergia emocional grave:
Caso a alergia emocional continue por mais de 15 dias e comece a piorar, é importante que o paciente procure por um dermatologista. Ele poderá avaliar o caso alérgico e ter um diagnóstico, somente assim a alergia poderá ser tratada corretamente.
O médico irá aplicar o melhor tratamento, indo direto à fonte do problema que está causando a alergia emocional. Em muitos casos, o psiquiatra também se faz necessário, onde o paciente pode receber recomendações de medicamentos para alívio do estresse e ansiedade.
Você sabe o que fazer durante uma alergia emocional? Não? Aprenda a tratar com as dicas abaixo.
Como tratar a alergia emocional:
O tratamento da alergia emocional deve ser orientado pelo dermatologista, geralmente ele passa o uso de medicamentos antialérgicos para ajudar com as coceiras e vermelhidão presente na pele.
A telemedicina possibilitou que o dermatologista conseguisse atender pacientes de outras regiões, dessa forma é possível que qualquer pessoa tenha contato recorrente para resolver a alegria.
O auxílio do tratamento com um profissional irá ajudar muito, pois ele irá diagnosticar o que causou a alergia e depois passará os melhores tratamentos.
Psiquiatra e dermatologista online:
Quando a alergia emocional continua apresentando os sintomas por mais de 15 dias e começam a piorar, o paciente precisa procurar pelo psiquiatra ou dermatologista. Somente eles poderão ajudar a resolver o problema, avaliando o que causou a alergia emocional e qual será o tratamento.
A telemedicina tornou possível que pacientes de locais distantes conseguissem ter contato com profissionais da saúde, dessa forma todos podem tratar os problemas e doenças sem sair de casa.
Conclusão:
Agora que você conhece a forma que a alergia emocional acontece, os sintomas e o momento em que os médicos passam a ser importantes. Utilize a telemedicina para dar início ao tratamento adequado para a alergia emocional.
Não subestime uma alergia, os sintomas podem se tornar mais graves e causar grandes inflamações na pele. Dessa forma o tratamento poderá ser mais difícil e doloroso. Lembrando também, que o uso de medicamentos por conta própria também não é correto.
Pois o estado da alergia também pode piorar, espere as recomendações do médico. Acesse nossa plataforma Kompa e agende seu atendimento online, o agendamento é muito fácil e acessível para todos os pacientes terem uma saúde melhor.
Comentários