Quando se fala de Hérnia Umbilical, em adultos é algo que se deve tratar o mais rápido que puder. Assim é evitar maiores complicações, um exemplo é uma possível infecção no intestino. Porém, mesmo com ocorrências nos adultos é algo mais comum nos bebês. No entanto, diferente das pessoas com idade mais avançada, quando surge na criança, geralmente some até os 5 anos de idade.
Dando um panorama mais generalista sobre a Hérnia Umbilical: entende-se como uma protuberância na região do umbigo. Em suma é um escape de uma parte da alça intestinal ou até mesmo um tecido que cobre a cavidade abdominal.
Navegue pelo post
A cirurgia de Hérnia Umbilical
A saber, tal procedimento pode concluir apenas em crianças a partir de 5 anos. Além disso existe dois tipos de cirurgia: ou por Videolaparoscopia ou por um corte no abdômen. Dito isso, a ideia é explicar cada um dos procedimentos, vale destacar que há um conteúdo específico sobre a um dos métodos da Hérnia Umbilical, em especial a Videolaparoscopia.
Nos dois casos, a cirurgia é apenas para os casos dolorosos, em hérnias onde sua abertura passa de 1,5cm de diâmetro ou também nos casos de estrangulamento.
Antes de partir para o processo cirúrgico, o médico deve pedir alguns exames pré-operatórios, uma vez que o diagnóstico desse problema é clínico. Dito isso, nos dois casos de cirurgia, a ideia é trabalhar a correção do defeito que surgiu na parede do abdômen.
Corte no Abdômen
Vale destacar que nesse tipo de procedimento usa-se uma anestesia chamada “Peridual“. A saber, nada mais é que o que conhecemos como anestesia local. Ou seja, apenas no local da cirurgia terá a utilização da anestesia. O processo é simples e rápido, após o corte, a hérnia sofre uma pressão e volta para a barriga, e por fim o corte é fechado com pontos.
Por Videolaparoscopia
Antes de mais nada, vale lembrar que há um conteúdo mais detalhado sobre esse procedimento. Sendo assim aqui será mais um panorama acerca de tudo que precisa saber sobre esse método. Se quiser entender um pouco mais sobre todo o processo dessa cirugia, basta clicar aqui e você irá para o conteúdo na íntegra.
Portanto, para explicar de forma simples: esse processo consiste em 3 “furinhos”, um deles dará acesso à microcâmera para melhor análise do médico. Por ser apenas pequenos cortes, o paciente terá um tempo de recuperação muito menor e logo poderá voltar às suas atividades. Dito isso, o após consertar a hérnia é posta uma tela para evitar uma outra ocorrência de Hérnia Umbilical.
Já está pronta para buscar um local seguro de fazer sua cirurgia de Hérnia Umbilical? Sabia que na Kompa Saúde é possível fazer dos 2 modos, tanto pelo corte no abdômen quanto pela Videolaparoscopia. Basta acessar aqui e conferir os preços de cada procedimento.
Como é o pós-operatório da Hérnia Umbilical
Como já dito, por videolaparoscopia, a cirurgia de hérnia umbilical tem uma recuperação muito mais rápida. Geralmente o paciente só fica internado no máximo 2 dias, a depender de sua evolução por conta da anestesia geral. Uma vez que já está de volta para sua casa, ele deve voltar às suas atividades rotineiras em 2 semanas. Portanto é um ponto muito positivo.
Sendo assim, conheça um pouco mais dos processos que se pode fazer para ter uma recuperação muito mais tranquila e não complicar seu pós-operatório:
- Evitar pegar pesos com mais de 5Kg;
- Colocar um travesseiro sobre os pontos quando tossir;
- Alimentação rica em fibras, a fim de evitar dores;
- Recomenda-se evitar dirigir nos 5 primeiros dias;
- Vá ao médico em caso de problemas com a cirurgia (mau-cheiro, vermelho, secreção ou pus).
Conclusão sobre a Hérnia Umbilical
Agora que já sabe um pouco mais dos 2 processos cirúrgicos, sabia que na Kompa Saúde há possibilidade de fazer, tanto o corte no abdômen quanto a Videolaparoscopia. Ou seja, você pode escolher como quer fazer o procedimento e o que deve melhor caber no seu bolso.
Sendo assim, não deixe esse problema causar mais desconforto e possível causar uma infecção de intestino. Sabia que além da Kompa Saúde disponibilizar cirurgias e procedimentos, da para fazer seu plano de assinatura, assim você consegue manter uma regularidade em seu tratamento.
Vale destacar que um dos fortes é a Telemedicina e quando se faz uma cirurgia de médio ou grande porte, é possível que se concilie as duas coisas. Ou seja, você não precisa deixar a cama para ir à uma consulta, basta acessar o app da Kompa Saúde que é grátis se já tem um plano de assinatura pode conseguir uma consulta de forma rápida e fácil.
Fontes:
- Tua Saúde (02/11/2021 às 14H);
- Dr. Dráuzio Varella (02/11/2021 às 15H);
- SBH (02/11/2021 às 16H);
- Hospital São Matheus (02/11/2021 às 17H).
Comentários