Pesquisar

Como amenizar a alergia de pele

  • Compartilhar:
post-title

Separamos algumas informações para te ajudar a amenizar a alergia de pele, e os casos em que o dermatologista será necessário.

A alergia de pele é a reação inflamatória que se manifesta em diversas regiões da pele, por exemplo, nas mãos, braços, axilas, pescoço, face, pés, pernas, costas e barriga. 

Existem diversos sintomas como a vermelhidão e coceira na pele. Em alguns casos, podem ocorrer outros problemas na alergia de pele como o inchaço.

Acompanhe abaixo:

Principais sintomas da alergia de pele:

A alergia pode ser causada por diversos motivos, dentre eles teremos os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Irritação;
  • Manchas ou bolinhas brancas e avermelhadas;
  • Coceira;
  • Descamação. 

Geralmente os sintomas surgem depois que a pele entra em contato com a substância alérgica, mas também podem levar horas ou dias para aparecerem. Portanto, quando a alergia começar, será necessário lembrar o que a pessoa entrou em contato, alimento ou remédio nos últimos 3 dias.

Em muitos casos, a alergia em estado mais grave pode levar ao aparecimento de outros sintomas. Por exemplo, dificuldade para respirar e desconforto na garganta. Nesses casos, uma consulta médica deve ser feita. O dermatologista online é uma forma eficaz e rápida para ter o diagnóstico e tratar a alergia.

Como amenizar a alergia:

Geralmente o tratamento certo para alergia é recomendado pelo médico, pois cada método irá variar dependendo de cada intensidade dos sintomas e causas. 

Normalmente, o anti-histamínico irá ajudar a diminuir a alergia. Outras formas de tratamento são com cremes, pomadas, xaropes, comprimidos e muitos outros que vão servir para tratar os sintomas da alergia de pele. 

Em casos em que a coceira está muito intensa, o dermatologista poderá ajudar com uma consulta. O uso de pomadas para alergia, vão ajudar e hidratar a pele, aliviando a vermelhidão e a coceira.

Aspectos e cores das alergias de pele mais comuns:

Como dissemos, existem diversos fatores que podem causar a alergia e seus sintomas. Dentre todos eles, veja quais são as principais alergias de pele:

  1. Angioedema

Essa alergia se manifesta em forma de manchas vermelhas que vão causar a coceira. Por atingir mucosas e camadas profundas da pele, o problema se torna mais grave causando outros sintomas. Por exemplo,  dor, calor, lábios inchados, e muitos outros sintomas.

  1. Urticária alérgica:

A urticária alérgica é o tipo mais comum encontrado na pele, ela se manifesta em formato de placas avermelhadas  que causam coceira. Ela pode aparecer em qualquer parte do corpo, não é contagiosa e muitas vezes é inofensiva.

  1. Dermatite de contato:

Essa alergia é causada pelo contato da pele com a substância que provoca uma reação.  Terá o surgimento de placas avermelhadas, bolhas, coceira, inchaço, queimação e até o ressecamento do tecido ao redor da lesão alérgica. 

A dermatite por contato é causada como uma resposta imunológica de pessoas que possuem sensibilidade a alguns produtos, por exemplo, sabonetes, condicionadores, perfumes, desodorantes, entre outros.

Consequências de uma alergia de pele não tratada:

Você já teve algum caso ou conhece alguém que deixou de tratar de alguma alergia? Esse tipo de caso é muito comum e perigoso, as pessoas param de cuidar do problema e acham que ele vai parar sozinha.

Na verdade acontece o contrário, a alergia se torna mais grave! Veja alguma delas:

  1. Angioedema não tratada:

Possui sintomas agressivos, ele ultrapassa as camadas superiores da pele. O angioedema causa dores, inchaço nos lábios, mãos e olhos. As causas também dessa alergia podem ser de origem genética, doenças infecciosas ou autoimunes. 

  1. Dermatite atópica não tratada:

Doença genética e crônica que apresenta vermelhidão, pele seca e outras inflamações na pele. Não é uma doença contagiosa, mas possui uma manifestação clínica viral. Para prevenção, é indispensável fortalecer a barreira da pele e utilizar hidratantes para pele seca.

  1. Picada de mosquito não tratada:

A picada de mosquito também pode causar alergia à pele. Antes e depois de ser picado, o sangue antes de ser sugado recebe a saliva do mosquito que é injetada para que ele não coagula.

A saliva costuma causar reações alérgicas na pele, e a maioria delas são leves e causam apenas coceira ou ardência com inchaço. 

  1. Urticária alérgica não tratada:

A urticária alérgica se dá pelo aparecimento de algumas placas avermelhadas na pele. Elas apresentam coceira e não são contagiosas, e podem ser causadas por alimentos, medicamentos, picadas de insetos e contato com substâncias como tintas e látex. 

Dermatologista online:

O ideal em todos os casos de alergia é  a consulta com um dermatologista. Nunca subestime uma alergia, dê atenção e procure resolver o problema o mais rápido possível. A consulta online é uma excelente opção para tratar os tipos de alergia à pele, de forma rápida e sem precisar sair de casa. 

Aqui na Kompa os pacientes de diversas regiões recebem atendimento da nossa equipe. Oferecemos a consulta online sem nenhuma dificuldade, todos os pacientes conseguem agendar e ter os cuidados orientados pelo profissional.

Agende uma consulta e tenha uma avaliação, diagnóstico e as recomendações de um médico dermatologista online, antes de realizar uma automedicação. Isso também pode piorar a alergia e aumentar os sintomas causados por cada tipo de alergia de pele. 

Conclusão:

Agende uma consulta com um dermatologista online para receber um diagnóstico da alergia de pele. Essa é a melhor forma de tratar corretamente a alergia, evitando que o automedicamento dificulte o tratamento da pele. Acesse nossa plataforma e marque sua consulta online com o dermatologista.

Redator da equipe Kompa Saúde.
Comentários
Precisando de uma consulta médica?
Precisando de uma consulta médica?