A Rosácea Ocular é uma doença dermatológica, que possui uma condição inflamatória na pele que atinge os olhos. Aproximadamente 50% dos pacientes com a doença manifestam lesões oculares.
A Rosácea Ocular costuma afetar os adultos de 30 a 50 anos de idade, provocando sintomas similares a uma conjuntivite, com irritação e vermelhidão. Mas o que pode causar esta doença? continue lendo abaixo e saiba como tratar com ajuda médica.
O que é a Rosácea ocular?
A rosácea ocular é uma doença dermatológica, uma condição de inflamação na pele e que pode atingir os olhos.
Essa doença provoca sintomas parecidos a uma conjuntivite, como vermelhidão e irritação nos olhos, assim como fotofobia, visão embaçada, fotofobia, ardência e coceira.
Essa situação acontece em aproximadamente 50% dos portadores de rosácea, sendo fundamental que o diagnóstico e tratamento seja feito rapidamente para evitar algumas complicações, como a perda da visão.
Apesar dos sintomas aparecerem em função da rosácea, é necessário que seja avaliado em forma conjunta, pois isoladamente os sintomas nos olhos podem ser confundidos facilmente com outras doenças como a conjuntivite e blefarite, que precisam de outros tipos de tratamentos.
Principais causas da rosácea ocular
As causas principais da rosácea ocular ainda são desconhecidas, mas alguns fatores podem favorecer para o aparecimento da doença. Por exemplo:
- Fatores genéticos como hereditariedade
- Infecção por ácaros nos cílios como “Demodex folliculorum”
- Bloqueio das glândulas dos olhos
Algumas pesquisas apontam que o aparecimento da rosácea ocular pode estar associada com alterações da flora bacteriana da pele ou infecção causada por Helicobacter Pylori, que é uma bactéria que causa infecções gastrointestinais.
Sintomas da Rosácea Ocular
Os principais sintomas de Rosácea ocular podem ser notados principalmente na pálpebra, na córnea e na conjuntiva, veja os mais comuns:
- Vermelhidão
- Coceira
- Lacrimejamento ou olhos secos
- Sensação de ardência e queimação
- Sensação de estranheza nos olhos
- Visão embaçada
- Inflamação ou inchaço das pálpebras
- Inflamação das córneas
- Aumento da sensibilidade à luz
- Cisto recorrente nas pálpebras
Os sintomas podem variar de acordo com o grau de evolução da rosácea ocular, podendo ser classificado de leve a severos.
Formas de prevenção da Rosácea Ocular
Para evitar o aparecimento da Rosácea Ocular e o agravamento, é importante ter alguns cuidados. Veja alguns deles:
- Evite as mudanças bruscas de temperatura
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
- Evite a ingestão de alimentos muito quentes e apimentados
- Evite banhos muito quentes
- Evite uso de corticosteróides e medicamentos vasodilatadores
- Realize a limpeza das pálpebras diariamente
- Evite maquiagens nos olhos e lentes de contato
- Use colírios somente com prescrições médicas
- Evite cosméticos não recomendados por um profissional
Diagnóstico de Rosácea Ocular
O diagnóstico da Rosácea Ocular precisa ser feito com a ajuda de um médico, a partir dos sintomas oculares e sintomas que surgem na pele, além da avaliação do histórico médico e exame clínico dos olhos, das pálpebras e pele do rosto.
Dessa forma, será possível confirmar o diagnóstico da rosácea ocular e dar início ao tratamento correto e acompanhado por um profissional.
Tratamento de Rosácea Ocular
O tratamento correto da rosácea ocular requer um paciente disposto a dedicar tempo para controlar a doença.
Quando a rosácea estiver presente, o tratamento normalmente consiste em medidas de higiene das pálpebras que incluem a necessidade de limpeza diariamente:
- Cotonetes umedecidos podem remover os resíduos e secreções oleosas
- Oftalmologistas aconselham a limpeza com xampu diluído para bebês, enquanto outros acreditam que é melhor utilizar água pura
Um antibiótico ou pomada combinada com antibiótico-esteróide pode ser prescrita por vários tempos, dependendo da resposta do tratamento.
Por exemplo, as tetraciclinas tendem a funcionar bem para a doença, não apenas por causa do efeito antibiótico, mas porque as tetraciclinas tendem a diminuir a viscosidade dos óleos secretados naturalmente, diminuindo a obstrução das glândulas sebáceas que ocorre na doença.
A maioria dos oftalmologistas receitam tetraciclinas de ação prolongada, como a doxiciclina, que pode ser tomada por uma ou duas vezes no dia.
Além disso, a doxiciclina pode ser tomada com alimentos e produtos lácteos sem impedir a absorção pelo corpo.
Marque uma consulta online
Na plataforma Kompa Saúde você poderá obter ajuda de um oftalmologista para diagnosticar. O diagnóstico é fundamental, pois a doença pode ser facilmente confundida com uma conjuntivite.
Além disso, é importante evitar alguns gatilhos, como comidas apimentadas e álcool. O oftalmologista poderá recomendar o uso de lágrimas artificiais sem conservantes (colírios), até quatro ou cinco vezes ao dia.
Caso esse tratamento não seja suficiente, nosso médico oftalmologista poderá recomendar o uso de tampões pontuais para fechar facilmente os dutos de drenagem lacrimal.
Nossos especialistas atendem os pacientes à distância, ou seja, as pessoas com Rosácea ocular ou outra doença podem ter uma consulta pela internet, pagando um preço menor e conseguindo mais benefícios.
Conclusão
Se você tem rosácea, nosso oftalmologista pode recomendar o tratamento ideal e detalhes para evitar os gatilhos que possam levar à inflamação, como estresse, comida picante e álcool.
Referências
(29/08/2022 às 16:31) All About Vision
(29/08/2022 às 16:59) Tua Saúde
Comentários